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Em 23/08/2022 às 22h25 - Atualizado em 13/06/2025 às 11h21
O MPI começou com a popularização das pesquisas pela internet, especialmente as pesquisas no Google. Inicialmente restrita aos computadores, hoje as pesquisas estão em diversos dispositivos diferentes, como os celulares, tvs, tablets, assistentes para casa, relógios, entre outros. Há mais buscas hoje realizadas em celulares do que em computadores.
Além dos diferentes dispositivos, os aplicativos também receberam muitas atualizações e novas funcionalidades. Este avanço permite buscas em áudio, fotos, vídeos e resultados com uma riqueza de detalhes que agregam diversos websites, sistemas e até inteligência artificial generativa.
Todos os esforços são sempre focados em oferecer os melhores resultados para seus visitantes, ou seja, o Google quer que você tenha a resposta do que procura.
Desde então o MPI (marketing de posicionamento na internet) começou a se consolidar no mercado com a proposta de ficar nas primeiras posições das pesquisas, sendo que a grande maioria das pessoas resolvem suas dúvidas já na primeira página.
Diferente da maioria das mídias do marketing tradicional, o MPI consegue filtrar as pessoas pela forma como elas buscam. Por exemplo, ao colocar um outdoor em uma avenida, você terá uma fracção da atenção das pessoas que passam por ali e verão esse banner. O MPI, em contrapartida, só vai aparecer para quem busca e está interessado pelo que você faz ou oferece.
Além da exposição segmentada pelas buscas, os resultados também oferecem chance de interatividade, como ligar para sua empresa, ver mais informações no website, enviar mensagem para o atendimento via Whatsapp, entre outros.
A quantidade de buscas realizadas todos os dias é imensa e ocupar a primeira página significa aparecer para 95% dessas pesquisas para as palavras ou termos importantes para você. Se uma média de 1.000 pessoas pesquisarem por sua área por mês, 950 delas podem conhecer sua empresa. Exponencialmente, estes números podem aumentar consideravelmente a carteira de clientes de uma empresa.
O objetivo do MPI é muito simples: ficar nas primeiras posições das pesquisas do Google e demais buscadores para a maior quantidade possível de palavras e termos. Dessa forma, sempre que pesquisarem por palavras e termos relacionados a sua empresa, serviços e produtos você aparecerá.
Podemos dividir o trabalho de MPI em 3 etapas principais, as quais são:
Para criar um ótimo conteúdo é necessário planejamento e pesquisas técnicas para entender como o público busca por sua empresa e qual experiência deseja como resposta às suas dúvidas. As palavras usadas para realizar as pesquisas são chamadas como termos de pesquisa.
Para encontrar os termos de pesquisa, é possível utilizar técnicas e ferramentas, por exemplo:
Utilizar as sugestões do Google para entender o que as pessoas também pesquisam.
Usar ferramentas como o Google Trends para ver tendências e quais as formas de pesquisar são mais usadas.
Utilizar o Planejador de Palavras-chaves do Google Ads. Esta ferramenta exige uma conta do Google Ads e conhecimentos técnicos, porém, é vantajoso entendê-la pois além dos termos é possível ver a quantidade de vezes que cada termo é pesquisado.
Outras ferramentas de terceiros e pagas, como o SemRush pode ser também um grande apoio para captar palavras-chaves importantes e acompanhar o andamento do seu website, de forma geral.
Em posse dos termos começa o planejamento para aplicá-los no material da empresa que será utilizado no website, redes sociais e canais de forma geral. A técnica de fazer o website aparecer nas primeiras posições do Google se chama SEO (otimização nos mecanismos de busca, do inglês search engine optimization) e é o próximo item a ser abordado.
Aqui vem o trabalho que envolve a criação do site. É necessário que o site ofereça uma ótima experiência, seja rápido, bonito e com todas as técnicas recomendadas do Google para performance, acessibilidade e facilidade em dispositivos móveis devidamente aplicadas.
O Google tem se tornado cada vez mais rigoroso quanto à qualidade dos websites para garantir que as pessoas que estão buscando tenham uma experiência bem sucedida. Entre as exigências do Google para ficar nas primeiras posições, podemos citar:
Certificado de segurança: São os websites que iniciam com https e possuem um cadeado no navegador. Hoje os sites que não possuem o cadeado, ou seja, não conversam com o servidor de forma criptografada não possuem espaço nenhum nas buscas;Carregar rápido, muito rápido, principalmente nos celulares: Os sites não podem demorar mais de 2,5 segundos para carregar no celular. Essa demora irrita o visitante e mais ainda os que usam dados móveis como 3G;Com gancho no item anterior, o Google possui uma métrica que se chama Core Web Vitals e ela abrange 3 fatores: velocidade de carregamento (item anterior), a página não "chacoalhar" enquanto carrega e resposta ao receber um toque ou clique. Tecnicamente estas métricas são chamadas LPC, CLS e FID. O Google avalia se nos últimos 28 dias seu website passou nesses requisitos para ao menos 75% dos visitantes. O Web Vitals influencia diretamente no MPI;
Além dos dados técnicos acima, o próprio Google enfatiza que o mais importante é o conteúdo, sua originalidade, exclusividade e a experiência do usuário em relação a ele, por isso é importante se dedicar no planejamento das palavras-chaves e criar artes, artigos, vídeos e propagandas que são interessantes para as pesquisas. O Google gosta de visitas, se seu website recebe visitas por ser interessante, o Google vai te dar mais visitas ainda pela credibilidade.
Agora o importante é continuar o trabalho, conforme abordaremos abaixo.
Tão importante quanto os itens anteriores, o Google se interessa por sites em movimento, sempre evoluindo e possuem acessos. É muito importante que haja periodicidade das atualizações baseando-se na coleta de dados de visitas e ferramentas de apoio como o próprio Search Console do Google.
O Search Console é uma ferramenta do próprio Google que permite um acompanhamento profundo do desempenho no website nas buscas. Seu uso é fundamental para trabalhar com MPI.
Além do Search Console, ferramentas de acompanhamento como o Google Analytics (GA4) integra com o Search Console e outros e permite um minucioso acompanhamento de visitas, público e performance do conteúdo.
Para o acompanhamento do compartilhamento do website, ferramentas como o Bitly podem ajudar a ver o desempenho de links patrocinados ou específicos de forma fácil e gratuita. Por exemplo, ao compartilhar links em redes sociais com o Bitly, é extremamente fácil ver quantos cliques suas postagens receberam.
Com o site nas primeiras posições do Google para os termos relevantes de sua área de atuação sua empresa receberá acessos de maior qualidade e chance de cumprir seus objetivos, veja um exemplo abaixo:
Suponhamos que sua empresa seja da área de serviços de limpeza pós-obra;- Ao estudar sua área, concluímos que os termos "empresa que faz limpeza construção", "limpeza pós-obra e reforma" e "empresa de pós-obra em <sua cidade>" são muito relevantes;- Criamos páginas, textos e artes com os termos importantes;- Após alguns dias ou semanas, sua empresa aparece no Google em boas posições ao buscarem "empresa que faz pós-obra";- Quem acessa seu site encontra exatamente o que queria, uma empresa que faz esse serviço de pós-obra;- O visitante entra em contato com sua empresa para receber orçamentos;
Considerando que diariamente são realizadas milhares de pesquisas em contexto regional e milhões dependendo da área e área de atuação, o MPI pode gerar até centenas de orçamentos diários dependendo do investimento. É comum receber orçamentos diariamente até com investimentos relativamente baixos.
Para saber mais informações entre em contato com nossa equipe e veja como o MPI (marketing de posicionamento na internet) pode aquecer o comercial da sua empresa.
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