Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Introdução


Esta é provavelmente a maior preocupação de quem começa um novo website ou um trabalho de SEO, por isso separamos alguns tópicos para entender melhor sobre o assunto.


Antes de mais nada, é importante entender que não há uma receita específica ou data exata para aparecer ou não no Google, estamos falando de uma empresa que possui mais de 90% do marketshare de buscas pela internet, realizam mais de 5 trilhões de buscas por ano e altera o mecanismo de busca anualmente na casa dos milhares. Não acredite em receitas prontas, o próprio Google faz essa afirmação.


Como saber se o site está no Google usando a pesquisa do Google


Este é o primeiro passo para entender se o site está ou não no Google e o “quanto está”. Para saber isso, busque assim no Google:


site:www.meusite.com.br no campo de busca do Google


Ao usar “site:”, o Google vai filtrar os resultados para o domínio sugerido e dessa forma, você poderá ver quantos e quais links estão no Google. Aliás, você pode fazer isso para qualquer domínio, não somente os de sua propriedade. 

Imagem site_dois_pontos_busca_sem_fundo
Quando a busca no Google contém site:, significa que somente o domínio na frente dos dois pontos será exibido no SERP

Como saber se o site está no Google usando o Search Console

Para utilizar o Search Console, é necessário ter a propriedade do website comprovada


Use o Inspect Url (Inspecionar Url) para checar links do seu website. Caso o link esteja no Google, apareça um check verde com “Url on Google” (O link está no Google). O uso do Search Console é importante de forma geral para ver o desempenho geral do website nas buscas e redes de pesquisas.

Imagem inspecionar_url_sem_fundo
Ao inserir a URL na busca do Search Console, a ferramenta permite inspecionar se o link está indexado com detalhes

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Exemplos práticos

Vamos considerar websites saudáveis como referência, uma vez que sites com erros (veja como evitar alguns erros comuns), podem demorar mais ou até não aparecerem no Google em nenhuma situação.


Um novo website pode demorar até algumas semanas para começar a ter impressões no Google, no entanto, é comum que seus links sejam indexados em poucos dias (ou até 48h). De forma resumida e simplificada, demora inicialmente de 2 a 14 dias em média (considerando os projetos que acompanhamos no cenário brasileiro para sites institucionais, portais de notícias e lojas virtuais).


A qualidade do ranqueamento depende do website, seu conteúdo e a concorrência. Um website com pouca concorrência e bom trabalho de SEO pode ter bons resultados em pouco tempo.


Resumidamente, nós percebemos que o Google “percebe” o website em poucos dias e as primeiras impressões começam em média no primeiro mês. O Google Search Console sugere 90 dias (3 meses) para obter dados como Core Web Vitals  entendemos que trimestres são bons intervalos para calcular resultados. Percebemos um ranqueamento mais rápido em websites que enviam o sitemap no Search Console.

Veja alguns exemplos de casos reais:

Imagem inicio_website_pesquisas
Exemplo de website que demorou de 1 a 3 dias para começar a ranquear no Google. Posterior aumento de tráfego em 30 dias.
Imagem envio_sitemap
Indexação de páginas ao enviar o sitemap para o Google Search Console. Mais de 1000 páginas ranqueadas em 1 dia
Imagem ecommerce_google_search
Exemplo de crescimento no ranqueamento. Primeiros acessos em 1 dia.

Quanto tempo leva para ver os resultados de SEO?

Imagem foco_usuario

De forma resumida, de 6 a 8 meses. Isso se dá porque o SEO normalmente envolve um conjunto de práticas e alterações que podem ser complexas (como a remodelagem de um website) às mais simples (como alterações nos textos), porém, que precisam ser realizas diariamente para aumentar a autoridade do website.


Além disso, o trabalho é baseado em dados, então é preciso planejar, executar e estudar os resultados para tomar decisões e planejar novas ações. É comum um trabalho continuado de 3 a 5 anos por exemplo, onde é possível analisar o YoY (year over year ou ano após ano) com posicionamentos mais conclusivos em cima das ações, sazonalidades e otimizações realizadas.


Quanto tempo um site fica ranqueado no Google até parar de aparecer?


Ao acompanhar mais de 500 domínios, percebemos que é difícil um website desaparecer das buscas, principalmente se forem sites mais frios como o de empresas. Por exemplo: Percebemos que um trabalho técnico e de conteúdo focado em SEO pode causar uma ascensão por 5 anos, chegando ao platô e aí começa a regressão. Este tempo pode ser menor em caso de mudanças mais significativas no cenário de buscas ou ao trabalhar com sites mais quentes, por exemplo, websites publisher de hardnews, ao pararem de publicar diariamente, perdem ranqueamento e, principalmente, fidelidade de audiência.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

Imagem principal do artigo Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Em 28/04/2025 às 14h33

Imagem principal do artigo 10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

10 erros de SEO que você pode estar cometendo sem saber

O SERP evolui constantemente e a necessidade de mais qualidade nos websites, seja no conteúdo ou parte técnica. Veja erros comuns em 2025 que podem afetar o SEO

Em 25/04/2025 às 09h20

Imagem principal do artigo SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

SEO para iniciantes: como colocar seu site no Google

O SEO tem um papel importante para os websites, pois ajuda-os em nível de conteúdo e parte técnica para aparecer mais e melhor nas buscas do Google

Em 23/04/2025 às 21h03 - Atualizado em 24/04/2025 às 09h02

Imagem principal do artigo Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Por que seu site não aparece no Google? Veja os principais erros

Aparecer Google faz uma diferença enorme para uma empresa, pois pode impactar diretamente nas vendas. Confira se seu website comete algum destes erros

Em 11/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 11/04/2025 às 10h27

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

SEO: Como aparecer no Google em 2025 | 15 passos para o topo

Caminhe conosco em 15 passos para dominar os principais assuntos e técnicas para levá-lo para o topo das buscas neste guia de como aparecer no Google

Em 02/03/2025 às 13h40 - Atualizado em 14/03/2025 às 12h05

Imagem principal do artigo SEO: Como aparecer no Google em 2024

SEO: Como aparecer no Google em 2024

Pesquisas, Notícias, Discover, Shopping, E-E-A-T, palavras-chaves e muito mais. Veja o que precisa para aparecer no Google em 2024.

Em 23/01/2024 às 14h47 - Atualizado em 07/03/2025 às 09h22

Imagem principal do artigo Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

Como Descobrir o que as Pessoas Buscam no Google (Palavras-chave) do Básico ao Avançado

O Google tem uma premissa muito clara, "crie conteúdo de qualidade esta é a melhor forma de aparecer no Google". Saiba como identificar as Palavras-chaves boas.

Em 06/03/2025 às 12h48 - Atualizado em 06/03/2025 às 12h53

Imagem principal do artigo Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Web Stories e SEO: Conceitos e Dicas práticas para Portais, Redatores e Marcas com atuação Nacional

Descubra o poder das Web Stories com dicas do workshop de SEO de Leonardo Negrão para uma equipe de redação.

Em 03/03/2025 às 11h26 - Atualizado em 03/03/2025 às 11h29

Imagem principal do artigo SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO de Franquias em 2025: Busca Local e Cenário da AI

SEO para franquias em 2025: como equilibrar as necessidades de franqueadores, franqueados e clientes para alcançar melhores resultados.

Em 17/02/2025 às 11h28 - Atualizado em 18/02/2025 às 16h09

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign