Vale a pena impulsionar no Google ou no Instagram?

As Campanhas no Google Ads e o Impulsionamento no Instagram possuem características muito distintas, veja um resumo delas para saber qual é melhor para você


O impulsionamento em um ou outro depende de diversos fatores, principalmente as características de cada um e quais são as estratégias da sua divulgação. Veja abaixo as características de cada veículo e qual combina mais com as suas necessidades:



Características de impulsionar no Google


O investimento é por meio de Campanhas do Google Ads, ferramenta oficial do Google para campanhas em suas redes.


Com a Campanha de Google Ads é mais fácil entender a motivação do visitante, por exemplo, ao impulsionar para termos como “comprar tênis de corrida”, a intenção é clara e o visitante está no último estágio do funil, que é a realização da compra.


O formato mais comum é a pesquisa, onde o conteúdo é textual (anúncio em texto) em sua maioria ou também gráficos (banners) e vídeos (Youtube). O impulsionamento de produtos é chamado de Shopping e possui características específicas.


Normalmente, o custo em créditos e operacional é maior, uma vez que é necessário configurar palavras-chave e acompanhar a campanha diariamente por meio da gestão da campanha. O pagamento é no formato PPC (pague por click).


De forma geral e simplificada, é mais caro impulsionar no Google do que no Instagram.

Exemplo de aplicação do Google Ads - onde o anúncio está conectado às necessidades

Características de impulsionar no Instagram


No Instagram, o investimento é por meio do Instagram Ads (Meta Ads), ferramenta oficial da Meta, empresa detentora do Instagram, Facebook, Whatsapp e outras.


A motivação ou intenção do visitante é por meio de interesse, diferente do Google Ads onde se escolhe uma palavra-chave, o impacto é por curiosidade ou desejo.


Comumente, o impacto visual das campanhas são maiores, uma vez que são consonantes com a rede em si, então usam-se vídeos, artes com forte apelo visual, reels, carrosséis, entre outros. No caso de produção audiovisual, o impulsionamento pode ser mais caro de forma geral. O custo por clique normalmente é menor do que na campanha do Google.


Exemplo de aplicação do Instagram, onde a visibilidade do impulsionamento está ligado aos interesses


As campanhas no Instagram são conhecidas pela capacidade de exaltar a marca, trabalhando seu reconhecimento e despertando o interesse. Além disso, percebemos que o Instagram tem desempenho privilegiado quando trata de pessoas, ou seja, perfis pessoais ou pessoas diretamente envolvidas; enquanto o Google performa com marcas.

No Google Ads, é mais comum divulgação
de marcas, enquanto no Instagram, por sua vez,
é mais comum divulgação de pessoas


Exemplos de performance esperada em cada uma (Ads e Instagram)


👉🏻 Vendas diretas: Google Ads

👉🏻 Construção de marca: Instagram

👉🏻 Serviços que as pessoas buscam: Google Ads

👉🏻 Envolve experiência ou desejo: Instagram

👉🏻 Envolve influenciadores: Instagram

👉🏻 Anúncios com texto: Google Ads

👉🏻 Forte apelo visual: Instagram

👉🏻 Compras por necessidade: Google Ads

👉🏻 Compras por impulso: Instagram

Os exemplos acima são baseados em casos que acompanhamos e pesquisas. Os impulsionamentos não são excludentes e não é um em detrimento do outro, ou seja, é possível realizar (e é recomendado) testes com campanhas em ambas as plataformas e coletar dados para analisar sua efetividade e quais os melhores caminhos para sua necessidade.


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