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Em 10/06/2025 às 08h36 - Atualizado em 08/09/2025 às 16h13
O MPI tem passado por grandes transformações com a chegada da inteligência artificial e também mudanças de forma geral nos resultados de pesquisas.
Essas mudanças trouxeram desafios para 2025, por isso vamos abordar alguns tópicos importantes e atuais para entender a melhor forma de se posicionar na internet neste novo contexto.
Resposta curta: Sim!
Mas por que continua importante? Bom, a AI precisa ser abastecida, treinada e buscar conteúdos relevantes para gerar suas respostas. Essa busca por conteúdos relevantes envolve os melhores e mais confiáveis websites disponíveis.
Entendemos então que websites bem posicionados no Google e acompanhados no Google Search Console, assim como websites bem posicionados no Bing e também acompanhados pelo Bing Webmaster Tools, possuem maior chance de serem considerados, citados e referenciados.
Essa resposta abre o caminho para o próximo item, a relação do MPI com o SEO.
O marketing de posicionamento na internet engloba o SEO em sua totalidade, ou seja, podemos dizer que o MPI é mais amplo.
Enquanto o SEO busca otimização em nível técnico e no conteúdo, o marketing de posicionamento na internet (MPI) preocupa-se, além disso, com o planejamento da marca na internet, o que pode incluir, inclusive, vários websites.
Quando a consultoria de MPI é realizada de forma efetiva, o trabalho é 360 e envolve desde citações da marca em sites, comunidades ou grupos até análises de CRO (otimização da taxa de conversão), passando pelo SEO, o qual é mais direcionado em boas práticas website a website.
De acordo com o Guia de Avaliações de Qualidade utilizado pelo Google como base para influência no ranqueamento, há citações claras que a quantidade de esforço utilizada para criar o conteúdo importa.
Como assim esforço? Simples, para o conteúdo ser original, é necessário pesquisa e aprofundamento no assunto e seus desdobramentos, para que o mesmo seja exclusivo, é preciso personalização, assim como é necessário experiência para agregar ao conteúdo. Isso envolve os textos, produção de artes, fotos, vídeos e etc.
Lembre-se sempre de focar nas pessoas, essa é a melhor forma de ser "enxergado" pelos robôs que geram respostas generalizadas.
Não é de hoje que sites ruins ou conteúdos superficiais já não ranqueiam bem nas pesquisas e a tendência é que eles desapareçam devido ao padrão de qualidade que é cada vez maior e concorrência.
Os backlinks fazem parte do MPI, porém, é preciso responsabilidade e contexto. De forma geral, o backlink funciona quando um site de reputação maior, por exemplo, um veículo de mídia, cita outro menor, no caso, o beneficiado.
O backlink está associado ao trabalho de assessoria de imprensa digital, uma vez que a marca se posiciona em sites de forma estratégica para ter benefícios de autoridade.
É importante que os backlinks façam sentido na área, por exemplo, nós temos trabalhos de webdesign avaliados no awwwards e behance. O MPI precisa encontrar seu público e trabalhar os backlinks onde importa.
O uso da AI para as respostas aumenta gradualmente após a febre do ChatGPT ao oferecer respostas generativas cada vez mais interessantes para seus visitantes.
Sua ascensão envolveu uma verdadeira corrida, disputada por vários outros chats por AI, como o próprio Gemini do Google, Claude AI, entre outros e também dentro do próprio SERP (resultado de pesquisa) com o AI Overview e mais novo AI Mode, aba de resultados totalmente generativos.
Dentro do MPI, assim como temos o SEO, temos o GEO e também o AEO, os quais são:
O GEO busca ser considerado, no caso, o website e marca para fazerem parte da formulação da resposta generativa. Um bom GEO vai mencionar a marca e referênciar o website.
O AEO é ser a resposta ou ter uma menção direta. Por exemplo, ao perguntar para a Alexa "cite os melhores restaurantes de São Paulo", estar presente na resposta ou não é influência do AEO.
Caso queira mais detalhes sobre como ser citado na AI, temos artigos dedicados ao assunto.
✔️ A AI trouxe mudanças ao MPI, principalmente em 2025
✔️ O SEO (otimização para as buscas), ainda importa
✔️ O CRO (otimização para conversão) é importante para o MPI
✔️ Para o conteúdo aparecer, precisa de esforço e dedicação
✔️ Além do SEO e CRO, temos a GEO (ser considerado nas respostas de AI) e AEO (ser a resposa e referência) dentro do contexto do MPI
Sim, o MPI está mudando com a AI. O SEO como conhecemos (search engine optimization ou otimizações para mecanismos de buscas) está expandindo e ramificando em AEO e GEO, onde AEO são otimizações para respostas e GEO para conteúdo generativo produzido por AI.
O marketing de posicionamento na internet tem a função de, assim como aparecer no Google, proporcionar visibilidade para o conteúdo e bons posicionamento também na AI, como o chatGPT.
Quando o MPI é realizado com qualidade, a empresa ou marca é citada e referenciada também no chatGPT e demais AIs.
Sim, principalmente por dois pontos:
1) O site otimizado com o MPI tem nele o trabalho de SEO e o conteúdo já é exibido no Google naturalmente, assim como também apresenta uma navegação focada em conversões.
2) Os sites ou landing pages otimizados gastam menos com click nas campanhas de Google Ads.
Uma página de resultados totalmente gerada por AI. Entenda como essa mudança vai impactar o cenário de buscas e o papel dos websites
Em 09/06/2025 às 09h36
Leonardo Negrão
· #seo
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