Como Aparecer na Busca do Google

Saber como aparecer na busca do Google e se manter entre os primeiros resultados compreende um estudo e técnicas que chamamos de SEO (search engine optimization), em tradução livre: Otimização em mecanismos de busca.

Vetor Website em Construcao Eco Webdesign Vetor Pintor Salvador Dalí Webdesigner Eco Webdesign

Fale com um vendedor e se surpreenda

Entre em contato para tirar dúvidas e conhecer melhor os produtos e serviços relacionados a criação de sites que podem transformar seu negócio.

Fale com um especialista Ícone flecha botões Eco Webdesign
Vetor Call To Action Ondulado Azul Vetor Call To Action Flecha Branca Resultados Vetor Call To Action Ícones CSS Vetor Cubo Interago Vetor Call To Action Ondulado Azul

Sabemos que mais de 90% das buscas ao menos ficam na primeira página, ou seja, todos os milhares de sites que não ocupam as primeiras posições terão uma exposição de 10% ou menos de todas as visitas e isso pode afetar drasticamente nos resultados e visualizações do website.

Para participar de mais buscas e ser visto é preciso entender como aparecer na busca do Google e isso envolve muito conhecimento, vamos abordar resumidamente alguns itens importantes para compreensão de quão vasta é essa área:

  1. Certificado de Segurança: O site precisa que todas as páginas e todo o seu conteúdo seja servido por meio do protocolo HTTPS e para isso é necessário um certificado de segurança (normalmente ilustrado como um cadeado verde na URL).
  2. Mobile First: Há anos o Google utiliza o Google Bot como buscador primário e ele "enxerga" as páginas como são vistas pelo celular em uma conexão lenta, então o site precisa ser perfeito no celular pois é como o Google irá vê-lo.
  3. Web Vitals: O Google anunciou recentemente que o que eles denominam como web vitals afetam diretamente no ranqueamento das páginas. O web vitals possui 3 importantes pilares com resultados empíricos (numéricos de fácil compreensão):
    1. LCP: o site precisa carregar em menos de 2,5 segundos;
    2. FID: o site precisa responder a um evento em menos de 100 milissegundos;
    3. CLS: o site não pode chacoalhar ao carregar e o fator aceitável é 0,1;
  4. Bom título e descrição: Todas as páginas do website precisam de bons títulos e descrições, além disso, não podem ser redundantes ou repetir, ou seja, se o site possui mil páginas, precisa de mil títulos e descrições únicas;
  5. Dados estruturados: Os dados estruturados permitem enviar ao Google informações sobre organização, logo, geolocalização, produto, música, livros, artigos, avaliações, comentários, autores, entre muitos outros. Estes dados são importantes para facilitar o reconhecimento do assunto e como aparecer no Google de forma diferenciada.
  6. Tags sociais: É necessário também utilizar boas tags do Facebook e Twitter para garantir que o compartilhamento do site seja feito de forma adequada e com uma imagem exclusiva.
  7. Backlinks: Os backlinks são links que levam até seu site. É importante que o site se propague na internet e as pessoas falem sobre ele e acessem por outros sites, por isso é importante trabalhar com estes links.
  8. Fácil de usar: O site fácil de usar aumenta a chance de navegabilidade e consequentemente ação de conversão (o visitante fazer o que você deseja) e é importante que o site seja planejado para que o objeto de interesse seja encontrado facilmente.
  9. Layout que impressiona: Quando um visitante acha um website bonito tende a ficar mais tempo nele e a interagir mais, isso significa mais chance, novamente, de conversão.
  10. Sitemap: O sitemap em XML é um arquivo que avisa o Bot do Google quantas páginas seu site tem e isso facilita a varredura (já que o Google já terá um índice de busca). O sitemap precisa ser determinadas regras e para Artigos (publicações) e Produtos há formatos específicos que precisam ser seguidos à risca. Uma loja virtual pode ter até centenas de sitemaps.
  11. Autoridade: A autoridade é um parâmetro que determina o nível de confiança do seu site em relação a um assunto. Para ter mais confiança precisa de conteúdo exclusivo, vários links para ser minucioso em relação à resolução do assunto e agradar o visitante.
  12. Mais links, com qualidade, é melhor: Ter um site com 10 mil links aumenta a chance em como aparecer na busca do Google consideravelmente em relação a um site com apenas 100 links, ou seja, um site bom grande é melhor que um site bom pequeno, pelo menos em relação a SEO.
  13. Analytics: O Google Analytics permite extrair relatórios de visitas e comportamentos importante com o website, além de ser uma ferramenta do próprio Google (que o ajuda inclusive a entender seu website) e ter essas informações pode ajudá-lo a melhorar o site de acordo com o comportamento dos visitantes.
  14. Search Console: O Search Console é a ferramenta de cabeceira do profissional de SEO, precisa ser acessado todos os dias e todas as pendências resolvidas. É lá que o Google vai avisar o que precisa ser feito para melhorar o posicionamento.
  15. Escolher bons termos: É preciso comunicar com seu público na língua que ele quer ouví-lo, ou seja, se sua empresa é uma "mecânica" e o público busca "oficina" seu site precisa contar o termo "oficina" também além de mecânica. Acertar nos termos garante que você participará de mais pesquisas.

Estes são 15 itens introdutórios que podem ajudar em como aparecer na busca do Google, utilize-os como porta de entrada para se aprofundar em cada um deles. Aqui na Eco Webdesign temos muito interesse que nossos clientes fiquem nas primeiras pesquisas do Google e para isso temos até uma plataforma exclusiva para garantir os resultados, caso queira mais informações sobre como aparecer na busca do Google fale conosco para maiores informações, será um prazer atendê-lo.

Fale com um especialista Ícone flecha botões Eco Webdesign
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos
Vetor Cubo Interago - Conceito de Blocos

Quem anda conosco, confirma os resultados

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Neste E-book com uma linguagem simples e voltada para o empreendedor você conhecerá muitas oportunidades e novos caminhos onde a web pode apresentar significantes melhorias em sua empresa

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign