Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail


Introdução


Ao falarmos de tráfego, nos referimos aos acessos (visitas) no website, Instagram ou outros serviços específicos. Neste artigo falaremos especificamente sobre websites, nossa especialidade. 


Quando os visitantes acessam seu website de forma natural, digitando o endereço no navegador (tráfego direto), por meio de buscas ou outros, chamamos esse fluxo de tráfego orgânico. O tráfego pago, por sua vez, envolve investimento em publicidade para que a visita ocorra de forma induzida, ou seja, não natural.

Veja mais detalhes abaixo sobre o que é e as características de cada tipo.


O que é o tráfego orgânico

Existem algumas formas de segmentar o tráfego orgânico, a saber:


👉🏻 Acesso direto: O visitante digita a URL no navegador, lê o link do website com QR Code ou navega internamente entre os links do website.


👉🏻 Acesso pelas buscas: Devido a sua importância, quando nos referimos ao tráfego orgânico, estamos nos referindo, na maioria das vezes, às visitas pela busca do Google. Para receber este tipo de acessos, precisa entender bem como aparecer no Google.


👉🏻 Referência em outros websites: Quando um site diferente adiciona um link para o seu chamamos isso de backlink. Os backlinks são formas de ter acessos naturais vindos de outros websites que não são necessariamente serviços de buscas.


👉🏻 Referência em redes sociais: As pessoas podem divulgar os links do website nas redes sociais e por eles, chegarem os acessos. Os acessos de redes sociais são backlinks, entretanto, com peso de qualidade normalmente inferiores a outros websites.  


👉🏻 Referência por mensagens ou outros aplicativos: Quando o website é compartilhado em outros meios como Whatsapp ou outros aplicativos de mensagens, assim como outros serviços, chamamos isso de dark web, ou seja, acessos naturais (por pessoas) de locais “desconhecidos”, onde a referência não é clara.


Caraterísticas do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é natural e não precisa inserir créditos. Com autoridade e conteúdo de qualidade, você receberá acesso das buscas, redes sociais e até diretamente.

✅ O conteúdo de qualidade pode gerar acessos por anos, ou seja, é possível receber visitas de links online há vários anos.

✅ O tráfego orgânico é expansivo geograficamente, permitindo que pessoas de vários lugares diferentes tenham contato com seu conteúdo, desde que seja interessante para os visitantes de determinado lugar.

❌ O controle de palavras-chave é baixo, uma vez que depende do conteúdo e algoritmo de buscas escolher para o que e quem aparecer.

❌ A forma de exibição depende das buscas. Não podemos escolher com exatidão como aparecer, diferente dos anúncios que são escritos e exibidos com exatidão.

❌ Os acessos podem vir a qualquer hora e de qualquer lugar. Não é possível controlar os momentos de exibição do site.


O que é o tráfego pago


A forma mais comum de ter tráfego pago é por meio de campanhas PPC (pay per click ou pague por clique), como por exemplo, as Campanhas de Google Ads. 


O Google Ads utiliza a inteligência das buscas Google para divulgar seu conteúdo onde ele possui mais chance de sucesso e assim que a impressão se torna uma visita, você paga por isso. A cada clique, gasta-se o que chamamos de créditos e assim como um telefone pré-pago, os créditos são usados até acabar; caso não sejam inseridos mais créditos, as visitas também acabam.


O tráfego pago permite direcionamentos mais precisos do que o tráfego orgânico. No orgânico você não escolhe exatamente para quem aparecer o como, no pago, você escolhe isso e muito mais, como horas, dias da semana e localização.


Características do tráfego pago

✅ Há controle das palavras-chave ou canais de distribuição para que a exibição seja para exatos nichos de buscas ou interesses.

✅ Recursos avançados disponíveis, como otimizadores por AI (para Campanhas de mais de R$ 30.000,00 em créditos mensais), remarketing para seguir o visitante, entre outros.

✅ Configuração de localização, hora e dispositivos, permitindo que a exibição seja na hora, lugar e aparelho desejados.

❌ Acabou os créditos, não é mais exibido.

❌ Os limites são por orçamento disponível, ou seja, precisa investir cada vez mais para ter mais visitantes.

❌ Não há uma construção de autoridade da marca e visão 360 do negócio, uma vez que as campanhas são para fins específicos.


Qual é melhor, pago ou orgânico

Imagem trafego_pago_e_organico
Imagem ilustrativa mostrando links patrocinados e links orgânicos no SERP (página de resultados da pesquisa)

A qualidade do tráfego depende de cada situação e é errado falar que um é melhor do que o outro, assim como afirmar que quem possui uma origem de tráfego não precisa da outra.


O tráfego orgânico é das pesquisas do Google e o pago por sua vez, também! O tráfego orgânico aos websites é o que fez o Google crescer como produto e o Ads, como empresa.


O ideal é avaliar qual estratégia é melhor para cada tipo de negócio, assim como o momento de utilizar tráfego pago ou investir em conteúdos para o tráfego orgânico. 


Com a evolução das buscas, o termo investir em tráfego orgânico, inclusive, não é recomendado, uma vez que o princípio de bom conteúdo é atender as expectativas de seu público de forma original, exclusiva e interessante. Quando o que se faz é bom, ele naturalmente (organicamente) tem notoriedade. Podemos assumir então que investir em tráfego orgânico na verdade é investir em bom conteúdo para que ele (tráfego orgânico) aconteça de forma natural.


Exemplos de situações para escolher entre o tráfego pago e orgânico

  • Quero acessos por muitos anos: orgânico
  • Quero acessos rápidos: pago
  • Quero construir autoridade onlineorgânico
  • Quero anunciar serviços ou produtos específicos: pago
  • Vou produzir conteúdo de qualidade: orgânico
  • Vou produzir conteúdo somente com AI: pago
  • Investirei em um site completo e com várias páginas: orgânico
  • Investirei em uma landing page de divulgação: pago


Conclusão


O tráfego orgânico ocorre de forma natural quando o conteúdo é bom, enquanto que o tráfego pago vem de forma específica para determinado fim, no caso, o objetivo da campanha.


O investimento em tráfego orgânico é de forma indireta nos conteúdos e o pago é por meio dos chamados créditos, onde o formato mais comum é o PPC, onde os créditos são gastos sempre que o website recebe uma visita.


Não há um formato errado, porém, há estratégias mais adequadas para cada tipo de empresa, por isso é importante entender o cenário e ter a auditoria ou avaliação de profissionais de SEO ou de Google Ads para ver como agir da melhor forma possível.




Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

O marketing de conteúdo é um grande aliado à autoridade da marca e comunicação com seu público. Veja 5 itens essenciais para criar ótimos conteúdos

Em 27/05/2025 às 02h38 - Atualizado em 27/05/2025 às 14h23

Imagem principal do artigo O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

Entenda o que envolve a otimização da taxa de conversão e como aplicar essas técnicas corretamente.

Em 26/05/2025 às 08h42 - Atualizado em 27/05/2025 às 01h29

Imagem principal do artigo O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

SEO vs AEO vs GEO - Como a otimização de conteúdo está se redefinindo para gerar ótimas experiências para os visitantes e também robôs

Em 16/05/2025 às 08h25

Imagem principal do artigo Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

A velocidade do website é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO técnico. Veja formas simples de torná-lo mais rápido

Em 12/05/2025 às 20h53 - Atualizado em 13/05/2025 às 09h19

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

Imagem principal do artigo 10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO

Em 25/04/2025 às 09h20

Imagem principal do artigo SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google

Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02

Imagem principal do artigo Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros

Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign