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Em 02/06/2025 às 08h50
Os custos com Google Ads são compreendidos principalmente por 2 fatores, onde o primeiro é a prestação de serviços para planejamento e gestão da campanha e o segundo é a inserção de créditos realizada diretamente na ferramenta. O faturamento da inserção de créditos gera uma nota fiscal, a qual é emitida automaticamente pelo Google Ads e enviada no e-mail seguinte à divulgação. De forma resumida, podemos dividir os valores em:
São os custos gerados pela prestação de serviços (ou internamente) referente ao planejamento, gestão da campanha e manutenção da conta de forma geral.
Este custo é opcional, uma vez que ao invés de contratar uma empresa especializada em Google Ads, a própria empresa pode realizar a gestão da campanha. O Google oferece suporte gratuito em diversos níveis, podendo ser mais uma fonte de otimização da campanha, de forma geral.
São os custos pagos diretamente para o Google Ads, onde seu consumo está relacionado aos cliques em anúncios ou exibição dos mesmos em alguns casos.
Este custo é obrigatório, uma vez que sem créditos a campanha é interrompida imediatamente.
Nós dizemos que a Campanha no Google Ads é uma Campanha PPC pois na grande maioria dos casos se paga por clique. O termo PPC vem do inglês pay per click e pode ser traduzido como “pagamento pelo clique” ou “custo por clique”, onde a cada clique, são descontados créditos. Sempre que um anúncio ou publicidade on-line utiliza este modelo, ela é uma campanha PPC.
O valor por clique depende da concorrência, volume de pesquisas e outros valores. É possível presumir o valor por clique no planejamento ou utilizando ferramentas no Google Ads como o Keyword Planner.
Nas Campanhas que gerenciamos na Eco Webdesign observamos nichos e segmentos de baixa concorrência em que se paga R$ 0,50 a R$ 1,00 por clique, normalmente área industrial, entretanto, esse cenário é menos comum com o passar dos anos.
O valor por clique depende do resultado que será obtido, ou seja, se o valor por clique for R$ 30,00 (um valor acima da média em várias situações) mas ele gerar vendas ou contratos de valores altos, ainda assim possui um ótimo custo-benefício. Em outra situação, onde o custo por clique é R$ 3,00 para anunciar um produto que custa R$ 10,00, por exemplo, torna o valor por clique caríssimo e com margem de lucro impossível.
É importante entender que não há um mínimo recomendado pela ferramenta, porém, sabemos que normalmente campanhas com mais créditos geram mais resultados que outras com menos, assim como também campanhas otimizadas por meio de gestão também precisam de menos custos devido ao desempenho que aproveita mais dos créditos inseridos. É possível gerar leads com pouco investimento, porém, precisa ser acertivo e ter uma boa assessoria.
Nós praticamos o mínimo recomendado de R$ 1.500,00 por mês, ou seja, cerca de R$ 50,00 por dia. Este valor é muito baixo, mas com uma configuração afinada e um tempo mínimo de um semestre, podemos obter resultados e realizar bons testes. Este valor é referente ao primeiro trimestre de 2025 e pode ser outro dependendo do dia de leitura do artigo.
O Google possui o que eles chamam de “aprendizagem da campanha”, onde campanhas com mais créditos e mais tempo aprendem mais e têm maior chance de bons resultados. Além disso, sabemos também que há recursos especiais liberados para campanhas com maior investimento, por exemplo, foi anunciado recentemente que ferramentas de AI foram liberadas para campanhas que investem aproximadamente R$ 30.000 mensais (dados de maio de 2025).
Por último, é importante também entender que o valor mensal é distribuído em vários anúncios e podem também compor várias campanhas, por exemplo, ao anunciar R$ 50.000 mensais para 3 tópicos diferentes, falamos de R$ 150.000,00 por mês.
O valor mensal mínimo que nós praticamos em 2025 é R$ 500,00 para configuração de Campanhas que gastam de R$ 1.500,00 à R$ 10.000 mensais em média. É um valor starter que pode ser interessante para diversas MPEs.
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