Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

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Introdução


Esta é provavelmente a maior preocupação de quem começa um novo website ou um trabalho de SEO, por isso separamos alguns tópicos para entender melhor sobre o assunto.


Antes de mais nada, é importante entender que não há uma receita específica ou data exata para aparecer ou não no Google, estamos falando de uma empresa que possui mais de 90% do marketshare de buscas pela internet, realizam mais de 5 trilhões de buscas por ano e altera o mecanismo de busca anualmente na casa dos milhares. Não acredite em receitas prontas, o próprio Google faz essa afirmação.


Como saber se o site está no Google usando a pesquisa do Google


Este é o primeiro passo para entender se o site está ou não no Google e o “quanto está”. Para saber isso, busque assim no Google:


site:www.meusite.com.br no campo de busca do Google


Ao usar “site:”, o Google vai filtrar os resultados para o domínio sugerido e dessa forma, você poderá ver quantos e quais links estão no Google. Aliás, você pode fazer isso para qualquer domínio, não somente os de sua propriedade. 

Imagem site_dois_pontos_busca_sem_fundo
Quando a busca no Google contém site:, significa que somente o domínio na frente dos dois pontos será exibido no SERP

Como saber se o site está no Google usando o Search Console

Para utilizar o Search Console, é necessário ter a propriedade do website comprovada


Use o Inspect Url (Inspecionar Url) para checar links do seu website. Caso o link esteja no Google, apareça um check verde com “Url on Google” (O link está no Google). O uso do Search Console é importante de forma geral para ver o desempenho geral do website nas buscas e redes de pesquisas.

Imagem inspecionar_url_sem_fundo
Ao inserir a URL na busca do Search Console, a ferramenta permite inspecionar se o link está indexado com detalhes

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Exemplos práticos

Vamos considerar websites saudáveis como referência, uma vez que sites com erros (veja como evitar alguns erros comuns), podem demorar mais ou até não aparecerem no Google em nenhuma situação.


Um novo website pode demorar até algumas semanas para começar a ter impressões no Google, no entanto, é comum que seus links sejam indexados em poucos dias (ou até 48h). De forma resumida e simplificada, demora inicialmente de 2 a 14 dias em média (considerando os projetos que acompanhamos no cenário brasileiro para sites institucionais, portais de notícias e lojas virtuais).


A qualidade do ranqueamento depende do website, seu conteúdo e a concorrência. Um website com pouca concorrência e bom trabalho de SEO pode ter bons resultados em pouco tempo.


Resumidamente, nós percebemos que o Google “percebe” o website em poucos dias e as primeiras impressões começam em média no primeiro mês. O Google Search Console sugere 90 dias (3 meses) para obter dados como Core Web Vitals  entendemos que trimestres são bons intervalos para calcular resultados. Percebemos um ranqueamento mais rápido em websites que enviam o sitemap no Search Console.

Veja alguns exemplos de casos reais:

Imagem inicio_website_pesquisas
Exemplo de website que demorou de 1 a 3 dias para começar a ranquear no Google. Posterior aumento de tráfego em 30 dias.
Imagem envio_sitemap
Indexação de páginas ao enviar o sitemap para o Google Search Console. Mais de 1000 páginas ranqueadas em 1 dia
Imagem ecommerce_google_search
Exemplo de crescimento no ranqueamento. Primeiros acessos em 1 dia.

Quanto tempo leva para ver os resultados de SEO?

Imagem foco_usuario

De forma resumida, de 6 a 8 meses. Isso se dá porque o SEO normalmente envolve um conjunto de práticas e alterações que podem ser complexas (como a remodelagem de um website) às mais simples (como alterações nos textos), porém, que precisam ser realizas diariamente para aumentar a autoridade do website.


Além disso, o trabalho é baseado em dados, então é preciso planejar, executar e estudar os resultados para tomar decisões e planejar novas ações. É comum um trabalho continuado de 3 a 5 anos por exemplo, onde é possível analisar o YoY (year over year ou ano após ano) com posicionamentos mais conclusivos em cima das ações, sazonalidades e otimizações realizadas.


Quanto tempo um site fica ranqueado no Google até parar de aparecer?


Ao acompanhar mais de 500 domínios, percebemos que é difícil um website desaparecer das buscas, principalmente se forem sites mais frios como o de empresas. Por exemplo: Percebemos que um trabalho técnico e de conteúdo focado em SEO pode causar uma ascensão por 5 anos, chegando ao platô e aí começa a regressão. Este tempo pode ser menor em caso de mudanças mais significativas no cenário de buscas ou ao trabalhar com sites mais quentes, por exemplo, websites publisher de hardnews, ao pararem de publicar diariamente, perdem ranqueamento e, principalmente, fidelidade de audiência.


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