CRM é abreviação para a sigla Customer Relationship Management que em português significa Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor.
Como o próprio nome sugere, esse sistema visa controlar e otimizar o relacionamento entre a empresa e seu cliente.
De formal geral, o CRM serve para ajudar vendedores e responsáveis por atendimento e suporte no relacionamento com clientes e potenciais clientes, por exemplo, o vendedor pode ver o histórico do cliente para checar seu perfil de compra e interações já realizadas, assim com o atendimento ou suporte coletar dados importantes do cliente de forma rápida e eficiente.
Além disso, a utilização do CRM permite por meio de sua base de dados, realizar ações em massa, como enviar mala-direta para um perfil de cliente, extrair relatórios de clientes que não compram a algum tempo, entre outros.
É importante que o CRM converse bem com a tecnologia utilizada na empresa, como capacidade de integração com site, e-mail, ERP, entre outros. Entretanto, o mais importante é que o CRM seja inteligente e fácil de usar.
Nós temos nosso próprio CRM para receber os contatos dos websites que desenvolvemos e também gerir contatos comerciais, caso queira testar gratuitamente, acesse crm.ecowd.inf.br/site . Você pode administrar até 1000 relacionamentos sem pagar para entender melhor como funciona um CRM e suas vantagens.
Na prática, o CRM pode ajudar você a lembrar de orçamentos já enviados, lembrar de pessoas que entraram em contato com você e não tem nenhum retorno agendado e, mais importante, unir todas as informações de contato, e-mails, telefones, entre outros em uma única base para consultar com poucos cliques.