Como usar o Google Ads para gerar leads com pouco investimento

Podemos dizer que gerar leads com pouco investimento é uma arte que envolve técnica e muito estudo. Separamos 5 padrões entre campanhas que pode te ajudar

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Gerar leads com baixo investimento é difícil

Este é um tema de dificuldade alta e é preciso entender que, antes de mais nada, depende do segmento e concorrência da campanha, entretanto, é possível otimizar a campanha de forma geral aplicando estes 5 itens que iremos abordar.


O primeiro passo é descobrir isso e se você “realmente precisa estar num cenário de tanta concorrência”. A concorrência pode estar na configuração das palavras-chave e seu interesse específico para a campanha e ele pode diminuir escolhendo outras palavras-chave ou serviços anunciados. Com esta informação temos o gancho para o primeiro item:


1. Acompanhe de perto a Campanha de Google Ads, principalmente no começo

É preciso ficar atento no que acontece na Campanha, especialmente no primeiro mês. A falta de configuração ou “brecha” para gastos pode acabar com seu investimento gerando poucos leads. Ou seja, é preciso gastar tempo para gerar leads com pouco investimento.


Novas campanhas demandam muita atenção. Um dia
sem acompanhamento pode gastar muito com 
termos de pesquisas ruins

Imagem dashboard_ppc_campaign
Imagem ilustrativa do painel de controle. Reprodução: Criada por AI


2. Pagar pouco por lead não significa que sempre se colocou poucos créditos


Sabemos que, infelizmente, campanhas com mais créditos desempenham melhor de forma geral. Por exemplo, uma campanha que gasta R$100,00 por dia (aprox. R$3.000,00 por mês) em créditos, terá uma performance inferior à campanha que gastará R$1.000,00 por dia (aprox. R$ 30.000,00 por mês), uma vez que a campanha de maior valor terá mais dados para sua análise.


Como sabemos que a possibilidade de investimento não é Ad infinitum, temos que buscar um equilíbrio realista dentro das possibilidades. A vezes é necessário gastar um pouco mais do que o esperado para ter lead com pouco investimento por conversão. Sabemos que até certo ponto é possível poupar créditos com configurações, mas em determinados momentos, a campanha precisa de mais combustível para aprender a performar bem e quanto melhor configurada, mais seus créditos são melhor utilizados.

Imagem creditos_aprendizado


3. Pode ser uma questão de localização


A área de divulgação também pode estar relacionada ao desempenho. É preciso entender onde sua campanha vai performar melhor. Por exemplo, você tem certeza que sua empresa é competitiva nas cidades vizinhas também? Por que não centralizar os créditos em sua cidade? Por que não centralizar os créditos onde tem mais demanda e menos oferta? 


Invista nos melhores lugares onde sua 
empresa é valorizada, existe mais demanda
e oferta limita


A localização da campanha não envolve somente onde você atende ou pode atender, mas também os volumes de pesquisas e concorrências por região. As Campanhas com gestão fina de localização desempenham melhor de forma geral.

Imagem localizatiion
Seja preciso na localização. Imagem ilustrativa. Reprodução: Criada por AI


4. Foque em 1 Campanha


Há um ditado que diz “dividir para multiplicar”, bom, este não é o caso aqui. Principalmente quando a questão é baixo investimento. Ao separar seu orçamento para diversas campanhas diferentes, você pode estar fornecendo pouco recurso (menos do que o mínimo) para desempenhar bem.


Pense que você precisa de água fervendo e rápido, por que colocar 1 litro na panela ao invés de 200 ml? Não tente ter tudo de uma vez, ou seja, foque suas energias e recursos em pouco para fazer o pouco investimento se transformar em muito. 


5. Não pause as Campanhas

Imagem nao_pause_campanha
Imagem ilustrativa: Moça gerindo campanhas sem pausar. Créditos: Criada por AI

Entre as campanhas que acompanhamos, percebemos que um dos erros mais comuns é pausar a campanha para voltar em um outro momento. A própria documentação menciona o termo “Período de Aprendizagem” e a possibilidade de ser prejudicada por inconstâncias. É importante considerar também que a criação da Campanha envolve especialistas e a criação de um setup e quanto mais tempo ficar online, melhor é o aproveitamento deste setup.


De forma objetiva, campanhas sem interrupção por 24 meses são melhores que campanhas que pausaram 1 ou mais vezes neste período.

Conclusão


A arte de gerar leads com pouco investimento não é fácil, como falamos, porém é possível em vários cenários e com esforço. Caso precise de ajuda para gerar leads com pouco investimento, nossa equipe pode ajudá-lo a entender em primeiro lugar a possibilidade e também tecnicamente na gestão da campanha.


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