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Em 05/09/2024 às 11h55 - Atualizado em 05/09/2024 às 15h13
O cenário das vendas digitais nunca foi tão importante para as lojas e comerciantes, entretanto, saber como vender online mudou muito nos últimos anos e é importante estar atento às mudanças para acompanhar a competitividade do mercado em 2024.
Neste artigo vamos abordar algumas formas de destacar-se online em 2024, tanto para quem já tem experiência com a internet ou para quem está começando.
Uma venda é online quando o processo de venda é realizado pela internet, seja pelo celular, computador, tablet, tv ou qualquer outro eletrônico. Em certas circunstâncias, o processo ocorre completamente pela internet e envolve etapas como:
Mesmo que este processo seja padrão, algumas etapas podem ser encurtadas, por exemplo, você pode estar cadastrado e sempre logado em um aplicativo como o Mercado Livre ou Shoppe e assim sua compra está sempre a poucos passos da conclusão. Em situações onde o cartão também já está cadastrado, a compra pode estar a apenas um toque de distância.
Damos o nome de marketplaces para todos os aplicativos e lojas online onde é possível disponibilizar seus produtos para serem vendidos em troca de comissão ou taxas de divulgação. O marketplace pode dar uma visibilidade adicional para sua marca e também credibilidade, uma vez que você precisa atender as regras de qualidade do marketplace para vender.
Normalmente as pessoas se sentem mais confortáveis e seguras ao comprar por um marketplace do que em uma loja virtual independente.
Podemos citar como marketplaces para vender online em 2024:
Dependendo dos seus produtos, você pode encontrar marketplaces nichados. Por exemplo, o Elo7 é focado em artesanato. Outros, como OLX ou Enjoei, possuem forte expressão em produtos usados e assim por diante.
Para vender nos marketplaces, procure se informar sobre para responder estas perguntas abaixo:
Quanto mais você e sua equipe se familiarizarem com o marketplace, melhor será para sua empresa e negócios online.
O atendimento sempre foi um diferencial nas vendas, principalmente nas micro e pequenas empresas e em 2024 não é diferente. Os clientes estão nas redes sociais e no WhatsApp e o formato de atendimento está mais humanizado devido às funcionalidades como: enviar vídeos, áudios, fotos e mais. Além disso, recursos como status do WhatsApp e stories do Instagram são poderosas ferramentas de marketing e engajamento para seus produtos.
As redes sociais nunca estiveram tão em forma e são inevitáveis para qualquer marca que queira vender online. É importante entender que sua marca está acima das redes, então pode acontecer das principais redes sociais mudarem e você também precisar migrar. Esteja atento às oportunidades.
Podemos considerar o Instagram como a principal rede do momento e ela possui recursos como listagem de produtos, conversas por Direct, Stories, entre outros; entretanto, não subestime outras redes como o Facebook, TikTok, LinkedIn, entre outros.
Outra forma de atendimento ao cliente que está emergente é o uso de chatbots ou BOTs com AI. Os chatBOTs são configuráveis com as respostas automáticas, diminuindo o tempo gasto na operação (com o custo de deixar o atendimento menos humanizado e isso pode ser péssimo para pequenas lojas) enquanto que o atendimento por AI pode oferecer um diálogo mais fluido e agradável. Podemos citar ferramentas como Zapier, SendPulse, Octadesk e ZenDesk como boas alternativas do mercado para testar.
As lojas virtuais ficaram populares nos anos 2000, quando as compras eram realizadas por um computador, com a evolução do mercado e da tecnologia, as lojas virtuais foram para os celulares e ferramentas como Shopify, Tray, Loja Integrada, Wix e outras facilitaram sua criação.
Além das plataformas "faça você mesmo", os métodos de pagamento como Mercado Pago, Pagar.me, Paypal, Cielo, entre muitos outros conhecidos como gateway de pagamento, tornaram as lojas virtuais mais seguras, uma vez que o pedido é pago com a segurança de grandes marcas.
No cenário de 2024, podemos considerar que as lojas virtuais precisam mais do que nunca gerar confiabilidade, serem bem avaliadas e oferecerem um leque de opções de pagamento e entrega para competir com os grandes players do mercado. Além disso, a loja virtual também pode (dependendo da plataforma), integrar seus produtos diretamente nos marketplaces, ERP, entre outros. Vivemos no momento da integração, em que o mesmo catálogo pode estar disponível em vários locais (lojas, marketplaces, redes sociais…) ao mesmo tempo.
A visibilidade é um fator importantíssimo para sua marca vender online. É necessário ter tráfego de pessoas, seja em sua loja própria ou perfil online. O marketing digital busca gerar propriedade para sua marca ser exibida de forma assertiva para os seus clientes, de forma patrocinada ou não.
O trabalho com marketing digital é amplo, consideramos aqui as principais ações para conhecimento:
Google Ads: As campanhas que utilizam o Google e sua rede para divulgar os produtos para pessoas que buscam por eles. As campanhas de Google Ads englobam o Youtube e websites parceiros do Google.
Meta Ads: As campanhas nas redes sociais da Meta incluem Facebook, Instagram e WhatsApp. SEO: É o trabalho para sua marca aparecer mais e melhor no Google de forma orgânica, ou seja, além das campanhas do Google Ads.
E-mail marketing: É o envio de promoções ou novidades para seus visitantes por e-mail.
Canais do WhatsApp: É o uso do WhatsApp para ter um canal direto com sua audiência e assim comunicar e interagir com ela.
Anúncios patrocinados em marketplace: É a compra de visibilidade dentro de cada marketplace, especificamente.
O CRM é um sistema que popularizou entre as lojas pelo fato de aumentar as vendas para clientes e oferecer uma experiência melhor de compra e com a marca.
De forma resumida, o CRM envia notificações para os clientes (seja por e-mail, WhatsApp, SMS…) com promoções, ofertas, cupons entre outros. Por exemplo, na Chilli Beans o CRM oferece um cupom de desconto caso você compre novamente no próximo mês. Outros CRMs enviam descontos para carrinhos abandonados das lojas virtuais ou cadastros, aumentando o interesse em fechar o pedido. Apesar de ser um sistema online e pela internet, seu uso pode ser offline ou misto entre compras físicas ou pela web.
O trabalho do vendedor nunca foi uma tarefa fácil e isso continua neste ano. Para saber como vender online em 2024 é necessário estar atento às oportunidades das constantes mudanças no cenário da internet, além disso, transitar pelo offline para também saber lucrar no envio dos produtos, preparação da embalagem, entre outros. Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor o cenário do online neste ano.
Abordamos marketplaces, redes sociais, atendimento online, chatbots, lojas virtuais, marketing digital e CRM neste texto que traz o que há de mais importante em 2024.
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· #lojavirtual
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