SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Introdução


O Google possui uma documentação oficial sobre as Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (em inglês), que aborda de forma ampla o assunto para uma variedade de sites. Segundo o documento de visão geral das diretrizes (Search Quality Rater Guidelines: An Overview, inglês) este sistema de avaliação possui aproximadamente 16.000 avaliadores e fala 80 idiomas diferentes, onde temos para o nosso cenário LATAM aprox. 1.000 avaliadores


Os testes são rigorosos para qualificar os websites e, segundo a própria documentação, o objetivo do Page Quality (PQ), ou Qualificador da Página, o objetivo geral é avaliar a eficiência de uma página em atingir seus objetivos.


Ênfase para o propósito do website


Há uma seção específica na documentação (Parte 1, Tópico 4.0), que enfatiza de forma interessante a ênfase para conteúdos de baixa qualidade quando o propósito do website é “duvidoso” em relação ao benefício real que ele pode trazer ao visitante. Essas páginas são classificadas como “Páginas de qualidade mais baixa".


O trecho a seguir é uma tradução do conteúdo sobre propósito da página: 


A classificação Mais Baixa é exigida se a página for criada para beneficiar o proprietário do website (por exemplo, para ganhar dinheiro) com pouquíssima ou nenhuma tentativa de beneficiar os visitantes do website ou servir a um propósito benéfico de outra forma.


É importante entender este conceito, onde o conteúdo com maior probabilidade de ter bons resultados nas pesquisas é aquele que é pensado desde o início no usuário, ou seja, tem seu propósito no benefício de quem está consumindo o conteúdo e não para quem está criando. 


Não é incomum ver websites que pensam somente nos benefícios de ter o website, onde o SEO é, inclusive, um dos focos para ter tráfego das pesquisas orgânicas, e isso inclui produção tendenciosa ou viciada de conteúdo para atingir estes meios. Conforme na documentação, estes sites possuem mais chance de serem classificados como baixa qualidade, perdendo posição para outros que pensaram no usuário.


O pensamento no propósito precisa ficar em primeiro lugar e perguntas como as que estão a seguir podem ajudá-lo a começar:

Qual problema do visitante é resolvido ao acessar meu webiste?
O visitante chega ao seu website com um problema e ele precisa sair com a resolução, seja ela se entreter, informar, falar com alguém, solicitar um serviço, realizar uma compra ou outros.


O que minha audiência (visitantes) realmente querem?
Às vezes pensamos saber o que as pessoas querem, entretanto, é necessário pesquisas com os usuários, entrevistas e estudos de mercado para saber o que as pessoas querem e como elas buscam por isso, aumentando assim a chance de sucesso ao produzir um conteúdo direcionado para seu nicho de visitantes.


Como eu posso me preparar mais para ajudar meus visitantes?
Websites e aplicativos que se preocupam em entregar mais para o visitante sempre possuem novidades, atualizações, modernidades no layout e novas funcionalidades. O Google está atento para isso e bonifica quem se esforça.

Como me conectar melhor com meus visitantes para melhorar sua experiência?
O website é criado para as pessoas e não para os robôs. E pessoas gostam de pessoas. Utilize seu conteúdo para se conectar com seus visitantes, use redes sociais, colha feedbacks e avaliações.


O que incentiva uma pessoa a acessar meu website?
Há milhares de websites na internet e dependendo do seu ramo, pode haver até centenas de concorrentes. A questão aqui é como se diferenciar, o que tem de mais interessante, original e exclusivo em seu conteúdo para que o visitante pense: "Compensa acessar este website, vamos lá!".

Imagem foque_nas_pessoas
Foque nas pessoas para chegar nos robôs e não diretamente nos robôs. Imagem gerada por AI modificada

Esforço para a produção do conteúdo


Este é outro item que também está presente na documentação sobre o MC (Main Content ou conteúdo principal do site), a saber, esforço para a produção do conteúdo.


Veja a tradução dos trechos que falam exatamente sobre o tema:


O Conteúdo Principal (MC) é criado com pouco ou nenhum esforço, tem pouca ou nenhuma originalidade e não agrega valor em comparação com páginas similares na web.


O Conteúdo Principal (MC) é criado com tão pouco esforço, originalidade, talento ou habilidade que a página não consegue atingir seu propósito.

De forma geral, a página precisa de uma dedicação e esforço suficientes para que o MC (Main Content ou conteúdo principal do site) atinja seus objetivos. A questão é que isso nem sempre acontece por falta de esforços. 


A falta de esforço pode ser caracterizada de diversas formas e não está relacionada a ferramentas específicas como editores de texto, imagens, AI ou outras; mas sim na falta de empenho necessário para ter o mérito do propósito cumprido.


Veja alguns exemplos básicos de falta de esforço para produzir um conteúdo em relação ao que se espera:


❌ O texto é copiado de outro site e as palavras são somente trocadas por sinônimos;
✅ A leitura de outros sites é para dominar o assunto, enquanto seu texto terá opiniões profundas e exclusivas sobre o tema.


Falta de referências bibliográficas, comprovações científicas ou fontes para validar as informações;
✅ O conteúdo é embasado com referências de autoridade do setor, os quais possuem links e detalhes sobre os trechos citados.

Textos com pesquisas muito básicasjuntando alguns links sem profundidade ou opinião;
✅ As pesquisas são complexas, demoradas e incluem conclusões. A pesquisa pode ir além da internet com entrevistas, eventos presenciais e assinatura de conteúdos fechados.


Conteúdo e títulos apelativos em detrimento às fontes que validam o conteúdo;
✅ Título e conteúdo pensando em enaltecer a riqueza do conteúdo e objetivos quanto à mensagem


Conclusão


Nós vivemos em um cenário com muitas facilidades, por exemplo, quem trabalhava com web em meados de 2000 sabe a dificuldade que era para criar uma arte, possuir uma foto ou ter referências para um texto - este trabalho artesanal naturalmente está propensoa mais originalidade e exclusividade uma vez que ou ele é assim, ou não existiria. 

Atualmente temos muitas ferramentas facilitadores como bancos de imagens, as próprias pesquisas e a AI para gerar qualquer tipo de material com pequenos prompts. Hoje é mais fácil produzir spam de baixa qualidade. Porém, como vimos na própria documentação oficial do Google, há muito empenho para dar menos créditos para quem trabalha dessa forma; ou seja, o esforço precisa ser grande e com propósitos claros e objetivos (o que é complexo de conseguir), independente da ferramenta utilizada. Não se iluda com o poder da criação em massa e foque em seu visitante e suas necessidades.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Um bom SEO também é um bom AIO: Como aparecer no ChatGPT, Google AI Mode e outras AIs

Um bom SEO também é um bom AIO: Como aparecer no ChatGPT, Google AI Mode e outras AIs

Até onde o bom SEO interfere nas exibições nas AIs e influencia no GEO? Veja neste artigo pesquisas e informações interessantes sobre as duas técnicas.

Em 11/11/2025 às 08h19 - Atualizado em 14/11/2025 às 07h58

Imagem principal do artigo MPI: Como posicionar sua empresa na internet em 2025

MPI: Como posicionar sua empresa na internet em 2025

Como o MPI pode gerar benefícios para uma empresa mesmo com as transformações constantes no cenário das buscas e uso da AI? Confira dicas essenciais.

Em 10/06/2025 às 08h36 - Atualizado em 10/09/2025 às 09h19

Imagem principal do artigo O que esperar do AI Mode, nova aba dos resultados de pesquisas do Google

O que esperar do AI Mode, nova aba dos resultados de pesquisas do Google

Uma página de resultados totalmente gerada por AI. Entenda como essa mudança vai impactar o cenário de buscas e o papel dos websites

Em 09/06/2025 às 09h36

Imagem principal do artigo Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.

Em 28/05/2025 às 21h21 - Atualizado em 29/05/2025 às 09h09

Imagem principal do artigo Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

O marketing de conteúdo é um grande aliado à autoridade da marca e comunicação com seu público. Veja 5 itens essenciais para criar ótimos conteúdos

Em 27/05/2025 às 02h38 - Atualizado em 27/05/2025 às 14h23

Imagem principal do artigo O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

Entenda o que envolve a otimização da taxa de conversão e como aplicar essas técnicas corretamente.

Em 26/05/2025 às 08h42 - Atualizado em 27/05/2025 às 01h29

Imagem principal do artigo O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

SEO vs AEO vs GEO - Como a otimização de conteúdo está se redefinindo para gerar ótimas experiências para os visitantes e também robôs

Em 16/05/2025 às 08h25

Imagem principal do artigo Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

A velocidade do website é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO técnico. Veja formas simples de torná-lo mais rápido

Em 12/05/2025 às 20h53 - Atualizado em 13/05/2025 às 09h19

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign