E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

De coleta de e-mails à testes A/B e disparos. Entenda mais sobre o mundo do e-mail marketing e como usá-la para gerar engajamento e resultados

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem Android App icon 5

O e-mail marketing, ou marketing por e-mail, constitui o conjunto de ações necessárias, sejam estratégicas ou de execução no dia a dia, para enviar e-mails de qualidade para sua lista. Podemos classificar como bons e-mails aqueles que são interessantes para serem abertos, lidos e clicados. A ação de clique pode ser para enviar uma mensagem pelo WhatsApp, comprar um produto, ou se registrar para um evento, ou seja, é um resultado positivo.

🚨 É importante destacar que o disparo de e-mail marketing exige responsabilidade; portanto, leia atentamente os dados a seguir:

  • A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) destaca que é necessário avisar o usuário antes de coletar seu e-mail sobre quais mensagens ele irá receber e se concorda com isso.
  • A identidade dos usuários precisa ser preservada e, de forma alguma, ser compartilhada sem seu consentimento.
  • O usuário pode solicitar a qualquer momento o fim do recebimento dos e-mails, e os disparos para o usuário devem parar imediatamente após a solicitação.


👇🏻 Agora que já vimos sobre as responsabilidades, vamos entender como funciona:


🎯 1. Você precisa de um objetivo para o envio do e-mail marketing

Este é o primeiro item fundamental para o sucesso de sua campanha, pois permite que você entenda o que precisa acontecer para ela ser bem-sucedida.

Depende do segmento. Veja exemplos:

Empresas que possuem websites institucionais podem usar o e-mail marketing para informar novidades.

Uma loja virtual pode usar o e-mail marketing para enviar cupons de desconto para carrinhos abandonados.

Indústrias que possuem websites institucionais podem usar o e-mail marketing para anunciar novos produtos no catálogo.

Após saber o que precisa acontecer com o e-mail para ajudar sua empresa, você está apto para o próximo passo.


🗂️ 2. Montando sua Lista de contatos

Podemos considerar sua base de contatos como seu principal ativo envolvido na ação de e-mail marketing, pois são os alvos dos envios. Entretanto, os contatos não podem ficar todos juntos de forma genérica, ou seja, eles precisam ser divididos em segmentos, tags ou pastas. Mesmo que cada aplicação use um nome diferente, o objetivo é o mesmo: separar e organizar.


Os contatos podem ser segmentados de diferentes formas, de acordo com interesses, envolvimento com sua empresa ou podem receber classificações especiais de acordo com o nível de engajamento com seus disparos.


O primeiro passo para ter uma base de contatos é coletá-los de forma responsável, como vimos acima. Sua coleta normalmente é feita por meio de um formulário em uma página (no rodapé dessa página tem o da Eco Webdesign como exemplo), onde há o consentimento do usuário. Podemos considerar os contatos em seu ERP ou sistema também válidos, entretanto, é importante que eles saibam que você usará seu e-mail para disparos.


Os disparos de e-mails são enviados para segmentos de contatos, desta forma você poderá se comunicar corretamente com cada público. Por exemplo, uma fábrica de casinhas para pets pode enviar informações sobre gatos para clientes segmentados por "Clientes com gatinhos" e sobre cachorros para clientes segmentados por "Clientes com cachorrinhos". O disparo segmentado tem maior chance de ser eficaz de acordo com os interesses de seu público.



🖌️ 3. Editando o Layout e mensagem dos e-mails

Pelo incrível que pareça, o layout do e-mail não é um tema tão simples como parece, pois ele precisa funcionar corretamente no computador, tablet e celular. Além disso, cada serviço de e-mail o "interpreta" de forma diferente, então um e-mail aberto no Gmail do celular Android pode ser exibido de forma diferente do mesmo e-mail aberto em um Macbook pelo aplicativo Mail. Felizmente, você não precisa se preocupar muito com isso se utilizar uma ferramenta que te ajuda a enviar e-mails bem formatados como o SendiBlue, MailChimp ou o Interago, nossa ferramenta.


A ferramenta resolve a questão do layout às vezes não é tudo, pois você precisa desenhar o e-mail e isso também pode ser complicado, afinal, o e-mail precisa ser, além de funcional, bonito. Por mais que as ferramentas ajudem, alguns conhecimentos de design podem ser um diferencial para o e-mail chamar atenção. Aqui na Eco Webdesign nós temos o serviço onde aproveitamos nossa experiência em webdesign para criar e-mails com melhor performance.


Pensando especificamente no conteúdo, o principal ponto a ser resolvido é que ele precisa ser interessante. O usuário ver o conteúdo já é uma conquista, o que significa que seu título foi bom; agora ele precisa de uma informação útil e com benefício real para continuar sua jornada até se tornar um resultado final.


Imagem MelaninaStorePhone
O e-mail precisa de um conteúdo que realmente chame atenção do se público e ofereça benefícios reais, sejam eles informativos ou promocionais


💬 4. Praticamente tudo é sobre títulos ou assuntos

Chegamos ao ponto mais importante e que merece um tópico específico: a maior responsabilidade do sucesso cai sobre o título. Se o título não for bom, o e-mail não será aberto e o conteúdo não será aproveitado. Ao abrir a caixa de e-mail ou receber uma notificação de novo e-mail, o usuário consegue ler o início do título e ele deve ser instigante a ponto de provocar a ação de abri-lo.

Devido à sua importância, é preciso realizar as medidas necessárias para ter a certeza de que o título é adequado. Para saber isso, há duas formas:

A primeira forma é a realização de Testes A/B. De forma resumida, você vai escrever dois títulos ou assuntos diferentes para o mesmo e-mail. O primeiro assunto (A) será entregue para uma parcela pequena de contatos, normalmente é de 10%, e o segundo (B) por sua vez, para outra parcela. Após algumas horas, a ferramenta de disparos verá quais e-mails foram mais abertos, as que possuem o Assunto A ou o B e enviará para os demais, em nosso exemplo, os 80% restantes. Com os testes A/B você garante que o melhor título tem mais chance de ser enviado para a maioria dos contatos.

Outra forma é observar padrões de acordo com os relatórios e para isso, seguimos para o próximo tópico.

Imagem testeAB
O objetivo do Teste A/B é entregar o melhor conteúdo para a maioria das pessoas


✉️ 5. Agora é só agendar os disparos e começar a coletar dados

Assim como os títulos e conteúdo, o sucesso dos e-mails também está atrelado a outros fatores como: dia da semana de envio e horário. Normalmente as empresas abrem menos seus e-mails aos finais de semana ou à noite, por exemplo.

Cada público possui um padrão específico, por isso a melhor forma de entender e traçar as melhores estratégias para sua lista é observando os dados, ou seja, quais e-mails possuem maior taxa de abertura e cliques. Essas análises permitem aperfeiçoar sua estratégia ao longo do caminho.

Imagem websiteMailing


E como funciona o e-mail marketing para quem quer começar?


O que abordamos até agora ajuda a entender melhor como funciona todo o processo de disparos e dicas para evitar alguns erros básicos, como enviar e-mails para contatos sem consentimento ou aproveitar o melhor dos títulos fazendo testes. Porém, para começar realmente, é necessário utilizar ferramentas profissionais que possuem as funcionalidades acima para realizar os disparos.


A ferramenta de e-mail marketing precisa gerenciar e segmentar listas, fazer testes A/B, permitir edição de templates, realizar os disparos em si, permitir que o usuário faça o descadastramento caso queira, coletar dados de problemas de envios e lidar com spam, entre outras.


Há diversas ferramentas disponíveis no mercado, algumas até permitem uma certa qualidade de disparos grátis para testar ou começar. Algumas delas são: Benchmark Mail, MailChimp, SendiBlue.


Aqui na Eco Webdesign nós usamos o Interago para fazer os disparos, pois é o mesmo painel que os clientes utilizam para gerenciar seu website, ou seja, o CMS. Por ser nativo, o formulário e identidade visual do e-mail conversa com a linguagem do website. Atualmente disponibilizamos testes gratuitos somente para clientes que possuem website conosco.

Quer ver como nós trabalhamos nosso e-mail marketing e saber mais sobre web para as empresas, cadastre-se


Gostou e está pronto para começar? Lembre-se de trabalhar com responsabilidade e traçar objetivos reais para seus disparos que a chance de tudo dar certo é altíssima! Ótimos resultados e engajamento.


Links dos serviços relacionados:


Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

E-mail Marketing: O que é e como funciona? Veja como começar

De coleta de e-mails à testes A/B e disparos. Entenda mais sobre o mundo do e-mail marketing e como usá-la para gerar engajamento e resultados

Em 14/03/2024 às 08h44 - Atualizado em 16/03/2024 às 09h36

Imagem principal do artigo Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico fala da importância de se ter um site

Thiago Nigro, o Primo Rico com Flávio Augusto falam da importância de se ter um site na estratégia para conseguir novos clientes.

Em 11/11/2022 às 09h24 - Atualizado em 13/11/2023 às 10h22

Imagem principal do artigo Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Entenda sobre a loja virtual que indexa no Google

Por que algumas lojas virtuais recebem mais visitas do gigante de buscas e outras não? Saiba mais sobre como estar entre os que aparecem mais!

Em 03/10/2023 às 13h47 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo O Core Web Vitals do Google irá mudar, entenda

O Core Web Vitals do Google irá mudar, entenda

O Core Web Vitals do Google é a principal métrica de desempenho dos sites para a classificação nas suas pesquisas, ele está mudando, entenda.

Em 16/05/2023 às 08h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Serviço de Web Design

Serviço de Web Design

Descubra o que um serviço de web design faz e como ele pode ajudar sua empresa a ter um site único e impactante.

Em 17/04/2023 às 15h33 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Diferenças entre Tráfego Pago nas Redes Sociais e no Google

Diferenças entre Tráfego Pago nas Redes Sociais e no Google

Descubra qual a melhor opção para aumentar as vendas da sua empresa: investir em tráfego pago nas redes sociais ou no Google? Confira neste artigo!

Em 13/04/2023 às 21h09 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Site Personalizado - Tenha um Design Único para sua Empresa

Site Personalizado - Tenha um Design Único para sua Empresa

Descubra como um site personalizado, diferente de um customizado, pode elevar a credibilidade da sua empresa e aumentar seu faturamento

Em 13/04/2023 às 21h38 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Como Vender Mais Pela Internet

Como Vender Mais Pela Internet

Veja os 9 assuntos mais relevantes para se saber como vender mais pela internet.

Em 06/04/2023 às 17h30 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Diferença entre Site Institucional e Loja Virtual: Qual a melhor?

Diferença entre Site Institucional e Loja Virtual: Qual a melhor?

Está em dúvida se deve criar um site institucional ou uma loja virtual para a sua empresa? Saiba as diferenças e qual pode ser a melhor opção.

Em 11/04/2023 às 11h30 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Como Fazer seu Site Indexar no Google Mais Rápido

Como Fazer seu Site Indexar no Google Mais Rápido

Veja dicas valiosas de como fazer seu site indexar mais rápido no Google. Apenas criar o conteúdo não é suficiênte.

Em 31/03/2023 às 22h27 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

25 vantagens do Interago como o painel de seu website

Praticidade, velocidade e mais resultados. Veja porque o Interago é o painel ideal para sua empresa.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign