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Em 04/06/2025 às 16h01 - Atualizado em 04/06/2025 às 16h02
As palavras-chave negativas são um recurso importante do Google Ads para filtrar melhor para quem seus anúncios são exibidos. Para usar as palavras negativas é necessário ter uma conta e campanha(s) ativa(s) e sua gestão é diretamente na ferramenta. Veja mais detalhes a seguir.
As palavras-chave negativas são um recurso para não exibir seus anúncios para aqueles termos, por exemplo:
Você tem um petshop que vende somente ração para cachorro e gato, você pode negativar a palavra “coelho” para não aparecer para aqueles que buscam “ração para coelho”.
Como no exemplo, você preserva seus créditos para ser exibido para seu público-alvo, removendo possíveis visitas sem sentido para seus objetivos.
As campanhas com palavras-chave negativas mal configuradas possuem uma taxa alta de visitantes ou leads ruins. Mesmo que um “contato ruim” do website também tenha influência de anúncios e experiência na landing page, tudo começa com o termo que ele digitou na busca.
As palavras negativas não são utilizadas somente para evitar desastres e visitantes fora do escopo dos objetivos do negócio, elas são utilizadas também para otimização. O bom uso de palavras-chave negativas otimiza os custos da Campanha de Ads.
Uma campanha com bons valores em créditos e há vários meses ativa podem oferecer ótimos insights de quais palavras-chave são melhores e mais eficientes para vender ou receber leads, permitindo assim a negativação (adicionar como palavras chaves negativas) termos que podem até fazer sentido, mas são ineficientes.
Antes de falar dos tipos, quando falamos de correspondência, estamos nos referindo à forma como a palavra negativa será tratada, ou seja, se é digitada exatamente daquela forma que mencionamos, se pode ter palavras antes ou depois ou outros conforme falaremos com mais detalhes a seguir:
Usa todos os termos da palavra-chave negativa utilizada, mesmo que em outra ordem, por exemplo: ao negativar “aula grátis”, pesquisas como “aula de espanhol grátis”, “baixar aula grátis” ou “curso com aulas grátis” também não exibirão seus anúncios.
As buscas com a frase exata negativa, independente do local, não exibirá anúncios. Por exemplo: “tênis de corrida” negativada irá bloquear os anúncios para “comprar tênis de corrida”, “tênis de corrida a venda” ou mesmo “loja que vende tênis de corrida baratos”, ou seja, podem ter termos antes ou depois.
O termo pesquisado precisa ser exatamente o que for adicionado como palavra-chave. É importante entender que caso alguma letra ou ordem seja diferente, o anúncio será exibido mesmo assim.
As listas de palavras negativas são sugestões de termos que bloqueiam os anúncios para pesquisas que presumimos não vender ou atingir os objetivos das campanhas, por exemplo, quem busca informações gerais sobre a área, emprego, o que é, etc.
Vamos adicionar exemplos de listas, entretanto, é importante que o interesse do seu objetivo seja respeitado, por exemplo, um portal de vagas precisa de acessos com o termo “currículo", já uma empresa de serviços de jardinagem, não precisa investir em anúncios para o mesmo fim.
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