O que um site precisa ter para gerar vendas?

Quando o website é uma loja virtual, seu objetivo é gerar vendas, entretanto, nem sempre isso acontece. Veja no artigo alguns itens que todos os sites que geram vendas possuem

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Quando falamos de vendas, estamos segmentando nosso website para o tipo e-commerce ou loja virtual, os quais são websites com as funcionalidades necessárias para realizar vendas online, e isso já é um ponto importante e é o primeiro que falaremos abaixo.

1. O site precisa funcionar

Mesmo que isso pareça óbvio, funcionar ou não depende de muitos fatores e testes, por exemplo:

a. Como é a experiência no navegador Chrome
b. Como é a experiência no navegador Edge
c. Como é a experiência no navegador Opera
d. Para cada navegador acima, como é a experiência em monitores, tablets e celulares?
e. Como é a experiência no Android?
f. Como é a experiência no ios?
g. A jornada de compra segue qual saga?
h. Todos usam o carrinho ou vão direto para o checkout?
i. Em que momento o cliente se cadastra?
j. Quando se usam cupons? Entre muitas outras possibilidades

Essa lista pode ser muito mais extensa e mostra a complexidade envolvida para que o visitante tenha uma ótima experiência de compra.

Imagem saga_checkout
Este é um exemplo de saga do checkout, modelo usado no Interago CMS - Reprodução: Documentação do Interago

👆🏻 Quer ver a imagem com mais detalhes, acesse ela por aqui. Para o Interago, veja o site.

Quando o website funciona corretamente, nossa preocupação vai para o segundo item que envolve design e provas sociais para garantir a confiabilidade da loja.


2. O site precisa ser confiável

É importante que o site possua boa reputação na internet e isso engloba a avaliação em sites como o Reclame aqui, marketplaces onde realiza vendas, sites do governo sobre processos e muito mais. As pessoas vão pesquisar sobre a empresa antes de comprar.

Imagem reclame_aqui
A mascote do site Reclame Aqui, importante empresa do setor para checar reputação de empresas. Reprodução: Internet

reputação da loja é importante, porém, também temos as avaliações dos produtos e é importante que os produtos tenham a opinião dos compradores para aumentar a credibilidade também em nível do catálogo.

Para a loja ter boa reputação, ela precisa ser encontrada e visitada, e isso é nosso próximo item.


3. O site precisa de um bom marketing

O marketing pode ser muito amplo, por exemplo, não é à toa que o Mercado Livre, Shopee e Amazon fazem anúncios na tv aberta (você já deve ter visto seus anúncios), porque é necessário ser visto e lembrado e quanto mais isso acontecer, melhor. Pensando em marketing digital, veja alguns itens importantes:


a. Ter campanhas no Google Ads
b. Ter campanhas em redes sociais
c. Utilizar cupons e descontos
d. Ter campanhas de remarketing e e-mail marketing
e. Utilizar ferramentas especializadas em marketing digital, por exemplo, carrinho abandonado, chat bots, entre outros.

Imagem google_shopping
Ilustração do Google Shopping - Busca específica para produtos e exibição de anúncios. Reprodução: Google Developers

Toda loja de sucesso recebe muitas visitas, então esse realmente é o primeiro passo para entender o comportamento dos visitantes motivos de compras ou não. Entre os vários motivos que podem fazer uma pessoa comprar ou não, está o preço, nosso próximo item.


4. Praticar um bom preço

O preço sempre importa e quando falamos de preço, precisamos considerar os preços com descontos e frete de entrega. O cliente sempre vai tentar achar o menor preço e melhor entrega (mais rápido e barato) por isso é importante ficar atento aos concorrentes para garantir a sua competitividade.

Os 4 itens abordados são fundamentais para o site gerar mais vendas e o último item é uma consequência do bom trabalho realizado por um período longo, ou seja, o legado da loja.


5. Criar um bom legado com os clientes

Assim como as lojas físicas, criar um bom relacionamento personalizado com o cliente é essencial e isso pode abranger grupos de Whatsapp, e-mails, notificações e uma experiência personalizada no website. O bom atendimento é um marketing natural, uma vez que o cliente feliz vai divulgar sua loja para você.

Com o passar do tempo, uma boa loja gera recorrência de vendas para os mesmos clientes, e essa lealdade ao site é importantíssimo para seu crescimento e envolve bom preço, marketing e um bom site, como falamos nos itens anteriores.


Conclusão

De forma resumida, estes são os itens mais importantes e é possível imergir muito em cada um deles. Não conhecemos nenhuma loja que conseguiu ter sucesso sem estes pilares. Quando um está ausente, a loja cai, por exemplo: um ótimo website sem preços competitivos não tem venda ou uma loja com bons preços mas sem marketing não é encontrada, ou seja, também não vende. Fique atento a cada um desses itens que tudo vai dar certo, boas vendas!

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo O que um site precisa ter para gerar vendas?

O que um site precisa ter para gerar vendas?

Quando o website é uma loja virtual, seu objetivo é gerar vendas, entretanto, nem sempre isso acontece. Veja no artigo alguns itens que todos os sites que geram vendas possuem

Em 10/04/2025 às 04h16 - Atualizado em 10/04/2025 às 04h19

Imagem principal do artigo Loja Virtual: Vale a Pena Investir? Guia para Iniciantes

Loja Virtual: Vale a Pena Investir? Guia para Iniciantes

Entenda o melhor momento e os custos para se iniciar sua loja vitual.

Em 28/03/2025 às 16h28

Imagem principal do artigo 12 Melhores Sites para Vender Produtos Online em 2025

12 Melhores Sites para Vender Produtos Online em 2025

Quer vender online em 2025? Analisamos as 12 melhores plataformas de e-commerce e marketplaces, como Interago, Mercado Livre, Amazon e Shopee!

Em 23/12/2024 às 17h53 - Atualizado em 21/03/2025 às 15h02

Imagem principal do artigo 8 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2025

8 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2025

Neste artigo abordaremos as 8 melhores plataformas para criar sua Loja Virtual em 2025. Vamos comparar tecnologias, funcionalidades, usabilidade e mais.

Em 28/12/2024 às 14h21 - Atualizado em 28/02/2025 às 11h29

Imagem principal do artigo 6 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2024

6 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2024

Neste artigo abordaremos as 6 melhores plataformas para criar sua Loja Virtual em 2024. Vamos comparar tecnologias, funcionalidades, usabilidade e mais.

Em 24/04/2024 às 16h14 - Atualizado em 26/12/2024 às 18h02

Imagem principal do artigo Quanto Custa para Criar uma Loja Virtual e Vender na Internet?

Quanto Custa para Criar uma Loja Virtual e Vender na Internet?

Precisa de um orçamento para criar uma Loja Virtual? Neste artigo iremos ajudar você que tem dúvidas sobre os custos para criar seu site de vendas on-line.

Em 09/10/2023 às 11h11 - Atualizado em 11/10/2024 às 17h35

Imagem principal do artigo Como Vender Online em 2024: Estratégias Essenciais para Sucesso

Como Vender Online em 2024: Estratégias Essenciais para Sucesso

Abordamos marketplaces, redes sociais, atendimento online, chatbots, lojas virtuais, marketing digital e CRM neste texto que traz o que há de mais importante em 2024.

Em 05/09/2024 às 11h55 - Atualizado em 05/09/2024 às 15h13

Imagem principal do artigo Entenda os principais motivos que as pessoas com mais de 50 anos compram pela internet

Entenda os principais motivos que as pessoas com mais de 50 anos compram pela internet

Pesquisa realizada pela Globo constatou que 7 a cada 10 brasileiros com mais de 50 anos, preferem fazer compras online, veja a tabela.

Em 27/05/2024 às 13h55 - Atualizado em 27/05/2024 às 13h56

Imagem principal do artigo 6 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2023

6 Plataformas de E-commerce para Criar sua Loja Virtual 2023

Neste artigo abordaremos as 6 melhores plataformas para criar sua Loja Virtual em 2023. Vamos comparar tecnologias, funcionalidades, usabilidade e mais.

Em 02/06/2023 às 16h40 - Atualizado em 06/05/2024 às 11h54

Imagem principal do artigo Como criar um site de vendas em 2024 em 7 passos

Como criar um site de vendas em 2024 em 7 passos

Neste artigo você pode se informar sobre todo o processo para criar um site de vendas em 7 passos. Produtos, fornecedores, contabilidade, plataforma.

Em 23/04/2024 às 16h26 - Atualizado em 24/04/2024 às 10h21

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign