Criação de Lojas Virtuais
Crie sua Loja Virtual e comece a vender seus produtos on-line com uma ferramenta simples e fácil de usar.
Loja Virtual
Webdesign Profissional
Campanhas no Google
Mais
Portfólio da Eco Webdesign
Sobre a Eco Webdesign
Em 11/11/2025 às 08h19 - Atualizado em 14/11/2025 às 07h52
O SEO começou em meados da década de 90 com o propósito de fazer com que sites aparecessem melhor nas buscas, em especial, do Google. Logo se percebeu que estar na frente gera mais visibilidade e visitas e isso pode ser decisivo em diversos mercados.
Com a AI e ChatGPT com respostas em formato de conversa, essa batalha de posicionamento também entrou neste formato, porém, não há mais uma lista com posições, e sim websites que são citados e outros, não.
O GEO, que pode ser traduzido como otimização para mecanismos generativos, veio exatamente com este propósito, unir técnicas para um website ser citado mais que outro, sendo assim uma opção mais confiável para a AI; daí vem também o termo AIO, otimização para inteligência artificial.
Podemos dizer que, essencialmente, um website com bom SEO já possui um bom GEO ou AIO. Mas, por que podemos dizer isso?
Simples, uma vez que um site com bom SEO possui autoridade, conteúdo interessante e exclusivo, além de boa qualidade técnica, tudo isso se aplica de forma positiva para a AI, afinal, é o que ela também precisa para saber para garantir uma resposta confiável e adequada para a intenção de seus visitantes.
Ao analisar 250 sites do Interago, por exemplo, podemos concluir que mais de 90% dos que possuem mais acesso no Google também recebem mais acessos do chatGPT do que os demais. Mas isso significa que os mesmos sites serão exibidos em ambos para os mesmos termos? Não.
Mas, não pense que as coisas funcionam da mesma forma. Um estudo do Ahref mostra que, em média, 12% das respostas da AI mostram um site no Top 10 Google, aliás, a maior parte sequer está ranqueada no top 100.
A forma como o ChatGPT (e AIs de forma geral) formatam a resposta é essencialmente diferente. As respostas são “montadas" com um mix de fontes que avaliam cada pergunta de forma granular, onde cada serviço de AI exibe fontes ou cita websites conforme seus próprios interesses de acordo com cada etapa da conversa. Por exemplo, o Google exibe fontes de website em mais de 75% das vezes no AI Overview, pois é parte de sua estratégia.
Existem estratégias que valem a pena focar em termos de GEO, por isso vamos listar abaixo 10 itens de SEO que todo site precisa e 3 específicos de GEO que vale a pena pensar sobre.
O termo esforço é utilizado diversas vezes na documentação do Google quando se refere ao conteúdo, seja nos Qualificadores de Qualidade, quanto na explicação sobre EEAT, entre outros.Mas afinal, o que isso significa? De forma prática e resumida, houve pesquisa para produzir o conteúdo, observação de dados, atenção à escrita e isso envolve também o trabalho nas mídias de imagem e vídeo. O conteúdo produzido com esforço é interessante, original e exclusivo. O conteúdo gerado com baixo esforço é comum, genérico e copiado.
O rastreamento do site começa com a visita de um robô, ou seja, todos os sites recomendado pelo Google ou AI receberam uma visita, seus respectivos links visitados e o conteúdo, no mínimo, processados. As empresas como Google, OpenAI e outras não revelam quanto tempo seu robô “espera" para o site carregar, entretanto, sabemos por métricas como o WebVitals que o site deve carregar em menos de 2,5 segundos seu elemento mais importante, seja ela uma imagem ou bloco de texto
Aproveitando o item anterior, quando o site cai ou apresenta erros, o robô não pode ler ele. A complexidade disso aumenta (assim como a necessidade de observar bem os melhores) na medida que o site expande. Os sites com milhares ou milhões de páginas podem apresentar muitos direcionamentos (3xx), erros 5xx ou páginas não encontradas (4xx). Outro problema comum é o site encaminhar links não encontrados para a inicial, o que bagunça o conteúdo já processado pelos robôs, assim como os caminhos antes e posterior ao link problemático.
Infelizmente, isso não é tão óbvio pelo fato do website ser uma engenharia que envolve layout, conteúdo e interatividade. Muitas vezes o website não é focado em resolver o problema do visitante, mesmo sendo bonito e todo animado. Por exemplo: Quando o visitante quer o telefone de uma loja, dê a ele o telefone sem precisar rolar, apertar botões ou interagir com elementos.Quanto mais simples, melhor, e isso se refere ao MC (main content) da página e sua capacidade de resolver problemas reais.
Nem tudo é conteúdo, o site é um software, principalmente os mais dinâmicos e interativos. Dependendo do código do site, o robô pode se deparar com 1 mega de conteúdo que não interessa ou, em um bom cenário, com 100kB que contém tudo o que ele precisa. Em situações reais, o robô perde tempo e nem encontra o que precisa porque o código não entrega o que precisa.
Sim, estamos falando de backlinks e eles importam. Se uma marca, empresa, pessoa ou entidade é citada de forma positiva e há link entre sites que comprovam isso, há benefícios de boa reputação. Os backlinks precisam acontecer naturalmente, assim como avaliações, menções gerais da marca e UGC de forma geral, no caso, o próximo item.
A sigla UGC vem do inglês user generated content e pode ser traduzido literalmente para conteúdo feito por pessoas. Este tipo de conteúdo podem gerar provas sociais importantes que vão de comentários à depoimentos e vídeos que agregam valor ao conteúdo. Naturalmente, o conteúdo gerado por pessoas é exclusivo e endossa ainda mais o conteúdo que foi gerado com esforço.
Os websites geralmente são divididos em tópicos e, dependendo da quantidade de conteúdo, há níveis de profundidade para facilitar o visitante a encontrar o que lhe interessa. Semelhante à pastas no sistema operacional, quanto mais organizado o conteúdo for, mais fácil também será para o robô ler e categorizá-lo, assim como focar no conteúdo que interessa e não em links de passagem como listas ou buscas (desde que não seja isso o que interessa para o visitante).
Quando uma pessoa faz uma pergunta semelhante a "Quanto custa um cursinho de medicina integral”, nitidamente ela quer um preço ou valor; se o site da escola que oferece esse curso não possui valor, não faz sentido colocá-lo para participar dessas buscas. De forma semelhante, uma busca por “estacionamento 24h perto de guarulhos” priorizará os locais que deixam claro em seus sites, catálogos de empresas, Google Maps e demais serviços o termo “24 horas”. Dê às pessoas o que elas querem e não o que você quer dar.
Este item possui um caráter mais técnico e trata o fato de tentar cometer abusos sem ser percebido afim de se destacar. ⚠️ Isso não é bom e não compensa gastar tempo com isso ao invés de gastar tempo com qualidade técnica e de conteúdo.
O FAQ é vastamente conhecido por “Perguntas frequentes”, geralmente disposto em listas de perguntas e respostas. E o que um tipo de conteúdo tão clássico tem a ver com a AI? Tudo, pois as perguntas e respostas objetivas são ótimas para o treinamento de conteúdo generativo, onde é possível aprender sem rodeios uma vasta quantidade de conteúdo ao consumir pouco texto.
Além de ser um aprimoramento do Google com visibilidade de performance no Search Console, vale a pena pensar neste tipo de conteúdo também no cenário das AIs.
A AI generativa, como o próprio nome diz, pode pesquisar diversas origens e sintetiza seu aprendizado para criar novos textos, o que reduz consideravelmente a importância deste esforço ao criar um conteúdo.
De forma resumida, seu conteúdo não é mais “importante" porque você pesquisou algumas fontes e expôs dados e referências sem trazer nada de novo. Isso a AI faz tranquilamente e, provavelmente, precisa de menos água do que você.
Neste artigo nós falamos que de 250 sites analisados do Interago, mais de 90% dos que mais recebem visitas orgânicas no Google, também recebem mais visitas vindas pelo chatGPT. Essa informação não está em lugar nenhum, além daqui; caso esteja, foi replicada daqui. A AI, assim como o Google, quererem que você contribua online oferecendo informações novas e importantes para os visitantes, pois está realmente fácil criar resumos do que já existe.
Elimine traços de subjetividade, de forma geral. Elementos como “sobre”, “autor" e “organização" ajudam em GEO devido ao fato de permitir o cruzamento de informações importantes que comprovam a veracidade e autoridade do conteúdo de forma geral. Ou seja, um estudo com números reais realizado por uma organização respeitada, produzido por pessoas especializadas e com interação de pessoas reais possui uma “pontuação” melhor para ser citado.
O SEO quando pensa na qualidade do conteúdo do conteúdo e técnica do website, ajuda. De acordo com os sites do Interago, a maioria dos sites que possuem acesso pelo Google, também recebem acesso pelo chatGPT.
Não necessariamente. O ChatGPT e outras AIs utilizam uma forma diferente de analisar as entradas do visitante e elaborar suas respostas, onde dependendo da circunstância, pode ser citado empresas, pessoas, sites, vídeos, entre outros no decorrer da conversa.
É a AI Overview, gerada pela pesquisa do Google, onde os sites do Top 10 aparecem em até 75% das respostas. Segundo o Ahref.
É a autoridade do conteúdo e de quem gera o conteúdo. Quanto mais informações a AI possui da fonte para gerar credibilidade, melhor. Comparando ao SEO tradicional, é o EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiança).
Espero que este post ajude na produção de seus conteúdos, ótimos resultados!
Como o MPI pode gerar benefícios para uma empresa mesmo com as transformações constantes no cenário das buscas e uso da AI? Confira dicas essenciais.
Em 10/06/2025 às 08h36 - Atualizado em 10/09/2025 às 09h19
Leonardo Negrão
· #seo
Uma página de resultados totalmente gerada por AI. Entenda como essa mudança vai impactar o cenário de buscas e o papel dos websites
Em 09/06/2025 às 09h36
O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.
Em 28/05/2025 às 21h21 - Atualizado em 29/05/2025 às 09h09
O marketing de conteúdo é um grande aliado à autoridade da marca e comunicação com seu público. Veja 5 itens essenciais para criar ótimos conteúdos
Em 27/05/2025 às 02h38 - Atualizado em 27/05/2025 às 14h23
Entenda o que envolve a otimização da taxa de conversão e como aplicar essas técnicas corretamente.
Em 26/05/2025 às 08h42 - Atualizado em 27/05/2025 às 01h29
SEO vs AEO vs GEO - Como a otimização de conteúdo está se redefinindo para gerar ótimas experiências para os visitantes e também robôs
Em 16/05/2025 às 08h25
A velocidade do website é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO técnico. Veja formas simples de torná-lo mais rápido
Em 12/05/2025 às 20h53 - Atualizado em 13/05/2025 às 09h19
As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços
Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23
Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades
Em 08/05/2025 às 15h43
Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google
Em 06/05/2025 às 21h24
Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.
Em 06/05/2025 às 04h27
As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.
Em 05/05/2025 às 15h01
As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas
Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54
O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo
Em 29/04/2025 às 05h08
As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas
Em 28/04/2025 às 14h33
Como a web pode transformar sua empresa
Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.
Apresentação institucional da Eco Webdesign
Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024