Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Antes de começarmos é importante saber que o Google oferece uma vasta documentação com recomendações para ter um ranqueamento melhor, o que vamos citar aqui são os erros mais comuns de acordo com o que pede a documentação.


Imagem nao_ranquear_google
Erros mais comuns que fazem o website não aparecer no Google.

Erro 1: O site é lento (mesmo que em alguns momentos) ou cai


Imagem site_lento
Imagem ilustrativa do site carregando, página não encontrada (404) ou com problemas

Este é o problema mais comum, é importante que o site carregue em menos de 2.5s em celulares e está entre os problemas mais comuns de perda de vendas ou contatos. Nós acompanhamos diversos projetos no Search Console e sabemos que o gráfico cai sempre que um site está lento ou fica offline, gerando inclusive várias notificações de falhas, o que pode até excluir o website do Google.

Como resolver o problema de um website lento

A velocidade do website está relacionado ao SEO técnico, ou seja, envolve a hospedagem codificação do website. Se a hospedagem não oferece uma rede de baixa latência, dificilmente o website terá uma competitividade grande. Na codificação, normalmente o maior vilão está nas imagens muito grandes para o celular ou carregamento de muitos recursos desnecessários

Itens para conferir:

✅ Hospedagem rápida

✅ Código otimizado


Erro 2: O conteúdo não é original, exclusivo ou interessante

É comum o Google ignorar várias páginas de um projeto por elas serem muito semelhantes ou sem originalidade. Isso pode acontecer dentro do website ou entre os websites disponíveis na web. Se o seu website possui informações (seja texto, imagens ou vídeos) iguais à outros, não faz sentido mostrar você ao invés do original. É importante entender que gerar textos com AI sem dados personalizados produzem conteúdo de baixa qualidade.

Como resolver o problema com o conteúdo

✅ Certifique-se que 75% do texto é produzido com originalidade

✅ As imagens do site são suas e não estão em vários sites pela web

✅ Produza  artigos evergreen de qualidade


Erro 3: O site não é feito para o visitante

Não é raro que as empresas criem sites para elas mesmas ou para ranquear no Google e o visitante, elemento mais importante, não é considerado. Pare de pensar no que você quer dizer e foque no que os clientes querem ouvir, isso aumentará a chance de seu website ranquear no Google naturalmente.

Como resolver o problema do website que não é feito para o visitante

✅ Remova conteúdos propositalmente feitos somente para aparecer no Google

✅ Coloque o visitante no centro, falando exatamente o que ele quer ouvir


Erro 4: O site parece quebrado ou não funciona

É comum a desistência da visita em websites que não funcionam corretamente, por exemplo, os botões não estão em posições certas, algo não carrega direito, precisa mover a tela para os lados para ver tudo, você aperta algo e nada acontece, entre muitos outros. Estes sintomas de site de baixa qualidade aumentam a dúvida e irritação do visitante, os quais podem optar por outro resultado no Google ao invés do seu.


Imagem bad_experience
Imagem ilustrativa de toques ou cliques perdidos pois o site não responde ou não faz o que o visitante imagina que fará

Lembre-se que seus visitantes estão acostumados com experiência incríveis em aplicativos que alto nível como Mercado Livre, Uber, iFood, Shopee, entre outros e espera que a experiência em seu site seja equivalente, ou seja, é melhor não ter um website do que ter um website ruim, pois ele não trará resultados.

Como resolver o site que parece quebrado ou não funciona

✅ O website precisa ser responsivo (com testes realmente severos e em diversos dispositivos)

✅ É necessário TESTAR todos os links, botões e itens navegáveis do website de forma exaustiva.


Conclusão

Há vários outros fatores que podem influenciar, inclusive, esse assunto não é somente abrangente, mas também dinâmico ,uma vez que o Google atualiza diariamente seus fatores de ranqueamento e tudo pode mudar a qualquer momento, portanto, é bom frisar sempre e mais uma vez que o bom conteúdo pensado em quem está usando (usuários) sempre será bom. Caso queira saber mais, temos um artigo dedicado a como aparecer no Google em 2025.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

Imagem principal do artigo 10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO

Em 25/04/2025 às 09h20

Imagem principal do artigo SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google

Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google

Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2024

SEO: Como aparecer no Google em 2024

Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.

Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22

Imagem principal do artigo Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.

Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53

Imagem principal do artigo Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.

Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO para franquias em 2025: como equilibrar as necessidades de franqueadores, franqueados e clientes para alcançar melhores resultados.

Em 17/02/2025 às 11h28 - Atualizado em 18/02/2025 às 16h09

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign