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Em 14/05/2025 às 21h05
O recebimento de leads é um dos objetivos principais da maioria dos websites, ou seja, as empresas investem no desenvolvimento e design de sites com a pretensão de retorno por meio dos leads. Mas afinal, o que são os leads?
De forma resumida, o lead é todo visitante que fornece seus dados para que a empresa retorne um contato. Por exemplo, uma pessoa acessa um site de uma empresa de jardinagem e deixa seu número de telefone, pois deseja um orçamento; a pessoa que deixou o telefone é um lead.
De forma geral, todo lead precisa ser um visitante de um site, independentemente do tipo de website (institucional, landing page, hotpage, etc), então precisamos, antes de tudo, de visitantes.
Para o website ter mais visitantes ou mais visitas das mesmas pessoas, temos um trabalho que se chama inbound marketing, o qual pode ser resumido em produção de conteúdo interessante para os visitantes e sua distribuição. O trabalho de produção de conteúdo é potencializado quando é realizado por especialistas em SEO.
A distribuição do conteúdo pode ser por redes sociais, campanhas por e-mail ou Whatsapp ou até mesmo por tráfego orgânico do Google e chatGPT.
Como o site precisa de visitantes para ter leads e, consequentemente, precisa de conteúdo para ter visitas, tudo começa no conteúdo ou trabalho de inbound marketing.
Outra forma de gerar leads é por meio de campanhas como a campanha PPC (pay per click, traduzindo: pague por clique) do Google Ads, onde é necessário basicamente a inserção de créditos e uma landing page (um site com 01 página) e sempre que alguém acessar essa página, você vai gastar seus créditos.
Nesse formato, é importante ficar atento à qualidade da landing page para garantir que os visitantes (os quais você pagou para estarem ali) realmente convertam em leads, ou seja, a LP precisa ter qualidade, realçar as vantagens competitivas e ser confiável.
Existem diversas formas, algumas mais tradicionais e outras mais modernas. Entretanto, podemos dizer que a captura é por meio de um formulário, seja ele o mais clássico (nome, telefone, e-mail e mensagem), mais modernos com artes, imagem do Whatsapp ou até chatbots com AI. Para capturar os contatos com qualidade, nós usamos o que chamamos de CTAS, leia mais sobre se quiser se aprofundar.
Seja com tráfego orgânico ou pago, é importante entender que estamos falando de concorrência e demanda.
Por exemplo, se há muita oferta do que você faz, você vai gastar mais para aparecer e o visitante terá outras empresas para comparar os benefícios, ou seja, será mais difícil ter visitantes e transformá-los em leads.
Por isso é importante entender que lidamos com um ambiente competitivo e que precisa de investimentos, pois dificilmente (principalmente quando há muita concorrência) a primeira página do Google terá sites lentos, com problema de conteúdo ou que apresentem defeitos no celular. Veja erros comuns em websites que atrapalham sua indexação no Google.
A qualidade do conteúdo, site e campanhas vem em primeiro lugar, entretanto, desde que haja qualidade, quanto mais, melhor. Isso significa, por exemplo, que um bom website com 10 páginas tende a ter menos lead que outro com 100 páginas e assim por diante.
O mais vale para campanhas de Google Ads, campanhas com mais investimento recebem mais visitantes e tendem a gerar mais tráfego, entretanto, é importantíssimo ficar atento a qualidade, como falamos acima.
Em um exemplo prático, vamos supor que uma campanha de Google Ads gaste R$ 1.000 por dia para ter visitas por R$ 10,00 o clique, em média, 100 visitas. Em um mês campanha irá levar 3.000 visitantes para sua landing page. A quantidade de visitantes transformados em leads vai depender da qualidade da sua landing page. Serão 3 (0,1%), 30 (1%), 300 (10%) ou mais? Isso depende da otimização da landing page para receber leads.
Por último, além de receber leads todos os dias, é necessário tratá-los corretamente também. Isso significa que respostas rápidas e cordiais são importantíssimas. Caso a resposta seja automatizada, não tem problema, desde que o lead se sinta atendido e com seu problema resolvido. O primeiro item é velocidade, o seguinte é qualidade do atendimento. Lembre-se que todo investimento para recebimento de leads pode não terminar em vendas reais se o tratamento não for realizado de forma correta.
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