Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

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Introdução


Este artigo possui a finalidade de introduzir novidades e recomendações de forma geral do Google, caso precise de informações mais completas, temos artigos dedicados em como aparecer no Google em 2025


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Imagem ilustrativa - como o robô lê e entende websites. Reprodução: Internet

As 5 últimas atualizações do Google: Core Updates


O Google normalmente faz de 8 a 10 atualizações essenciais por ano, as quais são chamadas de Core Updates. As atualizações visam melhorar e atualizar as pesquisas de forma geral. Por exemplo, com os avanços de sites utilizando AI, foram realizadas diversas atualizações para tratar este conteúdo gerado com AI de baixa qualidade (um erro que muitos sites podem estar cometendo) e também exibir resultados em respostas por AI (Ai Overview) nas buscas. Veja abaixo as últimas atualizações e um resumo do que mudou:


👉🏻 Março de 2025: Essa foi a primeira atualização essencial (core update) de 2025. Não há informações diretas falando sobre conteúdo criado por inteligência artificial, entretanto, a documentação oficial menciona “recompensar conteúdo original” e “reduzir a visibilidade de conteúdo menos útil”. Entendemos que esse core update abrange a qualidade de conteúdo (originalidade e profundidade), onde o generalismo da AI deixa a desejar.

👉🏻 Dezembro de 2024: O último update do ano foi dedicado, entre outros tópicos, aos termos de caldas longas e resultados mais específicos, assim como “agregar mais valor ao usuário”.


👉🏻 Novembro de 2024: Esse core update mirou a parte técnica, ressaltando sites com qualidade superior na experiência mobile dos usuários.


👉🏻 Agosto de 2024: Esse update  trouxe novidades nas intenções dos usuários, buscando assim entender de forma ainda melhor o que o usuário deseja, mesmo que as palavras-chave inseridas não sejam exatamente o que o usuário precisa.


👉🏻 Março de 2024: Update totalmente focado em reduzir a exibição de “conteúdo de baixa qualidade”, ou seja, principalmente spam ou conteúdo genérico. Não há menção direta à conteúdo gerado por inteligência artificial, entretanto, percebe-se que a ação busca tirar SPAM e conteúdo repetitivo das buscas, priorizando quem produz conteúdo de valor e exclusivo.


A partir da documentação do Google: Como funciona seu algoritmo


É importante citar que estamos falando de um conteúdo totalmente simplificado e resumido para leitores que não possuem formação técnica, mas sim, empreendedores, donos de negócios ou pessoas que possuem um website.


Bom, o Google busca ou rastreia sites a todo momento, esse rastreamento é feito por um robô que “lê” o website (existem formas de ajudar o Google a ler melhor seu website) como se estivesse usando um celular (o nome é Google mobile bot, o qual pode ser traduzido como robô de dispositivo móvel do Google). Então se o site não é legal em celulares, provavelmente aqui começam os problemas.


Ao ler os websites, o Google divide os conteúdos, classifica as páginas e alimenta sua base de inteligência. Assim os websites elegíveis (bons), podem aparecer nas suas redes de Pesquisa, Notícias, Discover e Maps. Veja o vídeo abaixo do canal Google Search Central sobre Como a Pesquisa Google indexa as páginas (o vídeo é em inglês, mas é possível colocar legenda em português).


Para um site ser exibido, ele precisa (como falamos acima) ser bom, onde os critérios avaliam a autoridade do conteúdo, sua qualidade, originalidade, experiência do visitante e quantidade de visitas (sim, o Google gosta de sites muito visitados). Quando um site possui muitas visitas, as pessoas falam sobre ele e há uma chance dele ser útil, quando muitos sites miram para um site específico chamamos essa “mira” de backlink e isso está em destaque desde os primórdios das pesquisas.


Sabemos também que existem milhares e milhares de fatores de ranqueamento, os quais julgam quais sites são melhores para o melhor momento em tempo real. Isso inclui a quantidade de vezes que o site aparece nas pesquisas, quantos cliques recebe e como os visitantes se comportam dentro do site e realizam outras buscas.


O que os especialistas dizem sobre o algoritmo do Google


Separamos alguns trechos interessantes de citações de grandes nomes do Google sobre as pesquisas do Google e que, consequentemente, estão associados ao algoritmo das buscas de alguma forma. Nós traduzimos do original em inglês com opiniões do nosso time:


John Mueller em abril de 2025 via X

Comentário original:

It's not about aiming for a perfect score, but rather ensuring your site offers a good and usable experience for visitors on all devices. Focus on real improvements.


Tradução:

Não é sobre marcar a pontuação perfeita, mas acertar com certeza que seu website oferece uma boa a útil experiência para os visitantes em todos os dispositivos. Foque em melhoramentos reais.


Nossa opinião:

Neste trecho, vemos que o conteúdo e foco no usuário estão acima de métricas que marcam pontos como o Page Speed Insights. Ao se preocupar com o usuário, a pontuação será boa e não tem problema se não for perfeita.


Martin Splitt em abril de 2025 via X

Comentário original:

Make sure Googlebot can actually see your content. If it relies solely on client-side rendering and crucial elements aren't rendered early, it can be a problem for indexing.


Tradução:

Tenha certeza que o Google Bot pode realmente ver seu conteúdo. Se ele (conteúdo) depende unicamente da renderização pelo cliente (navegador) e elementos essenciais não aparecem rápido, pode acontecer um problema de indexação.


Nossa opinião:

Há muito conteúdo de Martin Splitt focado em renderização, principalmente de sites que utilizam muito javascript. Nessa situação, entendemos que a demora para carregamento pode trazer problemas para a indexação, principalmente se as informações mais importantes demorem para ser exibidas.


Gary Illyes em abril de 2025 em um podcast do segmento:

Comentário original:

Our goal remains the same: to connect users with the most helpful and reliable information. How we achieve that might evolve with technology, but the user need is constant.


Tradução:

Nossos objetivos continuam os mesmos: conectar usuários aos conteúdos que mais ajude-os e às informações mais confiáveis. As formas de conquistar isso pode evoluir com a tecnologia, mas a necessidade do usuário é constante.


Nossa opinião:

O algoritmo do Google busca resolver este problema final: ajudar os usuários com informações úteis e confiáveis. Se seu website oferece esse tipo de informação, o algoritmo busca encontrar conteúdos como o seu. Isso mostra mais uma vez a ênfase na satisfação do visitante ao consumir seu conteúdo.


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