Como criar campanhas locais no Google Ads que dão resultado
As campanhas locais permitem que a exibição dos anúncios esteja restrita a regiões específicas. Veja mais sobre e dicas para ter sucesso
Qual a importância das campanhas locais
As campanhas locais permitem restringir a impressão de anúncios para regiões específicas, as quais podem ser estados, cidades ou raios de distância em quilômetros a partir de um ponto.
Segundo o SemRush (importante empresa do segmento de pesquisas), mais de 20% das pesquisas estão relacionadas a um local específico, ou seja, as buscas locais possuem impacto nos acessos do website de forma geral.
O impacto das campanhas locais não são fundamentais somente para negócios físicos como restaurantes, bares, postos de gasolina e etc, pois elas podem beneficiar também divisão de orçamentos de forma estratégica por regiões, separando os créditos assim para os locais mais interessantes.
Google Perfil de Empresas
O Google Perfil de Empresas é um serviço do Google associado ao Google Maps que permite inserir informações de um local físico. O cadastro da empresa no serviço é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial do Google Perfil da Empresa em português.
É possível ligar o Google Maps com o Ads, inclusive, é uma prática muito usada e recomendada. Sua conexão é por meio da ativação dos recursos de local.
As empresas que trabalham o Google Perfil da Empresa incentivando as avaliações e adicionando conteúdos têm chance maior de usufruir dos benefícios da autoridade e confiabilidade por meio dessa ferramenta também no Google Ads. Veja o exemplo do Google Perfil da Empresa da Eco Webdesign, no caso, o nosso:
Como conseguimos 5 estrelas no Google Perfil da Empresa da Eco
✅ Nós convidamos nossos clientes a deixarem uma avaliação em nosso perfil
✅ Buscamos atender os clientes o mais rápido possível
✅ Oferecemos serviços de qualidade e muita informação para nossos clientes ficarem amparados
Segmentando em raios de km de um local
A segmentação em raios de km de um local é importante para, a partir de um ponto, definir uma distância em quilômetros para o limite de exibição de seus anúncios.
No Google Ads:
- Na sua conta, clique em Locais
- Selecione a campanha desejada
- Selecione o raio e insira o endereço
- Certifique-se de escolher quilômetros como unidade de medida
- Observe no mapa se o raio está correto e aplique as alterações.
A segmentação por raio é interessante pois, diferente da opção de cidades onde é necessário inserir todas as cidades manualmente, algumas podem ficar de fora. Por exemplo, em São Paulo precisa inserir uma a uma para um anúncio ser exibido na grande São Paulo e com o raio, é só defini-lo.
Como fazer a segmentação por CEPs
A segmentação por CEPs é uma configuração avançada nas campanhas e exige, em primeiro lugar, que se tenha um controle dos CEPs em uma base de dados ou sistema.
No Google Ads, os CEPs são divididos por vírgula, então você precisa exportar os endereços com vírgula do seu sistema para colocá-los de forma prática no Google Ads.
Uma dica, se sua tabela de CEPs estiver em tabela ou outro formato, copie-os e peça para o ChatGPT ou Gemini separá-los para você com um prompt semelhante a este: “Os dados inseridos são CEPs, remova qualquer informação adicional que não seja CEP e organize todos, removendo duplicados com separação por vírgulas. Responda com somente os CEPs separados por vírgula e nenhum texto adicional”.
Conclusão
Este tipo de campanha é um grande aliado dos negócios locais e podem trazer leads com puco investimento. Ao aproveitar os benefícios do Google Perfil da Empresa, sua campanha é potencializada, por isso, invista em um perfil de qualidade e com boas avaliações.