Criação de Lojas Virtuais
Crie sua Loja Virtual e comece a vender seus produtos on-line com uma ferramenta simples e fácil de usar.
Loja Virtual
Webdesign Profissional
Campanhas no Google
Mais
Portfólio da Eco Webdesign
Sobre a Eco Webdesign
Em 05/05/2025 às 15h01
O Google possui uma documentação oficial sobre as Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (em inglês), que aborda de forma ampla o assunto para uma variedade de sites. Segundo o documento de visão geral das diretrizes (Search Quality Rater Guidelines: An Overview, inglês) este sistema de avaliação possui aproximadamente 16.000 avaliadores e fala 80 idiomas diferentes, onde temos para o nosso cenário LATAM aprox. 1.000 avaliadores.
Os testes são rigorosos para qualificar os websites e, segundo a própria documentação, o objetivo do Page Quality (PQ), ou Qualificador da Página, o objetivo geral é avaliar a eficiência de uma página em atingir seus objetivos.
Há uma seção específica na documentação (Parte 1, Tópico 4.0), que enfatiza de forma interessante a ênfase para conteúdos de baixa qualidade quando o propósito do website é “duvidoso” em relação ao benefício real que ele pode trazer ao visitante. Essas páginas são classificadas como “Páginas de qualidade mais baixa".
O trecho a seguir é uma tradução do conteúdo sobre propósito da página:
É importante entender este conceito, onde o conteúdo com maior probabilidade de ter bons resultados nas pesquisas é aquele que é pensado desde o início no usuário, ou seja, tem seu propósito no benefício de quem está consumindo o conteúdo e não para quem está criando.
Não é incomum ver websites que pensam somente nos benefícios de ter o website, onde o SEO é, inclusive, um dos focos para ter tráfego das pesquisas orgânicas, e isso inclui produção tendenciosa ou viciada de conteúdo para atingir estes meios. Conforme na documentação, estes sites possuem mais chance de serem classificados como baixa qualidade, perdendo posição para outros que pensaram no usuário.
O pensamento no propósito precisa ficar em primeiro lugar e perguntas como as que estão a seguir podem ajudá-lo a começar:
Qual problema do visitante é resolvido ao acessar meu webiste?O visitante chega ao seu website com um problema e ele precisa sair com a resolução, seja ela se entreter, informar, falar com alguém, solicitar um serviço, realizar uma compra ou outros.
O que minha audiência (visitantes) realmente querem?Às vezes pensamos saber o que as pessoas querem, entretanto, é necessário pesquisas com os usuários, entrevistas e estudos de mercado para saber o que as pessoas querem e como elas buscam por isso, aumentando assim a chance de sucesso ao produzir um conteúdo direcionado para seu nicho de visitantes.
Como eu posso me preparar mais para ajudar meus visitantes?Websites e aplicativos que se preocupam em entregar mais para o visitante sempre possuem novidades, atualizações, modernidades no layout e novas funcionalidades. O Google está atento para isso e bonifica quem se esforça.Como me conectar melhor com meus visitantes para melhorar sua experiência?O website é criado para as pessoas e não para os robôs. E pessoas gostam de pessoas. Utilize seu conteúdo para se conectar com seus visitantes, use redes sociais, colha feedbacks e avaliações.
O que incentiva uma pessoa a acessar meu website?Há milhares de websites na internet e dependendo do seu ramo, pode haver até centenas de concorrentes. A questão aqui é como se diferenciar, o que tem de mais interessante, original e exclusivo em seu conteúdo para que o visitante pense: "Compensa acessar este website, vamos lá!".
Este é outro item que também está presente na documentação sobre o MC (Main Content ou conteúdo principal do site), a saber, esforço para a produção do conteúdo.
Veja a tradução dos trechos que falam exatamente sobre o tema:
De forma geral, a página precisa de uma dedicação e esforço suficientes para que o MC (Main Content ou conteúdo principal do site) atinja seus objetivos. A questão é que isso nem sempre acontece por falta de esforços.
A falta de esforço pode ser caracterizada de diversas formas e não está relacionada a ferramentas específicas como editores de texto, imagens, AI ou outras; mas sim na falta de empenho necessário para ter o mérito do propósito cumprido.
Veja alguns exemplos básicos de falta de esforço para produzir um conteúdo em relação ao que se espera:
❌ O texto é copiado de outro site e as palavras são somente trocadas por sinônimos;✅ A leitura de outros sites é para dominar o assunto, enquanto seu texto terá opiniões profundas e exclusivas sobre o tema.
❌ Falta de referências bibliográficas, comprovações científicas ou fontes para validar as informações;✅ O conteúdo é embasado com referências de autoridade do setor, os quais possuem links e detalhes sobre os trechos citados.❌ Textos com pesquisas muito básicas só juntando alguns links sem profundidade ou opinião;✅ As pesquisas são complexas, demoradas e incluem conclusões. A pesquisa pode ir além da internet com entrevistas, eventos presenciais e assinatura de conteúdos fechados.
❌ Conteúdo e títulos apelativos em detrimento às fontes que validam o conteúdo;✅ Título e conteúdo pensando em enaltecer a riqueza do conteúdo e objetivos quanto à mensagem
Nós vivemos em um cenário com muitas facilidades, por exemplo, quem trabalhava com web em meados de 2000 sabe a dificuldade que era para criar uma arte, possuir uma foto ou ter referências para um texto - este trabalho artesanal naturalmente está propensoa mais originalidade e exclusividade uma vez que ou ele é assim, ou não existiria.
Atualmente temos muitas ferramentas facilitadores como bancos de imagens, as próprias pesquisas e a AI para gerar qualquer tipo de material com pequenos prompts. Hoje é mais fácil produzir spam de baixa qualidade. Porém, como vimos na própria documentação oficial do Google, há muito empenho para dar menos créditos para quem trabalha dessa forma; ou seja, o esforço precisa ser grande e com propósitos claros e objetivos (o que é complexo de conseguir), independente da ferramenta utilizada. Não se iluda com o poder da criação em massa e foque em seu visitante e suas necessidades.
As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços
Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23
Leonardo Negrão
· #seo
Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades
Em 08/05/2025 às 15h43
Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google
Em 06/05/2025 às 21h24
Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.
Em 06/05/2025 às 04h27
As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas
Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54
O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo
Em 29/04/2025 às 05h08
As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas
Em 28/04/2025 às 14h33
O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO
Em 25/04/2025 às 09h20
O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google
Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02
Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros
Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27
Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google
Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05
Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.
Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22
O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.
Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53
Jonathan Andrade Marckert
Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.
Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29
SEO para franquias em 2025: como equilibrar as necessidades de franqueadores, franqueados e clientes para alcançar melhores resultados.
Em 17/02/2025 às 11h28 - Atualizado em 18/02/2025 às 16h09
Como a web pode transformar sua empresa
Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.
Apresentação institucional da Eco Webdesign
Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024