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Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54
O SEO local é o nome que damos para o conjunto de técnicas aplicadas para melhorar o ranqueamento de locais físicos nas pesquisas. Normalmente falamos de empresas como lojas, restaurantes, prestadores de serviços, entre outros.
Quando uma pessoa realiza buscas com termos específicos como “perto de mim”, “na rua X” ou “em…”, há fortes indícios de que os resultados tenham influência da localização e nesse caso, o SEO local pode ajudar no ranqueamento para essas situações.
Segundo sites como o Search Engine Journal, HubSport e até do próprio Google entre 2016 e 2018 revelam que aproximadamente metade de todas as buscas (aprox. 46%) têm intenção ou relação com locais, por isso a importância de dedicar a este tipo de SEO.
O SEO Local trabalha com as plataformas do Google dedicadas à localização, no caso, Google Maps e Pesquisas do Google.
O Google Maps é líder de mercado quando o assunto são mapas (informações e rotas) e eles possuem um vasto leque de informações sobre locais, ruas, trânsito, opiniões de pessoas e muito mais. Além disso, o Google Maps possui sua API com integração para diversos outros aplicativo, incluindo o Waze, que também é de propriedade do Google.
Existe uma ferramenta específica do Google para divulgação de empresas no Maps, chamada de Perfil da empresa no Google (anterior Google My Business ou Google Meu Negócio). Essa ferramenta é essencial para as empresas que possuem local físico.
Além disso, é comum nos resultados de pesquisa locais encontrarmos informações da comunidade, enriquecendo assim o conteúdo com avaliações e informações gerais como cardápios, fotos da área, estacionamentos, acessibilidade e muitas outras.
Veja exemplos abaixo, inclusive, com resultados gerados por AI.
Nas buscas com resultado gerado por Ai (AI Overview), também há citações dos locais melhor ranqueados, veja o exemplo abaixo para a busca Empresa de Sites em Rio Preto (no caso, a cidade onde temos unidade física).
O SEO Local sempre vai ser focado na localização, desde a concorrência à produção de conteúdo com linguagem para a região e atendimento de seus interesses.
Veja as formas mais comuns de aplicar o SEO Local em seu website:
✔️ Use Urls: Se você é de São Paulo, dedique um link para sua localização, por exemplo: meusite.com.br/orcamentos-em-sao-paulo ou meusite.com.br/unidade-de-sao-paulo
✔️ Deixe claro e explícito no website sua localização, por exemplo, no rodapé com CEP e logradouro.
✔️ Use palavras-chave com o nome da localização e termos que façam referência local
✔️ Utilize dados estruturados no código, por exemplo LocalBusiness, o qual contém a localização, coordenadas, telefone, horário de atendimento, entre outros.
✔️Incorpore o Google Maps nas páginas que falam sobre sua localização.
Ao tratar especificamente o conteúdo, é essencial gerar identificação com o leitor, seja com o modo de se expressar ou com características e símbolos do local. Essa identificação é importante para gerar credibilidade e pertencimento.
Se seu website trata de SEO de Franquias, separe o conteúdo para que cada local tenha seu conteúdo único e assim expressão nas buscas.
Lembre-se que o conteúdo genérico ou superficial desqualifica o website, principalmente em cenários mais competitivos, então não crie páginas superficiais sobre locais somente com intenção de SPAM para melhor ranqueamento.
É importante dedicar um tópico para essa ferramenta pois ela está presente em praticamente todas as buscas com intenção de locais, principalmente, quando as informações são relevantes. Sua exibição possui destaque com informações ricas, como horário de atendimento, fotos e avaliações de usuários.
Como empresa, o Google Perfil da Empresa precisa estar atualizado, totalmente preenchido e interessante, porém, mais importante do que isso, é utilizar estratégicas para ter boas avaliações, como a impressão do QR Code do perfil para avaliação no local, descontos e brindes para quem faz a avaliação, além adicionar sempre novas fotos e informações.
Como há muitos serviços disponíveis na internet e que podem também influenciar no SEO Local em algum nível (mesmo adicionando mais autoridade), é importante que o SEO Local fique atento à outros serviços de mapas como o Bling Places e Apple Maps Connect, os quais são concorrentes do Google Maps, além de soluções open Source como o OpenStreetMap que também permite um perfil detalhado da empresa.
É importante citar serviços como o Reclame Aqui, no qual as avaliações possuem caráter primário negativo e pode afetar indiretamente o SEO Local (são reclamações de marcas, porém, as marcas podem ter locais específicos e ser citados), por isso é importante que a empresa seja ativa no serviço para responder a reclamações caso elas aconteçam.
O SEO Local também pode ter influência das redes sociais, seja no Facebook, Instagram, TikTok ou Youtube. Vale a pena frisar que o Youtube, por meio dos Vídeos Curtos, tem apresentado destaque nas buscas orgânicas juntamente com o TikTok e Instagram. É comum que ao buscar por “restaurante italiano”, tenhamos no SERP o Google Maps por meio do widget, resultados de pesquisas e vídeos curtos de restaurantes italianos, seja do próprio restaurante ou de influenciadores.
Por último, mas não menos importante, é possível utilizar a autoridade do SEO Local para anunciar a empresa no Google com valores melhores, uma vez que a empresa já possui boa visibilidade.
Como é difundido em toda a web, quase metade das buscas possuem intenção de local, podemos então afirmar superficialmente que o SEO Local pode ser até metade do trabalho realizado de tráfego orgânico na empresa. O Google Maps com o Perfil da empresa do Google é essencial e o mais importante do mercado, entretanto, um website bem estruturado com informações do local no conteúdo e código, assim como uso de outros serviços, podem também agregar autoridade e aumentar a abrangência de captação de visitantes.
Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google
Em 06/05/2025 às 21h24
Leonardo Negrão
· #seo
Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.
Em 06/05/2025 às 04h27
As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.
Em 05/05/2025 às 15h01
As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas
O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo
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As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas
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