Como transformar seu site em uma máquina de leads

Veja como seu website pode receber contatos, orçamentos e pedidos diariamente como uma verdadeira máquina.

Ilustração de um website que recebe muitos leads

Para transformar seu site em uma máquina de leads é preciso entender que são necessárias muitas visitas e comumente falamos de 2 origens distintas: tráfego orgânico e tráfego pago pelo Google para maximizar tráfego; este é o primeiro passo.


Mais tráfego orgânico

O site precisa seguir à risca as exigências do Search Console do Google, ser muito rápido e com bom conteúdo. É comum que os sites maiores e com mais conteúdo sejam melhores e apareçam mais no Google, então catálogos de produtos completos, blogs e muitas páginas são mais competitivas.


O site com mais páginas tem mais competitividade, entretanto, o conteúdo precisa de qualidade, ou seja, ter muitas postagens, páginas ou produtos não significa que você terá mais visitas.

Os websites atualizados com alta frequência normalmente possuem mais visitas orgânicas que os menos atualizados.


Mais tráfego pago

As campanhas do Google Ads são fundamentais para ter mais tráfego. É necessário configurar e gerir as campanhas diariamente para garantir que as visitas tragam leads de qualidade. As campanhas possuem muitas configurações e funcionalidades, tornando a ajuda de um profissional viável, principalmente se falamos de muitas campanhas ou anúncios diferentes.


Outras origens de tráfego para maximizar o potencial do website

O website precisa do máximo de visitas possível do seu público para gerar mais leads, por isso é importante saber explorar várias origens diferentes, veja exemplos abaixo:


Ilustração mostrando possibilidades de canais de divulgação, como: Google orgânico, divulgação do nome, Instagram, Whatsapp, Meta Ads, TikTok e Campanhas do Google Ads


Gere uma ótima experiência na página


Uma vez que garantimos visitas no website, agora precisamos gerar uma ótima experiência para o visitante ficar impressionado com o conteúdo e realizar a ação que desejamos, no caso, tornar-se um lead 🔥.


De forma geral, o site precisa ser o mais rápido possível e perfeito em celulares, e com conteúdo original, exclusivo e de qualidade

Produza o conteúdo focando no que o visitante quer ouvir e não no que você deseja falar. Um trabalho de SEO para entender como as pessoas buscam pelo o que você vende pode te ajudar neste sentido.


CTA (call to action)


Para que um lead seja um lead, ele precisou preencher um formulário, seja ele pequeno ou grande. A diferença entre o lead e um contato é que o lead permite entrar em contato com ele por meio de dados inseridos.


Então os botões e formulários do site precisam ser perfeitos e intuitivos. Quando mais fácil usar o formulário, maior a chance de receber leads. Por exemplo, alguns usuários podem preferir “Entrar com o Google” para enviar sua mensagem, enquanto outros podem ser enviados diretamente para o Whatsapp, quanto mais você oferecer canais de contato diferentes, maior a probabilidade de atender cada visitante com seu canal favorito.

CTA com formulário: Imagem do formulário personalizado do nosso website usando o sistema de coleta do Interago CMS


Nunca pare de otimizar e buscar oportunidades

Os sites que são alterados a partir dos dados coletados geram mais resultados que os que nunca são alterados. Para valorizar o trabalho de conteúdo e créditos das campanhas, é preciso realizar testes com responsabilidade para garantir que seu website performe cada vez melhor, diminuindo o custo por conversão e aquisição. Nosso trabalho de Consultoria em SEO, por exemplo, pode ajudar as empresas a crescerem no Google e também otimizar a experiência do usuário para gerar mais conversões. 

Você pode trabalhar com um time interno ou externo, entretanto, tenha em mente que é importante ter uma rotina de otimizações, isso é o fator mais importante para tranformar seu website em uma máquina de leads.


Você também pode gostar de ler

O Que São Leads Qualificados, como Gerar, Identificar e Captar

Em 01/08/2022 às 10h46 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53