SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail
Imagem seo_servicos
Imagem ilustrativa de SEO para Serviços

Para que serve o SEO para sites de serviços?


O SEO para sites de serviços possui um objetivo muito simples: transmitir pelo conteúdo principal do website as vantagens, informações gerais e características da prestação de serviços do dono do website e, principalmente, promover mecanismos para atender bem o visitante, onde normalmente temos o link para o Whatsapp, ligação ou outros.


O trabalho de SEO visa enfatizar suas vantagens em meio aos concorrentes para promover destaque e mais cliques na busca.


Melhorando o website de serviços para aparecer no Google


Para que o website de serviços apareça no Google, o primeiro ponto é que ele funcione de uma forma excelente para celulares e seja rápido. Falamos várias vezes em nossos artigos que o visitante está acostumado com o iFood, Nu Bank, Uber, Mercado Livre, entre outros que oferecem uma experiência incrível na internet e com seu website precisa ser assim também, ou seja, ter um webdesign profissional que converte.


Como melhorar o website de serviços

✅ O site precisa ser rápido e não deve cair. Veja erros comuns em websites de forma geral

✅ O conteúdo precisa ser objetivo e resolutivo quanto à intenção do visitante


Imagem melhorando_website
Para aparecer no Google, o website precisa oferecer uma ótima experiência para o visitante. Reprodução: Imagem gerada por AI

CTA e conteúdo para sites de serviços


O CTA, do inglês call to action, pode ser traduzido para chamada para ação. Resumidamente, são os pontos do site onde o visitante pode tocar ou clicar para realizar uma ação que você deseja. No caso do site de serviços, por exemplo, é natural ter o propósito de receber orçamentos, pedidos ou agendamentos, onde o conteúdo e design do site precisam ser pensados para este fim por meio de bons botões de ação.


Imagem exemplo_CTAs
Exemplo de CTAs em sites institucionais

O conteúdo do site precisa tirar as dúvidas dos prospectos (futuros clientes) e é uma ótima oportunidade de mostrar suas vantagens, conteúdo exclusivo de clientes atendidos e seus depoimentos. Não seja econômico ao mostrar seu trabalho e lembre-se que uma foto original (por exemplo) vale muito mais do que imagens geradas por AI ou genéricas. 


Imagem conteudo_real
Exemplo do site da Maria Brasileira utilizando conteúdo real ao invés de imagens genéricas. Reprodução: blog.mariabrasileira.com.br

Como melhorar o CTA e conteúdos

✅ Coloque botões com nomes intuitivos e fáceis de serem encontrados. Veja mais detalhes sobre o que é CTA no marketing digital e como criar os melhores

✅ Tire conteúdos genéricos e adicione os próprios


Meta dados: Avisando o robô sobre o que você faz


Entrando em um escopo mais técnico, temos os meta dados ou dados estruturados. Eles são códigos que o visitante não vê (ficam escondidos), mas que ajudam o Google a entender melhor e de forma mis organizada seu conteúdo. Por meio destes códigos conseguimos falar para o robô sobre horários de atendimento, preços praticados, categorias de serviços, pontos de contato, entre muitos outros. É essencial que os meta dados estejam bem feitos para ter destaque no SEO para serviços.

Imagem structured-data-explainer
Exemplo de dados estruturados (original em inglês), o código e como pode aparecer no Google. Reprodução: Google Search Console for Developers

Como resolver os metadados

✅ Certifique-se com o desenvolvedor se ele está usando os dados estruturados conforme a documentação do Google

✅ Utilize a ferramenta https://search.google.com/test/rich-results do Google para testar os dados estruturados da sua página

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

Imagem principal do artigo 10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO

Em 25/04/2025 às 09h20

Imagem principal do artigo SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google

Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02

Imagem principal do artigo Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros

Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google

Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2024

SEO: Como aparecer no Google em 2024

Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.

Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22

Imagem principal do artigo Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.

Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53

Imagem principal do artigo Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.

Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO para franquias em 2025: como equilibrar as necessidades de franqueadores, franqueados e clientes para alcançar melhores resultados.

Em 17/02/2025 às 11h28 - Atualizado em 18/02/2025 às 16h09

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign