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Em 06/05/2025 às 04h27
Esta é provavelmente a maior preocupação de quem começa um novo website ou um trabalho de SEO, por isso separamos alguns tópicos para entender melhor sobre o assunto.
Antes de mais nada, é importante entender que não há uma receita específica ou data exata para aparecer ou não no Google, estamos falando de uma empresa que possui mais de 90% do marketshare de buscas pela internet, realizam mais de 5 trilhões de buscas por ano e altera o mecanismo de busca anualmente na casa dos milhares. Não acredite em receitas prontas, o próprio Google faz essa afirmação.
Este é o primeiro passo para entender se o site está ou não no Google e o “quanto está”. Para saber isso, busque assim no Google:
Ao usar “site:”, o Google vai filtrar os resultados para o domínio sugerido e dessa forma, você poderá ver quantos e quais links estão no Google. Aliás, você pode fazer isso para qualquer domínio, não somente os de sua propriedade.
Para utilizar o Search Console, é necessário ter a propriedade do website comprovada.
Use o Inspect Url (Inspecionar Url) para checar links do seu website. Caso o link esteja no Google, apareça um check verde com “Url on Google” (O link está no Google). O uso do Search Console é importante de forma geral para ver o desempenho geral do website nas buscas e redes de pesquisas.
Vamos considerar websites saudáveis como referência, uma vez que sites com erros (veja como evitar alguns erros comuns), podem demorar mais ou até não aparecerem no Google em nenhuma situação.
Um novo website pode demorar até algumas semanas para começar a ter impressões no Google, no entanto, é comum que seus links sejam indexados em poucos dias (ou até 48h). De forma resumida e simplificada, demora inicialmente de 2 a 14 dias em média (considerando os projetos que acompanhamos no cenário brasileiro para sites institucionais, portais de notícias e lojas virtuais).
A qualidade do ranqueamento depende do website, seu conteúdo e a concorrência. Um website com pouca concorrência e bom trabalho de SEO pode ter bons resultados em pouco tempo.
Resumidamente, nós percebemos que o Google “percebe” o website em poucos dias e as primeiras impressões começam em média no primeiro mês. O Google Search Console sugere 90 dias (3 meses) para obter dados como Core Web Vitals entendemos que trimestres são bons intervalos para calcular resultados. Percebemos um ranqueamento mais rápido em websites que enviam o sitemap no Search Console.
Veja alguns exemplos de casos reais:
De forma resumida, de 6 a 8 meses. Isso se dá porque o SEO normalmente envolve um conjunto de práticas e alterações que podem ser complexas (como a remodelagem de um website) às mais simples (como alterações nos textos), porém, que precisam ser realizas diariamente para aumentar a autoridade do website.
Além disso, o trabalho é baseado em dados, então é preciso planejar, executar e estudar os resultados para tomar decisões e planejar novas ações. É comum um trabalho continuado de 3 a 5 anos por exemplo, onde é possível analisar o YoY (year over year ou ano após ano) com posicionamentos mais conclusivos em cima das ações, sazonalidades e otimizações realizadas.
Ao acompanhar mais de 500 domínios, percebemos que é difícil um website desaparecer das buscas, principalmente se forem sites mais frios como o de empresas. Por exemplo: Percebemos que um trabalho técnico e de conteúdo focado em SEO pode causar uma ascensão por 5 anos, chegando ao platô e aí começa a regressão. Este tempo pode ser menor em caso de mudanças mais significativas no cenário de buscas ou ao trabalhar com sites mais quentes, por exemplo, websites publisher de hardnews, ao pararem de publicar diariamente, perdem ranqueamento e, principalmente, fidelidade de audiência.
As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços
Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23
Leonardo Negrão
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