Como vender no Mercado Livre: Guia Completo com primeiros passos

Veja o passo-a-passo para vender no Mercado Livre. Entenda as taxas, visibilidade dos anúncios e muito mais.

Você já comprou no Mercado Livre? Hoje, ele é um dos maiores marketplaces da América Latina e uma das principais portas de entrada para quem quer começar a vender online, por ser uma plataforma de fácil uso e de grande movimentação. 


De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil da Conversion, só no Brasil, ele lidera o tráfego de e-commerce e concentra milhões de consumidores ativos todos os meses.

Por isso, se você pensa em iniciar suas vendas digitais ou já tomou a decisão e acredita que o Mercado Livre será a melhor opção, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, neste artigo você vai entender passo a passo sobre como funciona, quais os custos, vantagens, desafios e estratégias para crescer.

Alcance e relevância da plataforma no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, o e-commerce brasileiro faturou R$ 204,3 bilhões em 2024 e deve chegar a R$ 234,9 bilhões em 2025. Grande parte desse volume é impulsionado por marketplaces.

Com base nesses dados, a plataforma se apresenta como uma opção segura para novos vendedores. Ainda que a concorrência possa ser alta, o grande número de usuários diários no site e aplicativo, permite que uma nova marca alcance público e reconhecimento. 

Quais as categorias mais buscadas no Mercado Livre?

Ainda de acordo com a ABComm, em 2023 as categorias mais procuradas no e-commerce brasileiro foram: eletrônicos, telefonia, casa e decoração, moda e acessórios. Isso mostra que os consumidores compram com confiança e com tickets de valor considerável.

Saber desses pontos também é importante para avaliar se sua loja está inserida em alguma destas categorias. Caso sim, a possibilidade de gerar resultados positivos aumenta mais, já que há uma procura natural do público consumidor. 

Quais são as categorias mais buscadas do ML?

Ainda de acordo com a ABComm, em 2023 as categorias mais procuradas no e-commerce brasileiro foram: eletrônicos, telefonia, casa e decoração, moda e acessórios. Isso mostra que os consumidores compram com confiança e com tickets de valor considerável.


De acordo com uma pesquisa de 2023 da ABComm, estas são as categorisa mais buscadas do Mercado Livre

Como começar a vender no Mercado Livre?

Agora que a decisão de usar a plataforma como ponto de venda foi tomada, como iniciar de fato a venda de mercadorias no Mercado Livre? Confira os 3 primeiros passos para começar com o pé direito no marketplace. 

Passo 1: Criando sua conta de vendedor

O primeiro passo é criar uma conta de vendedor na plataforma. O Mercado Livre dá a opção de preencher os dados pessoais com o CPF (pessoa física), mas o ideal para crescer é usar um CNPJ, pois isso abre mais opções de planos e benefícios. 

O cadastro é feito diretamente no site e leva poucos minutos. Acesse a Central de vendedores para realizar esse passo e ter acesso a inúmeros outros recursos como cursos e treinamentos.

O vídeo a seguir está na Central de Vendedores:


Passo 2: Configurando meios de pagamento


Todas as transações de compras no site/app acontecem pelo Mercado Pago, que funciona como um intermediador. O MP atua como um ecossistema à parte e, caso seja o desejo do vendedor, o dinheiro recebido pela compra pode ser utilizado dentro da própria plataforma.

Contudo, se o vendedor desejar passar o valor para uma conta pessoal, o saldo pode ser transferido para uma conta bancária diferente, ficando, portanto, ao critério do empreendedor. 

Existem diversos benefícios em usar o Mercado Pago no Mercado Livre, como:

Realmente vale a pena dar uma boa olhadinha se compensa para suas vendas, além disso, o Mercado Pago é um banco digital e pode ser utilizado para diversas outras finalidades.

Imagem ilustrativa da página inicial do Mercado Pago - Banco Digital que pode ser utilizada, inclusive, para vendedores do Mercado Livre

Passo 3: Cadastrando seus primeiros produtos

Na hora de cadastrar seus produtos, alguns cuidados fazem toda a diferença para atrair compradores para a loja. O primeiro contato dos consumidores será com o título da venda, uma vez que eles costumam pesquisar pelo produto. Por isso, é importante escolher algo claro e objetivo, que facilite a busca do usuário. 


As descrições também devem ser detalhadas e incluir informações completas e palavras-chave que realmente ajudem o consumidor a encontrar o que procura. Detalhar o produto evita problemas posteriores, onde o cliente recebe algo que não esperava. Especifique sempre a cor, tamanho e o que acompanha caso seja um produto eletrônico, por exemplo.

O Mercado Livre te ajudará com código universal categorias dos produtos, para garantir que seu produto fique no lugar certo e seja interpretado com suas propriedades e marca corretamente.


Por último, dê uma atenção especial às fotos que for utilizar: quanto mais nítidas e profissionais, maior será a confiança de quem está analisando. 

Veja abaixo uma síntese produzida por AI sobre como passar as políticas de cadastramento do Mercado Livre:

No Mercado Livre, cadastre apenas produtos legais e originais, com certificações exigidas (ANVISA, INMETRO, ANATEL etc.).
Evite links externos, contatos, títulos enganosos ou duplicados.
Descreva claramente marca, modelo, condição e garantia, com fotos reais e de qualidade.
Não use marcas de terceiros sem autorização nem prometa efeitos sem respaldo legal.
Mantenha transparência e conformidade, pois anúncios fora das regras podem ser removidos e prejudicar sua reputação.

Produzido pelo chatGPT


Quer mais detalhes do passo a passo sobre o cadastramento de produtos, acesse a documentação oficial do Mercado Livre para cadastramento de produtos. Além disso, o vídeo abaixo da Escola de e-commerce Brasil detalha de foma legal o passo a passo:


Custos e comissões do Mercado Livre

É importante lembrar também que, como todo marketplace, o Mercado Livre cobra taxas por vendas realizadas na plataforma. É como uma troca, uma vez que o vendedor está utilizando da mesma para vender seu produto. 

Para os vendedores, a plataforma oferece duas opções de negociação, os planos Clássico e Premium: no Clássico, a taxa é menor, podendo variar de 10% a 14% sobre o valor da venda, mas seu produto não aparece em posições de destaque. 

Já no plano Premium, a comissão cobrada é mais alta, variando entre 15% a 19% sobre o valor do produto, mas você ganha prioridade no site.

Achou a comissão alta? 😬 Bom, realmente isso pode pesar no bolso do vendedor, por isso é bom saber outras formas de vender na internet, por exemplo, com uma Loja Virtual própria.


Logística de frete: Entregas no Mercado Livre


Além disso, o Mercado Livre também conta com uma logística própria para fretes: o Mercado Envios. O serviço facilita a vida do vendedor ao cuidar de questões como coleta, transporte e rastreamento, facilitando o processo. 

A empresa também conta com algumas normas relacionadas a produtos e fretes. Entenda:


Produtos abaixo de R$ 19: O consumidor pagará frete e o vendedor não terá custo. 

Produtos entre R$ 19 e R$ 78,99: O Mercado Livre cobre o frete.

Produtos acima de R$ 79: O frete grátis é obrigatório e o vendedor arca com metade de seu custo. 


Contudo, por ser também um serviço oferecido pela plataforma, podem haver custos, principalmente em fretes que saem como grátis para os consumidores. Ao aderir, o valor pago pelo vendedor irá variar de acordo com a sua reputação na plataforma, sua localização, o preço e peso do produto que foi vendido. 

🚚 Para usar a opção "Chegará amanhã" você precisa usar o serviço do Mercado Livre para enviar pelas Agências do Mercado Livre. Veja mais como isso funciona na Central de Vendedores - Enviar por Agências do Mercado Livre. É importante que as regras sejam seguidas regirosamente, inclusive, despachar rápido para não ser punido.


A importância da reputação


Além de afetar diretamente os valores pagos em fretes, a reputação funciona também como influência direta em vendas. Atrasos, reclamações e cancelamentos derrubam a reputação, e produtos de vendedores mal avaliados têm menos destaque.

Na plataforma, a reputação dos vendedores são separadas em um termômetro dividido nas cores, 🟢 verde (alto), 🟡 amarelo (médio) e 🔴 vermelho (baixo). Manter uma boa reputação é extremamente importante para manter um bom negócio. 


Imagem da BJ Modas Fitness - cliente da Eco Webdesign que iniciou recentemente a loja virtual integrada com o Mercado Livre

Como funciona o Mercado Ads

Em meio a grande concorrência, alguns vendedores utilizam de publicidade como forma de se destacar, sendo esta, o Mercado Ads. A ferramenta, do próprio Mercado Livre, funciona como um atalho para dar mais visibilidade aos produtos dentro da própria plataforma.


Por meio dele, seus anúncios de vendedores que aderem ao serviço podem aparecer em posições de destaque nas buscas ou em páginas de categorias, chamando muito mais atenção dos compradores em comparação com os anúncios comuns.


Utilizando um sistema de CPC (custo por clique), o modelo se assemelha ao de outras plataformas de anúncios digitais: o vendedor define um orçamento, escolhe os produtos que deseja promover e só paga quando alguém clica no anúncio.


Esse valor não é fixo e varia de acordo com orçamento e objetivo da campanha. Fatores como concorrência, categoria do produto e a qualidade do anúncio também podem afetar o valor cobrado.

🤔 Vai fazer anúncios no Mercado Ads? É necessário entender sua margem de lucro para saber o quanto gastar e cenários que compensam para você.

Agora é só começar


O Mercado Livre é o ponto de partida mais prático para quem quer vender online no Brasil em 2025. Ele oferece estrutura pronta, tráfego massivo e soluções de pagamento e logística.

Por outro lado, exige atenção aos custos e à reputação. A melhor estratégia é começar no marketplace para ganhar tração e ter confiança em seus produtos. Assim, conforme o negócio cresce, será possível investir em uma loja própria, conquistando ainda mais autonomia em sua marca.



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