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Em 12/05/2025 às 08h50
As pequenas empresas precisam de criatividade para lidar com os desafios do dia a dia e crescer com qualidade, por isso separamos 10 estratégias interessantes para que as MPES (Micro e Pequenas Empresas), ao praticarem, tenham resultados a curto prazo, veja se você já se beneficia de todas.
O Whatsapp Business é uma versão do Whatsapp parecida com o convencional (não se preocupe, ao baixá-lo, você terá seus contatos e conversas), entretanto, ele possui mais ferramentas para o empresário, como um perfil com informações gerais, horários de funcionamento e até catálogo de produtos. O Whatsapp Business enriquece seu perfil e pode aumentar a quantidade de pessoas em contato com sua empresa.
Além disso, disponível no Whatsapp convencional e Business, o uso do Status pode ser uma excelente ferramenta para divulgar novidades, produtos, serviços, entre outros; o recurso possui uma adesão interessante e ficará disponível para seus contatos visualizarem.
Página para saber mais e baixar o Whatsapp Business
O Instagram é uma rede social com mais de 130 milhões de usuários brasileiros e está no celular da maioria das pessoas. Pesquisas dizem que o uso checa a aproximadamente 1h por dia, contando várias checagens no aplicativo ao longo do dia.
A rede social é importante para o brasileiro e é importante para o empresário, consequentemente. Tente ser natural e se possível, utilize perfis de persona junto com empresariais para alavancar sua marca, além disso, fique atento às mensagens da comunidade e direct; respostas rápidas e perfis ativos são mais suscetíveis ao sucesso.
O Facebook é uma rede social relevante por ter aproximadamente 100 milhões de usuários de brasileiros conectados, mesmo que não esteja em expansão, é interessante para a marca também ter conteúdo na rede social. Como o Whatsapp, Instagram e Facebook são da Meta, convém atualizar e integrar os assuntos entre as redes sempre que possível.
Essa estratégia é específica para lojas e comercializantes de produtos, as quais podem aumentar e capilarizar seus produtos pela internet por meio de marketplaces como o Mercado Livre, Shopee, entre outros. Os marketplaces abrem canais adicionais de PDV (pontos de venda) e podem ser uma virada de chave para as empresas começaram e se firmarem na internet.
Quer dar os primeiros passos? Veja como anunciar um produto no Mercado Livre e Quais os passos para começar a vender na Shopee.
Essa ferramenta é literalmente imprescindível para as MPEs, pois possui muito destaque nas pesquisas do Google. O Google Perfil Empresas está associado ao serviço de mapa, onde a empresa marca seu local físico e ativa diversos recursos importantíssimos como avaliações, fotos da empresa e visitantes, comentários, além de outros. A ferramenta permite que novas empresas conhecam sua empresa ao buscarem o que você oferece em suas proximidades.
O domínio é o endereço do site. Ao criar um domínio (e o valor é baixíssimo por ano para a grande maioria) você pode também ter seu próprio e-mail.
O domínio abre portas para a criação de um website (item a seguir) e também formatação profissional de seus e-mails. Este pode ser um passo valioso para seu negócio na internet.
Entre todos os itens que falamos até agora, o website para receber leads pode ser o mais difícil de realizar sozinho e pode ser necessário a ajuda de um webdesigner profissional. Não desanime pela dificuldade ou necessidade de investimento e foque nos resultados. Os websites podem ser poderosos para receber acessos pelo Google ou aumentar a credibilidade e convencimento para fechamentos de boas parcerias e contratos.
Para criar uma boa campanha do Google Ads é necessário um bom site ou landing page (página que o visitante acessará ao clicar no anúncio) e domínio, uma vez que eles estão relacionados. A campanha do Google Ads pode ampliar o recebimento de contatos, leads ou até vendas uma vez que você adiciona créditos no Google e só paga quando alguém clica em seu anúncio.
Os vídeos curtos dominaram a internet e estão no coração do brasileiro, por isso é importante utilizar ferramentas como o Youtube Shorts para fazer produção de conteúdo para sua empresa. A própria proposta permite um custo normalmente menor de produção e pode ser muito útil para aparecer no Google e aumentar a autoridade da empresa, além de alcançar novos clientes.
As lives ganharam uma proporção impressionante no período da pandemia e continuam em alta. As lives podem ser muito interessantes para sua empresa promover sorteios, novidades, eventos entre outros de forma engajada com seus clientes e comunidade de forma geral. Seja no Youtube, Instagram, Facebook ou LinkedIn, considere criar lives para falar com seu público.
A pequena empresa precisa ser dinâmica, atenta e, principalmente, precisa mirar onde as coisas acontecem. Com essas dicas de estratégias focamos no que é rápido, importante e pode trazer um retorno rápido quando utilizado. Caso precise de ajuda com algum destes itens ou mais, fale com nossa equipe, somos especialistas em marketing digital para MPEs.
Essa poderosa ferramenta do marketing digital pode aumentar vendas, gerar leads ou influenciar o visitante a realizar ações importantes em seu website
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Leonardo Negrão
· #webparaempresas
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