Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Introdução


Este artigo possui a finalidade de introduzir novidades e recomendações de forma geral do Google, caso precise de informações mais completas, temos artigos dedicados em como aparecer no Google em 2025


Imagem 0b490cbf-dba6-4057-9cc9-fcce82a4453b
Imagem ilustrativa - como o robô lê e entende websites. Reprodução: Internet

As 5 últimas atualizações do Google: Core Updates


O Google normalmente faz de 8 a 10 atualizações essenciais por ano, as quais são chamadas de Core Updates. As atualizações visam melhorar e atualizar as pesquisas de forma geral. Por exemplo, com os avanços de sites utilizando AI, foram realizadas diversas atualizações para tratar este conteúdo gerado com AI de baixa qualidade (um erro que muitos sites podem estar cometendo) e também exibir resultados em respostas por AI (Ai Overview) nas buscas. Veja abaixo as últimas atualizações e um resumo do que mudou:


👉🏻 Março de 2025: Essa foi a primeira atualização essencial (core update) de 2025. Não há informações diretas falando sobre conteúdo criado por inteligência artificial, entretanto, a documentação oficial menciona “recompensar conteúdo original” e “reduzir a visibilidade de conteúdo menos útil”. Entendemos que esse core update abrange a qualidade de conteúdo (originalidade e profundidade), onde o generalismo da AI deixa a desejar.

👉🏻 Dezembro de 2024: O último update do ano foi dedicado, entre outros tópicos, aos termos de caldas longas e resultados mais específicos, assim como “agregar mais valor ao usuário”.


👉🏻 Novembro de 2024: Esse core update mirou a parte técnica, ressaltando sites com qualidade superior na experiência mobile dos usuários.


👉🏻 Agosto de 2024: Esse update  trouxe novidades nas intenções dos usuários, buscando assim entender de forma ainda melhor o que o usuário deseja, mesmo que as palavras-chave inseridas não sejam exatamente o que o usuário precisa.


👉🏻 Março de 2024: Update totalmente focado em reduzir a exibição de “conteúdo de baixa qualidade”, ou seja, principalmente spam ou conteúdo genérico. Não há menção direta à conteúdo gerado por inteligência artificial, entretanto, percebe-se que a ação busca tirar SPAM e conteúdo repetitivo das buscas, priorizando quem produz conteúdo de valor e exclusivo.


A partir da documentação do Google: Como funciona seu algoritmo


É importante citar que estamos falando de um conteúdo totalmente simplificado e resumido para leitores que não possuem formação técnica, mas sim, empreendedores, donos de negócios ou pessoas que possuem um website.


Bom, o Google busca ou rastreia sites a todo momento, esse rastreamento é feito por um robô que “lê” o website (existem formas de ajudar o Google a ler melhor seu website) como se estivesse usando um celular (o nome é Google mobile bot, o qual pode ser traduzido como robô de dispositivo móvel do Google). Então se o site não é legal em celulares, provavelmente aqui começam os problemas.


Ao ler os websites, o Google divide os conteúdos, classifica as páginas e alimenta sua base de inteligência. Assim os websites elegíveis (bons), podem aparecer nas suas redes de Pesquisa, Notícias, Discover e Maps. Veja o vídeo abaixo do canal Google Search Central sobre Como a Pesquisa Google indexa as páginas (o vídeo é em inglês, mas é possível colocar legenda em português).


Para um site ser exibido, ele precisa (como falamos acima) ser bom, onde os critérios avaliam a autoridade do conteúdo, sua qualidade, originalidade, experiência do visitante e quantidade de visitas (sim, o Google gosta de sites muito visitados). Quando um site possui muitas visitas, as pessoas falam sobre ele e há uma chance dele ser útil, quando muitos sites miram para um site específico chamamos essa “mira” de backlink e isso está em destaque desde os primórdios das pesquisas.


Sabemos também que existem milhares e milhares de fatores de ranqueamento, os quais julgam quais sites são melhores para o melhor momento em tempo real. Isso inclui a quantidade de vezes que o site aparece nas pesquisas, quantos cliques recebe e como os visitantes se comportam dentro do site e realizam outras buscas.


O que os especialistas dizem sobre o algoritmo do Google


Separamos alguns trechos interessantes de citações de grandes nomes do Google sobre as pesquisas do Google e que, consequentemente, estão associados ao algoritmo das buscas de alguma forma. Nós traduzimos do original em inglês com opiniões do nosso time:


John Mueller em abril de 2025 via X

Comentário original:

It's not about aiming for a perfect score, but rather ensuring your site offers a good and usable experience for visitors on all devices. Focus on real improvements.


Tradução:

Não é sobre marcar a pontuação perfeita, mas acertar com certeza que seu website oferece uma boa a útil experiência para os visitantes em todos os dispositivos. Foque em melhoramentos reais.


Nossa opinião:

Neste trecho, vemos que o conteúdo e foco no usuário estão acima de métricas que marcam pontos como o Page Speed Insights. Ao se preocupar com o usuário, a pontuação será boa e não tem problema se não for perfeita.


Martin Splitt em abril de 2025 via X

Comentário original:

Make sure Googlebot can actually see your content. If it relies solely on client-side rendering and crucial elements aren't rendered early, it can be a problem for indexing.


Tradução:

Tenha certeza que o Google Bot pode realmente ver seu conteúdo. Se ele (conteúdo) depende unicamente da renderização pelo cliente (navegador) e elementos essenciais não aparecem rápido, pode acontecer um problema de indexação.


Nossa opinião:

Há muito conteúdo de Martin Splitt focado em renderização, principalmente de sites que utilizam muito javascript. Nessa situação, entendemos que a demora para carregamento pode trazer problemas para a indexação, principalmente se as informações mais importantes demorem para ser exibidas.


Gary Illyes em abril de 2025 em um podcast do segmento:

Comentário original:

Our goal remains the same: to connect users with the most helpful and reliable information. How we achieve that might evolve with technology, but the user need is constant.


Tradução:

Nossos objetivos continuam os mesmos: conectar usuários aos conteúdos que mais ajude-os e às informações mais confiáveis. As formas de conquistar isso pode evoluir com a tecnologia, mas a necessidade do usuário é constante.


Nossa opinião:

O algoritmo do Google busca resolver este problema final: ajudar os usuários com informações úteis e confiáveis. Se seu website oferece esse tipo de informação, o algoritmo busca encontrar conteúdos como o seu. Isso mostra mais uma vez a ênfase na satisfação do visitante ao consumir seu conteúdo.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

Imagem principal do artigo 10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO

Em 25/04/2025 às 09h20

Imagem principal do artigo SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google

Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02

Imagem principal do artigo Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros

Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google

Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2024

SEO: Como aparecer no Google em 2024

Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.

Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22

Imagem principal do artigo Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.

Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53

Imagem principal do artigo Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.

Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO para franquias em 2025: como equilibrar as necessidades de franqueadores, franqueados e clientes para alcançar melhores resultados.

Em 17/02/2025 às 11h28 - Atualizado em 18/02/2025 às 16h09

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign