Como gerar leads todos os dias com seu site

Os leads são os resultados do uso do website como um PDV (ponto de venda). Veja como transformar o recebimento de leads em uma prática diária

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Gerando leads todos os dias com seu website

O que é o lead no marketing digital


O recebimento de leads é um dos objetivos principais da maioria dos websites, ou seja, as empresas investem no desenvolvimento e design de sites com a pretensão de retorno por meio dos leads. Mas afinal, o que são os leads?


De forma resumida, o lead é todo visitante que fornece seus dados para que a empresa retorne um contato. Por exemplo, uma pessoa acessa um site de uma empresa de jardinagem e deixa seu número de telefone, pois deseja um orçamento; a pessoa que deixou o telefone é um lead.


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O lead é um usuário satisfeito com o conteúdo que entra em contato por um link, formulário ou chat. Imagem gerada por AI

Inbound marketing (trabalho com conteúdo)


De forma geral, todo lead precisa ser um visitante de um site, independentemente do tipo de website (institucional, landing page, hotpage, etc), então precisamos, antes de tudo, de visitantes.


Para o website ter mais visitantes ou mais visitas das mesmas pessoas, temos um trabalho que se chama inbound marketing, o qual pode ser resumido em produção de conteúdo interessante para os visitantes e sua distribuição. O trabalho de produção de conteúdo é potencializado quando é realizado por especialistas em SEO.


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A produção de bom conteúdo é essencial para o recebimento de leads diariamente

A distribuição do conteúdo pode ser por redes sociais, campanhas por e-mail ou Whatsapp ou até mesmo por tráfego orgânico do Google e chatGPT.


Como o site precisa de visitantes para ter leads e, consequentemente, precisa de conteúdo para ter visitas, tudo começa no conteúdo ou trabalho de inbound marketing.


Campanhas para gerar leads


Outra forma de gerar leads é por meio de campanhas como a campanha PPC (pay per click, traduzindo: pague por clique) do Google Ads, onde é necessário basicamente a inserção de créditos e uma landing page (um site com 01 página) e sempre que alguém acessar essa página, você vai gastar seus créditos.


Nesse formato, é importante ficar atento à qualidade da landing page para garantir que os visitantes (os quais você pagou para estarem ali) realmente convertam em leads, ou seja, a LP precisa ter qualidade, realçar as vantagens competitivas e ser confiável.


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O Google Ads é um exemplo de plataforma com campanhas PPC. Somos Google Partners para essas campanhas

Como captar os contatos


Existem diversas formas, algumas mais tradicionais e outras mais modernas. Entretanto, podemos dizer que a captura é por meio de um formulário, seja ele o mais clássico (nome, telefone, e-mail e mensagem), mais modernos com artes, imagem do Whatsapp ou até chatbots com AI. Para capturar os contatos com qualidade, nós usamos o que chamamos de CTAS, leia mais sobre se quiser se aprofundar.


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Exemplo de nosso website, onde é possível clicar ou tocar no canto inferior esquerdo para falar pelo Whatsapp

Lidando com demandas e concorrências


Seja com tráfego orgânico ou pago, é importante entender que estamos falando de concorrência e demanda.


Por exemplo, se há muita oferta do que você faz, você vai gastar mais para aparecer e o visitante terá outras empresas para comparar os benefícios, ou seja, será mais difícil ter visitantes e transformá-los em leads.


Por isso é importante entender que lidamos com um ambiente competitivo e que precisa de investimentos, pois dificilmente (principalmente quando há muita concorrência) a primeira página do Google terá sites lentos, com problema de conteúdo ou que apresentem defeitos no celular. Veja erros comuns em websites que atrapalham sua indexação no Google.


Quanto mais investimento, melhor, desde que tenha qualidade


A qualidade do conteúdo, site e campanhas vem em primeiro lugar, entretanto, desde que haja qualidade, quanto mais, melhor. Isso significa, por exemplo, que um bom website com 10 páginas tende a ter menos lead que outro com 100 páginas e assim por diante.


O mais vale para campanhas de Google Ads, campanhas com mais investimento recebem mais visitantes e tendem a gerar mais tráfego, entretanto, é importantíssimo ficar atento a qualidade, como falamos acima.


Em um exemplo prático, vamos supor que uma campanha de Google Ads gaste R$ 1.000 por dia para ter visitas por R$ 10,00 o clique, em média, 100 visitas. Em um mês campanha irá levar 3.000 visitantes para sua landing page. A quantidade de visitantes transformados em leads vai depender da qualidade da sua landing page. Serão 3 (0,1%), 30 (1%), 300 (10%) ou mais? Isso depende da otimização da landing page para receber leads.


Tratamento dos leads


Por último, além de receber leads todos os dias, é necessário tratá-los corretamente também. Isso significa que respostas rápidas e cordiais são importantíssimas. Caso a resposta seja automatizada, não tem problema, desde que o lead se sinta atendido e com seu problema resolvido. O primeiro item é velocidade, o seguinte é qualidade do atendimento. Lembre-se que todo investimento para recebimento de leads pode não terminar em vendas reais se o tratamento não for realizado de forma correta.



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