Criação de Lojas Virtuais
Crie sua Loja Virtual e comece a vender seus produtos on-line com uma ferramenta simples e fácil de usar.
Loja Virtual
Webdesign Profissional
Campanhas no Google
Mais
Portfólio da Eco Webdesign
Sobre a Eco Webdesign
Em 12/05/2025 às 20h53 - Atualizado em 13/05/2025 às 09h19
A importância da velocidade está tratada em praticamente toda documentação de SEO e pesquisas sobre experiência do usuário, porém, é importante lembrar que sua importância está no reflexo do que provavelmente já aconteceu com você em algum momento, onde você clicou em algo e nada aconteceu ou a tela ficou em branco carregando; falamos exatamente desta frustração.
Neste artigo vamos falar de elementos técnicos de SEO com foco em diminuir essa velocidade de carregamento, consequentemente oferecendo uma experiência melhor para quem navega.
O termo CDN é a abreviação para Content Delivery Network, a qual pode ser traduzida como Rede para Entrega de Conteúdo. Mas afinal, o que isso significa?
Simplificando, existem computadores na internet que são mais apropriados e configurados para entregar conteúdos de forma mais rápida e eficiente. Além disso, como falamos de uma rede, o computador usado para entregar o conteúdo pode ser o mais perto possível do visitante.
Você pode utilizar redes de entrega como o CloudFlare em nível de todo o website ou serviços como cdnjs, unpkg para scripts do site, outros de imagens (goCache, S3…) vídeos (utilizar o Youtube é uma boa ideia). Ou seja, ao utilizar esses serviços, o site pode ficar mais rápido devido a entrega de conteúdo descentralizada por regiões mais perto de você e também por serem especializados (menor chance de falha) neste tipo de entrega de conteúdo.
As imagens podem estar em CDN e isso pode ajudar muito, por exemplo, no Interago redimensionamos várias imagens automaticamente para que ela seja de um tamanho no computador e muito menor no celular.
É importante considerar o uso de formatos modernos como o WEBP, o qual permite compressão eficiente com uso de transparência. Lembre-se que aproximadamente 70% do tamanho do website está em suas mídias, então capriche em arquivos pequenos para seu site ficar rápido mesmo que acessado pelo 3G.
O PageSpeed Insights é uma ferramenta oficial do Google que mostra diversos pontos de aprimoramento no código para que o site fique mais rápido. Sua consulta permite dados valiosos como a classificação no Core Web Vitals (métrica baseada em visitas reais em seu website).
É essencial que a equipe técnica fique atenta aos dados do PageSpeed Insights, pois seus resultados podem refletir com boa fidelidade os problemas do website e não falamos só de performance, uma vez que ele também entrega notas para SEO e acessibilidade.
O Search Console também é uma ferramenta oficial do Google e em seu menu temos o tópico Experiência, onde encontramos os dados oficiais (por assim dizer) sobre o website estar ou não aprovado nas métricas do Web Vitals. A ferramenta permite ir além da aprovação, oferecendo insights de quais métricas precisam melhorar e onde, facilitando para a equipe de desenvolvimento a detecção e realização de reparos necessários.
Saindo um pouco do ecossistema Google, temos o Microsoft Clarity, o qual permite vere insights interessantes de mapa de calor, gravações e, mais importante para este artigo, a velocidade.
Em seu dashboard principal, temos a "Visão Geral de Desempenho” e “Desempenho da URL”, odne podemos ver as métricas do Web Vitals para os últimos dias em nível do site ou para páginas específicas.
Como falamos do Core Web Vitals, vale ressaltar que uma das suas três métricas é o LCP (Largest Contentful Paint) e pode ser traduzido como Renderização da Maior Parte Visível.
O LCP mede o tempo da tela branca (ou vazia) até o usuário conseguir consumir o conteúdo principal disponível na primeira dobra (tela do celular). Para o site ser aprovado nessa métrica, o conteúdo (maior parte visível) precisa carregar em menos de 2,5 segundos.
Ele está totalmente relacionada com a velocidade do website e é importantíssimo que seja considerada como elemento de melhoramento. Porém, lembre-se que ela trata o carregamento inicial e o ideal é que o site seja rápido em todo momento; não basta carregar rápido mas responder de forma lenta aos toques ou cliques.
A velocidade do website está totalmente relacionada com seu sucesso, em especial, a velocidade do carregamento inicial. É recomendado que o site carregue em menos de 2,5s, quando isso acontece, ele é aprovado no quesito LCP do Core WebVitals. É comum que o mais pesado no website sejam as imagens, então, otimizá-las é um ótimo caminho, além disso, o uso de CDNs como o CloudFlare também podem ajudar. Os websites que são criados com SEO avançado são teoricamente mais rápidos, uma vez que a velocidade do site é um item do SEO técnico.
As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços
Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23
Leonardo Negrão
· #seo
Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades
Em 08/05/2025 às 15h43
Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google
Em 06/05/2025 às 21h24
Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.
Em 06/05/2025 às 04h27
As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.
Em 05/05/2025 às 15h01
As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas
Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54
O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo
Em 29/04/2025 às 05h08
As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas
Em 28/04/2025 às 14h33
O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO
Em 25/04/2025 às 09h20
O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google
Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02
Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros
Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27
Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google
Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05
Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.
Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22
O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.
Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53
Jonathan Andrade Marckert
Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.
Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29
Como a web pode transformar sua empresa
Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.
Apresentação institucional da Eco Webdesign
Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024