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Em 09/06/2025 às 09h36
No dia 5 de maio de 2025 o Google publicou o que eles chamam de expansão do AI Overview (atual caixa com resposta gerada por inteligência artificial) para o AI Mode, uma aba onde o SERP (resultado das pesquisas) é totalmente generativo.
A novidade ainda não está disponível no Brasil, atualmente somente os norte-americanos podem utilizá-la de forma gratuita. Ainda não há previsão de sua chegada ao Brasil (maio de 2025), porém, podemos esperar a nova feature em breve, considerando que o AI Overview foi lançado no EUA e chegou ao Brasil 3 meses depois.
O AI Mode utiliza uma versão personalizada do Gemini 2.0, modelo de AI do Google disponível para chat em https://gemini.google.com/app , conforme a corrida frenética de novos modelos muda diariamente, provavelmente isso expandirá evolutivamente para o SERP também.
Conforme a documentação, os resultados contarão respostas generativas, cards de comparações e outros recursos ricos, principalmente para produtos, além de resultados web (sim, os websites), conforme falaremos um pouco mais a seguir.
Conforme as demonstrações, vídeos e relatos de usuários que já utilizam no EUA de forma experimental, os sites são exibidos em cards com imagens, favicon, título do artigo ou página, além de nome do domínio.
O visual realmente para o AI Overview expandido, onde os links são distribuídos como fontes a serem consultados da resposta gerada em tempo real.
Segundo declarações do CEO da Google Sundar Pichai, o uso de AI nos resultados não está atrapalhando o tráfego na web e que os links distribuídos na composição da resposta recebem até mais cliques que a disposição convencional.
Conforme a imagem do vídeo Introdução à AI Mode (inglês) , os links são distribuídos como 🔗 ao lado das respostas ou de forma rica em cards ou outros elementos inteligentes.
Mesmo com essa citação direta, é possível perceber em diversos cenários que há uma temerosidade em relação ao tráfego orgânico de forma geral na era da AI. Há linhas de pensamento falando sobre a “Era do zero click” do inglês Zero-click Era, onde as respostas geradas por AI consomem os conteúdos e não direcionam o tráfego para as fontes originais.
De qualquer forma, observamos transformações de forma geral no cenário de SEO, Campanhas de Google Ads e tráfego por origem de outras AIs como o ChatGPT.
O Google sempre enfatiza em sua documentação e Core Updates, atualizações que ocorrem várias vezes por ano e impactam toda a web, que o conteúdo de qualidade, original e exclusivo sempre terá espaço, ou seja, quem foca na experiência do visitante e em agradar sua audiência, corre riscos menores.
Não é de hoje que o SERP (resultado de pesquisa) tem mudado e dividindo espaços antigamente todo destinado aos websites para outros recursos como mapas, perguntas e respostas, widgets, vídeos curtos, imagens, top stories, AI Overview e etc. No futuro do SEO, precisa entender como trabalhar bem e com qualidade para estar de forma capilarizada nestes novos formatos e ser a melhor opção para o Google.
Antigamente considerávamos de forma irrefutável que estar na primeira página do Google significava o top 10 nas posições, hoje podemos descer esse número para 5 ou 4, e isso vai se transformar novamente com a AI Mode onde um ponto é uma verdade irrefutável: o website e o conteúdo precisam ser cada vez melhores.
Provavelmente este é o aspecto mais transformador do formato da busca como conhecemos. O Google sempre enfatizou que seu objetivo é fazer com que o visitante saia rápido dele para usufruir da sua resposta, bom, não mais.
Essa transformação vem ocorrendo lentamente, mas com o AI Mode, o choque será muito maior. Quando um visitante busca um lugar e o mapa que aparece diretamente na pesquisa, ele se resolve, assim como os interessados na previsão do tempo encontram sua resposta diretamente no resultado das pesquisas.
Com o AI Mode, a caixa para conversar com a AI mostra uma semelhança grande com o ChatGPT, onde as conversas continuadas são mais interessantes para o ecossistema do que a evasão do visitante.
Isso pode mudar muita coisa e isso pode vir de forma otimista, por exemplo, as visitas podem ser mais qualificadas, uma vez que ela consumiu mais informação durante o processo conversacional diretamente na busca.
Esta jornada é comum no processo de conversão de um visitante, onde a evolução do conhecimento acontece de forma progressiva, assim como a confiança para realizar determinada ação. É provável que este processo com a AI Mode aconteça em sua maioria no próprio Google ou, em algumas situações, até totalmente. Em demonstrações no Google I/O, o gigante das buscas mostrou experimentos de funcionalidades que fazem a compra diretamente pela conversa pela AI, mostrando que essa integração dos websites com os serviços de AI podem se tornar não apenas mais um recurso, mas também a garantia de sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo.
O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.
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Leonardo Negrão
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