15 Ferramentas gratuitas para Gerar Leads e Fazer sua Gestão

Gerar leads significa transformar a web em novos PDVs (pontos de vendas). Veja 15 ferramentas para geração e gestão de leads que podem ajudá-lo

Para entender o cenário de geração de leads, vamos citar primeiro o que precisamos para depois ver as ferramentas mais adequadas para a resolução do problema. Vamos lá:


✍🏼 Conteúdo: Precisamos de um bom texto, imagens ou vídeos. É por meio do material que o prospecto vai se interessar e ter o desejo de saber mais ou entrar em contato.


🔈 Distribuição: Onde o conteúdo será distribuído. Pode ser redes sociais, grupos, websites, e-mails, mensagens individuais, entre outros.


🌱 Nutrição: Resumindo e simplificando, são as formas de entrar em contato e a qualidade das mensagens e conteúdo realizados nas abordagens.


📈 Acompanhamento: É o cadastro dos leads e acompanhamento das etapas e fases de cada lead.


Vamos separar então as ferramentas de acordo com essas 4 necessidades que envolvem a geração de leads de forma geral.


✍🏼 Conteúdo


O conteúdo envolve textos, imagens, vídeos e arte-finalização. Este conteúdo servirá de iscas digitais para garantir que o prospecto (lead em potencial) ache interessante esse material a ponto de dar o próximo passo.


1 - Canva

Ótimo para criação de e-books, posts, vídeos curtos, etc. Com o Canva você pode criar um conteúdo interessante e envolvente, o qual é essencial para a captação da atenção dos futuros leads.

Acesse o site do Canva

Material de Divulgação do Canva. Reprodição: canva.com

2 - Chat GPT

O chatbot por AI é uma excelente ferramenta para criação de e-books, posts, vídeos, custos e também para realizar pesquisas ou mesmo auxiliar a ter ideias.

Acessar o Chat GPT


3 - Freepik, Pexels, Pixabay

Os 3 são bancos de imagens e vídeos que possuem plano gratuito. Os bancos de imagens são importantes para enriquecer seu conteúdo com imagens e artes de qualidade.

Acessar o Freepik, Pexels ou Pixabay

4 -  Google Docs

Quando falamos de criação de conteúdo, é imprescindível o uso de ferramentas de ponta para redação. O Google Docs permite colaboração, fácil compartilhamento e geração de PDFs (os quais podem ser e-books, por exemplo) mesmo em seu plano gratuito.

Acessar o Google Docs


🔈 Distribuição


5 - Buffer, Metricool

Ferramentas de agendamento de postagens em redes sociais, facilitando a distribuição em massa ao centralizar a postagem em um local e ele automaticamente enviar para diversos canais.

Acessar o Buffer ou o Metricool


6 - Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de tradição no mercado para envio de newsletters (e-mail marketing) e também permite níveis de automação de marketing. É excelente para comunicar com sua audiência e qualificar os leads.

Acessar o Mailchimp

Imagem ilustrativa do Mailchimp. Reprodução: Internet

7 - Whatsapp Business

Geração de listas de transmissão, grupos e mensagens diretas (aplicativo de mensagens mais usado no Brasil). Em sua versão Business , o Whatsapp possui ferramentas e edição de perfil  que privilegiam as empresas. Por exemplo, aqui na Eco Webdesign nós utilizamos canais do Whatsapp para oferecer suporte para nossos clientes.

Veja o site do Whatsapp Business


8 - LinkedIn

Excelente rede social corporativa para publicação de artigos, newsletter e página empresarial.

Acesse o LinkedIn


9 - Instagram

O Instagram  é a maior rede social do Brasil e possui muita força para divulgação de produtos e serviços.

Acesse o Instagram


🌱 Nutrição


10 - Whatsapp Business

Mais uma vez, o aplicativo de conversas mais famoso do Brasil conta com funcionalidades (lembrando que é a versão Business focada em Negócios) como etiquetas, catálogo e primeiros passos de automação de atendimento.

11 - Tawk.to

A ferramenta de chat conta com um plano gratuito de conversas online (onde é necessário um website) e acompanhamento de atendimentos.

Acesse o site do Tawk To

Imagem de divulgação do Talk To. Reprodução: tawk.to


📈 Acompanhamento


12. HubSpot

O plano grátis deste CRM permite acompanhar cadastros, funil de vendas, tarefas e histórico.

Acessar o site do HubSpot


13 - Trello e Notion

Essas ferramentas permitem a criação do que chamamos de Kanban, onde é possível fazer um acompanhamento manual ao organizar os contatos em uma jornada pré-formatada.

Acessar o Trello ou o Notion

Imagem do material de divulgação do Trello. Reprodução: atlassian.com.br

14 - Google Planilhas

Assim como o Google Docs (documentos), o Google Sheets (planilhas) funciona como o clássico Excel para controlar os cadastros e etapas diretamente em planilhas.

Acessar o Google Planilhas


15 - ECO CRM

Este é um CRM nosso que está disponível para gestão de até 5.000 contatos, onde é possível cadastrar o contato e interações relacionadas a ele. Foi desenvolvido por nossa equipe e utilizamos ele na Eco Webdesign.

Acessar o ECO CRM


Imagem de divulgação do ECO CRM. Reprodução: crm.ecowd.inf.br

Você também pode gostar de ler

Como transformar seu site em uma máquina de leads

Em 16/04/2025 às 08h50 - Atualizado em 16/04/2025 às 08h51

O Que São Leads Qualificados, como Gerar, Identificar e Captar

Em 01/08/2022 às 10h46 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53