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Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27
Antes de começarmos é importante saber que o Google oferece uma vasta documentação com recomendações para ter um ranqueamento melhor, o que vamos citar aqui são os erros mais comuns de acordo com o que pede a documentação.
Este é o problema mais comum, é importante que o site carregue em menos de 2.5s em celulares e está entre os problemas mais comuns de perda de vendas ou contatos. Nós acompanhamos diversos projetos no Search Console e sabemos que o gráfico cai sempre que um site está lento ou fica offline, gerando inclusive várias notificações de falhas, o que pode até excluir o website do Google.
A velocidade do website está relacionado ao SEO técnico, ou seja, envolve a hospedagem e codificação do website. Se a hospedagem não oferece uma rede de baixa latência, dificilmente o website terá uma competitividade grande. Na codificação, normalmente o maior vilão está nas imagens muito grandes para o celular ou carregamento de muitos recursos desnecessários.
Itens para conferir:
✅ Hospedagem rápida
✅ Código otimizado
É comum o Google ignorar várias páginas de um projeto por elas serem muito semelhantes ou sem originalidade. Isso pode acontecer dentro do website ou entre os websites disponíveis na web. Se o seu website possui informações (seja texto, imagens ou vídeos) iguais à outros, não faz sentido mostrar você ao invés do original. É importante entender que gerar textos com AI sem dados personalizados produzem conteúdo de baixa qualidade.
✅ Certifique-se que 75% do texto é produzido com originalidade
✅ As imagens do site são suas e não estão em vários sites pela web
✅ Produza artigos evergreen de qualidade
Não é raro que as empresas criem sites para elas mesmas ou para ranquear no Google e o visitante, elemento mais importante, não é considerado. Pare de pensar no que você quer dizer e foque no que os clientes querem ouvir, isso aumentará a chance de seu website ranquear no Google naturalmente.
✅ Remova conteúdos propositalmente feitos somente para aparecer no Google
✅ Coloque o visitante no centro, falando exatamente o que ele quer ouvir
É comum a desistência da visita em websites que não funcionam corretamente, por exemplo, os botões não estão em posições certas, algo não carrega direito, precisa mover a tela para os lados para ver tudo, você aperta algo e nada acontece, entre muitos outros. Estes sintomas de site de baixa qualidade aumentam a dúvida e irritação do visitante, os quais podem optar por outro resultado no Google ao invés do seu.
Lembre-se que seus visitantes estão acostumados com experiência incríveis em aplicativos que alto nível como Mercado Livre, Uber, iFood, Shopee, entre outros e espera que a experiência em seu site seja equivalente, ou seja, é melhor não ter um website do que ter um website ruim, pois ele não trará resultados.
✅ O website precisa ser responsivo (com testes realmente severos e em diversos dispositivos)
✅ É necessário TESTAR todos os links, botões e itens navegáveis do website de forma exaustiva.
Há vários outros fatores que podem influenciar, inclusive, esse assunto não é somente abrangente, mas também dinâmico ,uma vez que o Google atualiza diariamente seus fatores de ranqueamento e tudo pode mudar a qualquer momento, portanto, é bom frisar sempre e mais uma vez que o bom conteúdo pensado em quem está usando (usuários) sempre será bom. Caso queira saber mais, temos um artigo dedicado a como aparecer no Google em 2025.
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