Mais Resultados: Melhores práticas para formulários de contato que convertem

Os formulários são as ferramentas responsáveis pelo sucesso da maioria dos websites e aplicações, pois por eles são enviados dados.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os formulários são os campos em sites ou aplicativos que permitem entradas de dados e seu respectivo envio. Tradicionalmente utilizados como formulários para receber e-mails, hoje eles estão presentes em todos os locais, por exemplo: todos os comentários de redes sociais ou compras online utilizam formulários em diversos níveis.


Veja abaixo 7 práticas de formulários de contato que convertem e erros a serem evitados


1 - Planejamento do formulário

Mesmo parecendo óbvio, primeiro é preciso definir o objetivo do formulário para pensar em seus textos e mensagens. O contato é para vender, receber um material, se cadastrar para newsletter ou outro motivo? Tenha certeza do objetivo do formulário antes de continuar.


Imagem planejamento_form
Imagem ilustrativa de objetivos de um formulário: baixar e-book; newsletter; orçamento; receber oferta; juntar-se a um grupo; apoiar uma causa; comprar; conteúdo exclusivo

2 - Menos campos é mais

Foque no que você realmente precisa saber e quais informações precisa obter em um primeiro momento. Os formulários extensos assustam os visitantes ou geram desânimo para preenchê-los.


Imagem small_form
Deixe o formulário o mais curto possível, desde que atenda seu propósito

3 - Passe segurança

Um formulário que utilize dados sensíveis, por exemplo, preenchimento de CPF precisa passar confiança, mostrar que o ambiente é seguro e os dados serão manuseados conforme a LGPD. Além dos dados sensíveis,  é preciso passar uma segurança de comunicação também, por exemplo, você será abordado por spams e robôs ao preencher o formulário ou realmente seus dados serão usados para que você tenha uma experiência legal e resolva seus problemas?  A questão e confiabilidade precisam de atenção multiplicada quando falamos de lojas virtuais, as quais precisam ser profissionais e gerar uma experiência segura e incrível.


Imagem checkout_form
Os formulários precisam passar segurança, principalmente os que envolvem transações financeiras

4 - Ajuda para preenchimento

Quanto mais o processo de preenchimento for automatizado, melhor. Por exemplo: o endereço pode ser encontrado pelo CEP, em invés de digitá-lo campo a campo, ou mesmo o nome, e-mail e foto podem ser coletados ao usar a Conta Google, automaticamente. Facilite ao máximo para o cliente.


5 - Se algo não foi preenchido como esperado, avise NA HORA

Quanto mais rápido o visitante soube que algo não está sendo preenchido certo, melhor. Preferencialmente, enquanto preenche, por exemplo, uma data de aniversário fora do padrão ou número de telefone. Ajude o visitante a entender exatamente porque não preencheu corretamente e avise-o tecla por tecla se está dando certo.


6 - Aperta o botão e nada acontece

A frustração de nada acontecer ao apertar o botão é sempre evidente, sem contar que o visitante vai apertar o botão diversas vezes e recarregar a página em busca de “algum evento”. Deixe o visitante confortável, mostre que o retorno está sendo carregado ou mostre as etapas e andamento. Sempre que o visitante clicar ou realizar um toque, algo precisa acontecer, tenha isso em mente. Segundo o Core Web Vitals em sites, é necessário que os eventos aconteçam em menos de 200 ms para que a experiência do visitante seja excelente.


Imagem explicacao_form
Exemplo de eventos de um formulario. A resposta não pode demorar mais do que 200ms para a experiência do visitante ser boa

7 - Mensagem ou tela de “Obrigado”

 Comumente chamado de “tela de obrigado”, a página posterior ao envio (ou mensagem carregada na mesma tela) é a última etapa do preenchimento. Bom, não minta para o usuário, esse é o primeiro ponto, ou seja, não fale que algo vai acontecer se não vai. Por exemplo: “Em 30 minutos falaremos com você” e o formulário foi enviado na véspera de feriado às 3h da manhã. Use essa etapa para mostrar gratidão e fechar com algo interessante e surpreendente o ciclo de envio.

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Como usar o WhatsApp no seu site de forma avançada para vender mais

Como usar o WhatsApp no seu site de forma avançada para vender mais

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e está praticamente em todos os celulares. Neste guia vamos mostrar de forma avançada como utilizá-lo em seu website

Em 22/05/2025 às 05h35

Imagem principal do artigo Como montar uma isca digital para capturar e-mails no seu site

Como montar uma isca digital para capturar e-mails no seu site

As iscas digitais são informações interessantes o suficiente para que os visitantes deixem seu e-mail em troca delas. Veja mais detalhes no artigo

Em 21/05/2025 às 08h56

Imagem principal do artigo Como gerar leads todos os dias com seu site

Como gerar leads todos os dias com seu site

Os leads são os resultados do uso do website como um PDV (ponto de venda). Veja como transformar o recebimento de leads em uma prática diária

Em 14/05/2025 às 21h05 - Atualizado em 14/05/2025 às 21h21

Imagem principal do artigo O que é funil de vendas e como aplicá-lo no seu site

O que é funil de vendas e como aplicá-lo no seu site

Entenda as etapas de um funil de vendas, sua importância para o website e como aplicar de forma efetiva

Em 13/05/2025 às 22h02

Imagem principal do artigo Agência de Web Design - Valores, Prazos, Exemplos e Dicas para Contratação

Agência de Web Design - Valores, Prazos, Exemplos e Dicas para Contratação

Entenda o que uma agência de web design faz e conheça a Eco Webdesign, que conta com mais de 16 anos de experiência na criação de sites.

Em 24/04/2025 às 14h54 - Atualizado em 24/04/2025 às 15h30

Imagem principal do artigo Checklist completo para lançar seu novo site em 2025 | 21 itens essenciais

Checklist completo para lançar seu novo site em 2025 | 21 itens essenciais

Seja para a criação, reformulação ou redesign de um website, é importante ter uma lista de itens essenciais para aumentar a chance do projeto ser bem sucedido

Em 22/04/2025 às 07h52

Imagem principal do artigo 10 exemplos de sites bem feitos para inspirar seu projeto em 2025

10 exemplos de sites bem feitos para inspirar seu projeto em 2025

Veja 10 exemplos de design de websites para inspirar a criação ou redesign do seu projeto neste ano

Em 17/04/2025 às 02h49 - Atualizado em 17/04/2025 às 02h50

Imagem principal do artigo Landing page vs site completo: o que escolher?

Landing page vs site completo: o que escolher?

A escolha certa entre um Site Completo e uma Landing Page é essencial para o sucesso do website. Mas qual escolher? Venha conosco para entender como tomar a melhor decisão

Em 15/04/2025 às 09h13

Imagem principal do artigo Site institucional: o que é e como fazer o seu | Passo a passo

Site institucional: o que é e como fazer o seu | Passo a passo

O Site Institucional pode ser muito interessante para as empresas ou organizações por vários motivos, entenda mais sobre neste artigo

Em 14/04/2025 às 11h52

Imagem principal do artigo Quanto custa um site profissional em 2025 | Entenda os preços e formatos

Quanto custa um site profissional em 2025 | Entenda os preços e formatos

O custo do website depende das funcionalidades e conteúdo, veja os principais tipos de websites e quais os preços médios para cada tipo

Em 07/04/2025 às 10h27 - Atualizado em 07/04/2025 às 10h29

Imagem principal do artigo Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Facilidade e agilidade para inserir diversas fotos em seus artigos direto do celular ou computador

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Design para Websites

Design para Websites

Aprenda o que é o design de um site, quanto custa, como fazer, qual o melhor programa, o que é o serviço e como escolher uma empresa de webdesign

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Veja como e qual a importância de cadastrar produtos no perfil de empresa do Google

Em 27/04/2023 às 13h42 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Acesse e veja como cadastrar seus serviços no Google Perfil de Empresa em 2023 para atrair mais clientes

Em 02/05/2023 às 15h13 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

A Eco Webdesign é a empresa de web design profissional ideal para criar sites profissionais e impactantes para sua marca. Mais de 13 anos no mercado.

Em 14/04/2023 às 14h04 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign