Como criar campanhas locais no Google Ads que dão resultado

As campanhas locais permitem que a exibição dos anúncios esteja restrita a regiões específicas. Veja mais sobre e dicas para ter sucesso

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Qual a importância das campanhas locais


As campanhas locais permitem restringir a impressão de anúncios para regiões específicas, as quais podem ser estados, cidades ou raios de distância em quilômetros a partir de um ponto.


Segundo o SemRush (importante empresa do segmento de pesquisas), mais de 20% das pesquisas estão relacionadas a um local específico, ou seja, as buscas locais possuem impacto nos acessos do website de forma geral.

Imagem inpage_campanha_local
As Campanhas Locais exaltam negócios importantes em um raio de localização específica

O impacto das campanhas locais não são fundamentais somente para negócios físicos como restaurantes, bares, postos de gasolina e etc, pois elas podem beneficiar também divisão de orçamentos de forma estratégica por regiões, separando os créditos assim para os locais mais interessantes.


Google Perfil de Empresas


O Google Perfil de Empresas é um serviço do Google associado ao Google Maps que permite inserir informações de um local físico. O cadastro da empresa no serviço é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial do Google Perfil da Empresa em português.

Imagem google_perfil_empresa
Imagem do site oficial do Google Perfil da Empresa Brasil em https://www.google.com/intl/pt-br_br/business/ . Reprodução: Google

É possível ligar o Google Maps com o Ads, inclusive, é uma prática muito usada e recomendada. Sua conexão é por meio da ativação dos recursos de local


As empresas que trabalham o Google Perfil da Empresa incentivando as avaliações e adicionando conteúdos têm chance maior de usufruir dos benefícios da autoridade e confiabilidade por meio dessa ferramenta também no Google Ads. Veja o exemplo do Google Perfil da Empresa da Eco Webdesign, no caso, o nosso:

Como conseguimos 5 estrelas no Google Perfil da Empresa da Eco

✅ Nós convidamos nossos clientes a deixarem uma avaliação em nosso perfil

✅ Buscamos atender os clientes o mais rápido possível

✅ Oferecemos serviços de qualidade e muita informação para nossos clientes ficarem amparados

Imagem google_meu_negocio_2
Google Perfil da Empresa da Eco Webdesign

Segmentando em raios de km de um local


A segmentação em raios de km de um local é importante para, a partir de um ponto, definir uma distância em quilômetros para o limite de exibição de seus anúncios.


No Google Ads:

- Na sua conta, clique em Locais
- Selecione a campanha desejada
- Selecione o raio e insira o endereço
- Certifique-se de escolher quilômetros como unidade de medida
- Observe no mapa se o raio está correto e aplique as alterações.

Imagem config_localizacao
Imagem do painel do Google Ads em Localização, onde a opção por Raio (Radius em inglês) permite definir o raio a partir de um ponto

A segmentação por raio é interessante pois, diferente da opção de cidades onde é necessário inserir todas as cidades manualmente, algumas podem ficar de fora. Por exemplo, em São Paulo precisa inserir uma a uma para um anúncio ser exibido na grande São Paulo e com o raio, é só defini-lo.


Como fazer a segmentação por CEPs


A segmentação por CEPs é uma configuração avançada nas campanhas e exige, em primeiro lugar, que se tenha um controle dos CEPs em uma base de dados ou sistema. 


No Google Ads, os CEPs são divididos por vírgula, então você precisa exportar os endereços com vírgula do seu sistema para colocá-los de forma prática no Google Ads. 


Uma dica, se sua tabela de CEPs estiver em tabela ou outro formato, copie-os e peça para o ChatGPT ou Gemini separá-los para você com um prompt semelhante a este: “Os dados inseridos são CEPs, remova qualquer informação adicional que não seja CEP e organize todos, removendo duplicados com separação por vírgulas. Responda com somente os CEPs separados por vírgula e nenhum texto adicional”.


Conclusão


Este tipo de campanha é um grande aliado dos negócios locais e podem trazer leads com puco investimento. Ao aproveitar os benefícios do Google Perfil da Empresa, sua campanha é potencializada, por isso, invista em um perfil de qualidade e com boas avaliações.

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os principais erros de quem começa a anunciar no Google | 5 erros

Os principais erros de quem começa a anunciar no Google | 5 erros

Nós sabemos que se uma Campanha não está otimizada, os créditos literalmente desaparecem e as vendas não acontecem. Veja os 5 erros mais comuns quando o assunto é Ads.

Em 12/06/2025 às 08h18 - Atualizado em 12/06/2025 às 22h39

Imagem principal do artigo 7 dicas: Como anunciar prestação de serviços locais no Google de forma eficiente

7 dicas: Como anunciar prestação de serviços locais no Google de forma eficiente

As Campanhas de Google Ads podem ajudar muito os prestadores de serviços locais a divulgarem seu trabalho e terem novos clientes

Em 06/06/2025 às 08h33

Imagem principal do artigo Palavras-chave negativas: o que são e como usar no Google Ads

Palavras-chave negativas: o que são e como usar no Google Ads

As palavras-chave negativas permitem afinar a campanha para que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, entenda mais com essa leitura sobre este recurso tão importante

Em 04/06/2025 às 16h01 - Atualizado em 04/06/2025 às 16h02

Imagem principal do artigo Como otimizar seu orçamento no Google Ads | 5 Dicas Essenciais

Como otimizar seu orçamento no Google Ads | 5 Dicas Essenciais

Os resultados das Campanhas do Google Ads estão totalmente relacionados a quanto ela está otimizada e faz bom uso dos créditos. Veja nossas dicas sobre

Em 03/06/2025 às 20h59

Imagem principal do artigo Quanto custa anunciar no Google Ads em 2025?

Quanto custa anunciar no Google Ads em 2025?

Entenda quanto investir no Google Ads para ter resultados em 2025 e também compreenda o que compõe os custos e porque sugerimos estes valores

Em 02/06/2025 às 08h50

Imagem principal do artigo Vale a pena impulsionar no Google ou no Instagram?

Vale a pena impulsionar no Google ou no Instagram?

As Campanhas no Google Ads e o Impulsionamento no Instagram possuem características muito distintas, veja um resumo delas para saber qual é melhor para você

Em 30/05/2025 às 16h17

Imagem principal do artigo Como usar o Google Ads para gerar leads com pouco investimento

Como usar o Google Ads para gerar leads com pouco investimento

Podemos dizer que gerar leads com pouco investimento é uma arte que envolve técnica e muito estudo. Separamos 5 padrões entre campanhas que pode te ajudar

Em 28/05/2025 às 04h37

Imagem principal do artigo Profissionais de Saúde: Navegue nas Novas Políticas do Google Ads

Profissionais de Saúde: Navegue nas Novas Políticas do Google Ads

Descubra como as novas políticas do Google Ads afetam anúncios de saúde e como adaptar suas estratégias para manter a eficácia

Em 26/01/2025 às 21h47 - Atualizado em 26/01/2025 às 21h49

Imagem principal do artigo Google Ads para loja virtual: crie campanhas online

Google Ads para loja virtual: crie campanhas online

Google Ads permite que lojas virtuais alcancem mais clientes com campanhas otimizadas e integração com o Merchant Center. Veja campanhas indicadas.

Em 13/11/2024 às 11h07 - Atualizado em 13/11/2024 às 11h09

Imagem principal do artigo Google Ads com Merchant Center: Descubra o que é e fature

Google Ads com Merchant Center: Descubra o que é e fature

Merchant Center permite exibir produtos no Google Shopping. Com Google Ads, é possível promover produtos para ganhar mais destaque nas buscas.

Em 13/11/2024 às 11h06

Imagem principal do artigo Google Analytics: uma ferramenta grátis para sua loja virtual

Google Analytics: uma ferramenta grátis para sua loja virtual

Google Analytics é essencial para lojas virtuais, oferecendo dados de tráfego e conversões. A ferramenta ajuda a otimizar estratégias, aumentando as vendas.

Em 13/11/2024 às 11h05

Imagem principal do artigo Google Ads para Profissionais da Saúde

Google Ads para Profissionais da Saúde

Criar campanhas de Google Ads para profissionais da saúde pode ser uma estratégia muito poderosa para impulsionar os negócios e alcançar mais pacientes.

Em 27/07/2023 às 12h35 - Atualizado em 12/11/2024 às 23h50

Imagem principal do artigo Impulsionar site no Google

Impulsionar site no Google

Aqui estão algumas dicas para impulsionar seu site com campanhas de Ads em 2023

Em 27/07/2023 às 14h07 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Aparecer em primeiro no Google em 2023

Aparecer em primeiro no Google em 2023

Como fazer o meu site aparecer na primeira página do Google, acesse e veja como o Google Ads pode te ajusdar nesta jornada.

Em 31/07/2023 às 15h32 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Anunciar no Google

Anunciar no Google

Anunciar no Google Ads é uma estratégia essencial para empresas que desejam alcançar sua presença online

Em 17/07/2023 às 23h52 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign