Como disparar e-mails em massa

O disparo de e-mails em massa permite comunicar com sua audiência por meio deste canal. Além do disparo, é possível realizar ações de marketing 360 completas ao acompanhar o comportamento das pessoas e oferecer descontos, cupons e informações úteis.

Vetor Website em Construcao Eco Webdesign Vetor Pintor Salvador Dalí Webdesigner Eco Webdesign

Fale com um especialista e se surpreenda

Entre em contato para tirar dúvidas e conhecer melhor os produtos e serviços relacionados a criação de sites que podem transformar seu negócio.

Fale com um especialista Ícone flecha botões Eco Webdesign
Vetor Call To Action Ondulado Azul Vetor Call To Action Flecha Branca Resultados Vetor Call To Action Ícones CSS Vetor Cubo Interago Vetor Call To Action Ondulado Azul

O disparo de e-mails em massa possui características muito diferentes do simples envio por seu servidor de e-mail como Gmail ou Outlook. Há várias regras e normas para realizar o disparo de forma profissional e eficiente, além de condutas éticas que precisam ser seguidas e são embasadas em lei.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020 é um amparo judicial para os brasileiros que sintam que seus dados foram usados de forma invasiva ou mesmo sem seu consentimento. Ou seja, antes de saber como disparar e-mails em massa é necessário entender a responsabilidade de armazenar e propagar corretamente informações pessoais. No caso, não precisa ser um disparo em massa, o uso de enviar o e-mail para várias pessoas que não são da mesma organização já é caracterizado como uma exposição de dados, uma vez que as pessoas não se conhecem.

Sabendo da responsabilidade, agora vamos explorar como disparar e-mails em massa de forma correta e profissional. Veja os passos necessários para realizar esse disparo:


1. Quem vai disparar?

Você precisa de uma identidade: isso significa ter um nome, e-mail e informações de correspondência (sim, um endereço físico) para comprovar de forma correta sua idoneidade e que você se dispõe ao identificar-se;

2. É fácil saber quem é você?

Use um endereço de e-mail sério, preferencialmente, corporativo para te conectar a um domínio público, por exemplo, nosso e-mail comercial é o comercial@ecowebdesign.com.br, ou seja, pertencemos à www.ecowebdesign.com.br de forma explícita;
Agora é necessário a contratação de uma ferramenta que realiza a coleta, gestão de contatos e disparos. Seu e-mail convencional como o Gmail ou Outlook não possuem essa finalidade. Há diversas ferramentas no mercado como o Mailchimp e SendPulse. Aqui na Eco Webdesign usamos nossa própria ferramenta que é o Interago;

3. Para quem você vai disparar?

O próximo passo é começar ou usar uma lista de contatos. Lembre-se que é necessário que os destinatários dos e-mails tenham consentimento de seus envios e que o envio responsável é um dos segredos para o sucesso de como disparar e-mails em massa. Para começar uma nova lista há alguns caminhos, como: adicionar um formulário de captação em website ou landingpage; criar uma lista por meio de redes sociais; utilizar uma base de contatos de um sistema;

4. O que você vai disparar?

Esta etapa envolve o conteúdo Quais e-mails serão disparados? Como será o layout do e-mail? Como será minha estratégia de envio? Todas essas perguntas precisam ser respondidas e executadas corretamente para que todo o sistema funcione da coleta, ao gerenciamento e envios. É preciso ficar atento e realizar testes sérios para ver se seus e-mails estão funcionando corretamente nas mais diversas plataformas de e-mails. É muito comum ver e-mails "quebrados" ou que não carregam imagens e isso é gera uma experiência muito frustrante para os clientes;Agora é entender o desempenho de seus e-mails, acompanhe os relatórios de aberturas e cliques para criar conteúdos mais interessantes para seus visitantes.

Essas são as principais dicas sobre como disparar e-mails em massa, entretanto, vale constar que a efetividade dessa operação não está no "conseguir fazer funcionar de cada etapa", mas sim nas estratégias e planejamento de captação e seus respectivos conteúdos, se o que você vai enviar interessa ou não os visitantes. Quem trabalha mal ou age de má fé é reportado como spam ou perde as assinaturas, diminuindo a reputação de seu website, ou seja, quem trabalha mal nessa área costuma ter uma vida curta nos disparos em massa.

Concluindo, os disparos de e-mail em massa precisam ser responsáveis e realizados em uma ferramenta que seja apropriada para realizar este tipo de envios, como o Interago, nossa ferramenta ou outros como MailChimp e Benchmark Mail. Quando falamos apropriadas, queremos dizer que além do disparo, permite segmentar corretamente os contatos, realizar testes A/B e disponibiliza temas responsivos.

Caso queira conhecer mais sobre nosso serviço de disparos de e-mails em massa, estamos totalmente a disposição para ajudá-lo a ter mais resultados na internet.

Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos

Quem anda conosco, confirma os resultados

Navegue por assuntos relacionados

Selecionamos um conteúdo relacionado à , para ajudar você a planejar seu próximo projeto web.

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign