Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

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Introdução

Imagem seo_local
Imagem ilustrativa de apontamento no mapa para SEO Local. Imagem criada por AI

O SEO local é o nome que damos para o conjunto de técnicas aplicadas para melhorar o ranqueamento de locais físicos nas pesquisas. Normalmente falamos de empresas como lojas, restaurantes, prestadores de serviços, entre outros.


Quando uma pessoa realiza buscas com termos específicos como “perto de mim”, “na rua X” ou “em…”, há fortes indícios de que os resultados tenham influência da localização e nesse caso, o SEO local pode ajudar no ranqueamento para essas situações.


Segundo sites como o Search Engine Journal, HubSport e até do próprio Google entre 2016 e 2018 revelam que aproximadamente metade de todas as buscas (aprox. 46%) têm intenção ou relação com locais, por isso a importância de dedicar a este tipo de SEO.


Quais as principais características do SEO Local


O SEO Local trabalha com as plataformas do Google dedicadas à localização, no caso, Google Maps e Pesquisas do Google. 


O Google Maps é líder de mercado quando o assunto são mapas (informações e rotas) e eles possuem um vasto leque de informações sobre locais, ruas, trânsito, opiniões de pessoas e muito mais. Além disso, o Google Maps possui sua API com integração para diversos outros aplicativo, incluindo o Waze, que também é de propriedade do Google. 


Imagem eco_mobile_maps
Na busca pelo celular, o Perfil da Empresa no Google pode ocupar toda a primeira borda. Exemplo de busca por Eco Webdesign

Existe uma ferramenta específica do Google para divulgação de empresas no Maps, chamada de Perfil da empresa no Google (anterior Google My Business ou Google Meu Negócio). Essa ferramenta é essencial para as empresas que possuem local físico.


Além disso, é comum nos resultados de pesquisa locais encontrarmos informações da comunidade, enriquecendo assim o conteúdo com avaliações e informações gerais como cardápios, fotos da área, estacionamentos, acessibilidade e muitas outras.

Veja exemplos abaixo, inclusive, com resultados gerados por AI.


Imagem resultado_eco_desktop
Resultado de Pesquisa de Eco Webdesign na experiência Desktop. O Widget de mapa ocupa praticamente 1/3 da borda

SEO Local na era da AI

Nas buscas com resultado gerado por Ai (AI Overview), também há citações dos locais melhor ranqueados, veja o exemplo abaixo para a busca Empresa de Sites em Rio Preto (no caso, a cidade onde temos unidade física).

Imagem empresa_site_google
Exemplo de busca por área de atuação + local. Empresa de Site em Rio Preto com destaque para a Eco Webdesign no resumo gerado por AI nas pesquisas

O SEO Local sempre vai ser focado na localização, desde a concorrência à produção de conteúdo com linguagem para a região e atendimento de seus interesses.


Como aplicar o SEO Local de forma técnica no website


Veja as formas mais comuns de aplicar o SEO Local em seu website:


✔️ Use Urls: Se você é de São Paulo, dedique um link para sua localização, por exemplo: meusite.com.br/orcamentos-em-sao-paulo ou meusite.com.br/unidade-de-sao-paulo


✔️ Deixe claro e explícito no website sua localização, por exemplo, no rodapé com CEP e logradouro.


✔️ Use palavras-chave com o nome da localização e termos que façam referência local


✔️ Utilize dados estruturados no código, por exemplo LocalBusiness, o qual contém a localização, coordenadas, telefone, horário de atendimento, entre outros.


✔️Incorpore o Google Maps nas páginas que falam sobre sua localização.


Como aplicar o SEO Local no conteúdo do website


Ao tratar especificamente o conteúdo, é essencial gerar identificação com o leitor, seja com o modo de se expressar ou com características e símbolos do local. Essa identificação é importante para gerar credibilidade e pertencimento.


Se seu website trata de SEO de Franquias, separe o conteúdo para que cada local tenha seu conteúdo único e assim expressão nas buscas.


Lembre-se que o conteúdo genérico ou superficial desqualifica o website, principalmente em cenários mais competitivos, então não crie páginas superficiais sobre locais somente com intenção de SPAM para melhor ranqueamento.


Google Perfil da Empresa: SEO Local com essa poderosa ferramenta


Imagem perfil_empresa
Imagem do Site oficial do Perfil da Empresa no Google

É importante dedicar um tópico para essa ferramenta pois ela está presente em praticamente todas as buscas com intenção de locais, principalmente, quando as informações são relevantes. Sua exibição possui destaque com informações ricas, como horário de atendimento, fotos e avaliações de usuários.


Como empresa, o Google Perfil da Empresa precisa estar atualizado, totalmente preenchido e interessante, porém, mais importante do que isso, é utilizar estratégicas para ter boas avaliações, como a impressão do QR Code do perfil para avaliação no local, descontos e brindes para quem faz a avaliação, além adicionar sempre novas fotos e informações.


Complementando com Bling Places, Apple Maps Connect, OpenStreetMap, Redes sociais, Youtube, Reclame Aqui e mais


Como há muitos serviços disponíveis na internet e que podem também influenciar no SEO Local em algum nível (mesmo adicionando mais autoridade), é importante que o SEO Local fique atento à outros serviços de mapas como o Bling Places e Apple Maps Connect, os quais são concorrentes do Google Maps, além de soluções open Source como o OpenStreetMap que também permite um perfil detalhado da empresa.


É importante citar serviços como o Reclame Aqui, no qual as avaliações possuem caráter primário negativo e pode afetar indiretamente o SEO Local (são reclamações de marcas, porém, as marcas podem ter locais específicos e ser citados), por isso é importante que a empresa seja ativa no serviço para responder a reclamações caso elas aconteçam.


O SEO Local também pode ter influência das redes sociais, seja no Facebook, Instagram, TikTok ou Youtube. Vale a pena frisar que o Youtube, por meio dos Vídeos Curtos, tem apresentado destaque nas buscas orgânicas juntamente com o TikTok e Instagram. É comum que ao buscar por “restaurante italiano”, tenhamos no SERP o Google Maps por meio do widget, resultados de pesquisas e vídeos curtos de restaurantes italianos, seja do próprio restaurante ou de influenciadores. 

Por último, mas não menos importante, é possível utilizar a autoridade do SEO Local para anunciar a empresa no Google com valores melhores, uma vez que a empresa já possui boa visibilidade.


Conclusão


Como é difundido em toda a web, quase metade das buscas possuem intenção de local, podemos então afirmar superficialmente que o SEO Local pode ser até metade do trabalho realizado de tráfego orgânico na empresa. O Google Maps com o Perfil da empresa do Google é essencial e o mais importante do mercado, entretanto, um website bem estruturado com informações do local no conteúdo e código, assim como uso de outros serviços, podem também agregar autoridade e aumentar a abrangência de captação de visitantes.


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