Loja integrada ou marketplace puro: O que é ideal para você?

Para o comerciante, é essencial entender quais são os benefícios e dificuldades de ter uma loja virtual integrada ou anunciar em marketplaces. Saiba mais

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Investir no comércio eletrônico no Brasil pode ser um processo desafiador, além de exigir um preparo especializado, muitos comerciantes tendem a não saber qual é o caminho ideal a seguir, quando surge o momento de escolher a plataforma online onde farão suas vendas. 


Atualmente, duas forças do e-commerce se apresentam como opções principais para quem deseja adentrar neste mundo: as lojas integradas e os marketplaces. Com funções parecidas, mas processos diferentes, é importante entender como cada uma funciona e, assim, escolher a plataforma que melhor combina com o estilo de venda procurado. 


Mas afinal, vale mais a pena investir em uma loja integrada (plataforma própria de e-commerce) ou vender apenas em marketplaces, como Mercado Livre, Shopee ou Amazon? Neste artigo, vamos explicar de forma simples as diferenças, custos, vantagens e desvantagens de cada modelo.


Entenda o que é uma loja integrada

Uma loja integrada é um site pronto de e-commerce, normalmente oferecido por empresas e outras plataformas SaaS, que nada mais são do que softwares prontos para usar direto pela internet, sem precisar instalar nada. Você paga uma mensalidade para ter sua própria vitrine digital, com recursos de pagamento, frete e personalização.


De acordo com o Sebrae, esse modelo proporciona controle total sobre sua marca, personalização da loja e relacionamento direto com os clientes, enquanto o marketplace oferece menos flexibilidade, já que o vendedor precisa se adaptar às regras e visual pré-definido da plataforma.

Vantagens da loja integrada

  • Controle sobre o visual
  • Construção de marca própria
  • Você coleta dados, envia campanhas e cria uma comunidade em torno da marca

Desafios

  • Investimento inicial em design
  • Gasto com tráfego para atrair visitantes
  • Gestão completa da logística e do atendimento

Imagem loja_integrada_com_itools
Imagem ilustrativa do processo de gerenciar a loja virtual, a qual usa um hub como o iTools para enviar os produtos para os marketplaces

E o marketplace? Como funciona?

Um marketplace funciona como uma grande “loja coletiva”. Ou seja, o consumidor já estará por lá, navegando em alguma determinada plataforma e consumindo diversas marcas. Você se cadastra como vendedor, anuncia seus produtos e paga uma comissão sobre cada venda. 

Alguns exemplos famosos são o Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magalu, sites e aplicativos que já estão integrados naturalmente no dia a dia dos brasileiros. 

Ainda, um relatório publicado pela Conversion, empresa de marketing digital especializada em SEO, aponta que, em 2024, os marketplaces concentraram a maior parte do tráfego de e-commerce no Brasil, sendo a porta de entrada mais rápida para pequenos vendedores.

Vantagens do marketplace

  • Grande fluxo de visitantes desde o primeiro dia
  • Infraestrutura pronta
  • Baixo custo de entrada
  • Sem preocupação com a logística, é por conta da plataforma

Desafios

  • ALTAS Comissões, as quais podem variar entre 11% e 20%
  • Seguir as regras predeterminadas pela plataforma
  • Você vende, mas o cliente “é da plataforma”


Imagem shopee_anuncios
Imagem ilustrativa com a Shopee - o vendedor se sujeita às funcionalidades da plataforma para vender seus produtos, conforme comissões

Diferenças entre alcance e demanda em cada plataforma


Como em toda escolha, existem desafios a serem superados pelos comerciantes em cada uma das plataformas, como o alcance de consumidores e as demandas em torno disso. Esse é um ponto importante a ser considerado, uma vez que é a partir dele que um comerciante pode decidir qual forma de venda mais lhe atrai. 


Por exemplo, no marketplace, você aproveita o tráfego gigantesco já existente. Milhares de consumidores passam por ali todos os dias e estão sempre buscando por algum produto. Contudo, a grande gama de opções e valores pode ser o diferencial na decisão dos mesmos, deixando claro que a concorrência é algo a ser superado. 


Já na loja própria, cada cliente conquistado pode voltar para comprar de novo, fortalecendo o relacionamento direto com a sua marca. Entretanto, é preciso atrair visitantes por conta própria, seja com anúncios pagos, SEO ou redes sociais. 


Vamos falar sobre custos?*


Entender sobre a logística de cada plataforma é essencial, mas o custo que ela trará ao comerciante também é importante. Afinal, esse é mais um ponto crucial para tomar a decisão de qual opção combina mais em nosso empreendimento. 


De antemão, é preciso saber que, de uma forma ou outra, cada uma das opções trará algum custo a serem pagos. Ao escolher, é interessante considerar os valores como um todo, desde a quantidade de produtos que serão vendidos, seus valores, fretes e proporções. 

Vamos nos aprofundar nos custos de uma loja integrada

🖌️ Design da Loja: você pode contratar a configuração e desenvolvimento personalizado do design da sua loja, ou optar por usar um template padrão da plataforma que você contratou, o valor deste serviço pode custar entre R$ 2.500,00 até valores bem altos, mas na média fica não passa de R$ 7.500,00.


⚙️ Mensalidade da plataforma: algumas plataformas oferecem mensalidade gratuita mas com poucos recursos e que impossibilita uma performance profissional da loja, das lojas profissionais os valores iniciam em média em R$ 90,00 e pode chegar a R$ 3.000,00 mensais dependendo da quantidade de produto, quantidade de visitas e vendas.


💲 Taxas de pagamento: semelhante às máquinas de cartões de lojas físicas sua loja virtual própria terá um gateway de pagamento que cobrará taxas baseado na forma de pagamento e quantidade de parcelas com ou sem juros para o cliente, elas podem variam de 1,89% até 5,59%


🌎 Domínio da URL:  geralmente com pagamento anual, bianual ou mais, o valor é baixo inicia em 40 reais e pode chegar a 200 dependendo do nome e da categoria (.com.br, .com, .net, .shop, etc..)


🎯 Investimento em marketing digital: Um dos itens de maior variabilidade, para nos mantermos simples, o valor se iniciar em R$ 1.000,00 mensais entre mão de obra e créditos, podendo a chegar a valores realmente grandes como 60 mil reais por mês, temos clientes com orçamento diária de 200 reais até R$ 5.000,00 reais. 

*baseado em nossos clientes e experiências em outubro de 2025.


Entendo mais sobre os custos do marketplace

📦 Cadastro é gratuito: o cadastro é 100% gratuito, importante reforçar a qualidade do cadastro da sua empresa e os produtos irão refletir diretamente na performance das vendas. Então existe um custo de oportunidade, onde é necessário investir tempo para estudar as características da plataforma e público para fazer o cadastro da forma correta. 


💰 Comissão por venda: Dependendo da plataforma e do formato de anúncio que você escolher o valor pode variar como já mencionamos acima. 

💎 Planos, assinaturas ou app: Conforme a plataforma, é possível que seja necessário a compra de planos, assinaturas ou aplicativos específicos para garantir a competitividade dos anúncios.


Resumindo, o marketplace traz uma bela simplificação do processo de investimento criando uma barreira muito baixa de entrada, entretanto, a escala pode ser comprometida pelas gastos advindos de comissões de venda.

Operações e logísticas


Outro ponto a ser considerado é a logística para que algum determinado produto chegue até mais consumidores, para cada plataforma existe uma maneira diferente de dar seguimento a essa parte. 

Na loja integrada, você define como será feita a entrega até o cliente, seja através dos Correios, por uma transportadora ou em uma retirada, caso limite sua venda a apenas um estado. 


Imagem logistica_ecommerce
O processo de logística é um dos principais pilares para tornar as vendas online rentáveis. Reprodução: Freepik

Já nos marketplaces, pode aderir ao fulfillment, onde a própria plataforma que está utilizando cuida da entrega, mas cobra taxas adicionais. Na Amazon essa ação é bastante comum, por exemplo.

De acordo com o Valor Econômico, a logística é um dos principais desafios do comércio eletrônico no Brasil. Entregas mal planejadas ou fretes pouco atraentes estão entre os fatores que mais afetam a satisfação do cliente e podem levar à desistência da compra.

Então, planejar bem esse ponto é essencial em ambos os casos.


É possível utilizar das duas estratégias

Imagem ecommerce_doubt
Imagem ilustrativa de vendedora com dúvidas. Reprodução: Freepik

O empreendimento no Brasil pode ser um verdadeiro desafio, mas há formas de dar o primeiro passo de uma maneira mais segura. Para quem está com receio e possui dúvidas sobre qual caminho seguir, é possível aderir a ambas estratégias. 


Muitos empreendedores optam por começar no marketplace para validar seus produtos com o grande público e assim gerar caixa. Logo em seguida, estruturam uma loja integrada para fortalecer a marca.


Se for o caso, aderir a esse plano permite que haja um teste de baixo risco, aproveitando das grandes plataformas de compras e criando uma base de clientes, ainda que haja desafios. 


Algumas soluções de loja virtual integrada, como o Interago, trazem integrações com marketplace e ERPs, facilitando muito a gestão de estoque compartilhado, atualização de produtos e emissão de notas fiscais, este seria mais um passo para a sofisticação das vendas com escala.

Resumindo

Entenda que escolher entre loja integrada e marketplace não é apenas uma questão de gosto, mas sim de estratégia e de momento do seu negócio. Se você busca velocidade, comece no marketplace. Se deseja construir uma marca sólida e independente, invista em loja integrada. Mas, se tiver fôlego, combine os dois


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