Vale a pena impulsionar no Google ou no Instagram?

As Campanhas no Google Ads e o Impulsionamento no Instagram possuem características muito distintas, veja um resumo delas para saber qual é melhor para você

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail


O impulsionamento em um ou outro depende de diversos fatores, principalmente as características de cada um e quais são as estratégias da sua divulgação. Veja abaixo as características de cada veículo e qual combina mais com as suas necessidades:

Imagem ads_ou_insta


Características de impulsionar no Google


O investimento é por meio de Campanhas do Google Ads, ferramenta oficial do Google para campanhas em suas redes.


Com a Campanha de Google Ads é mais fácil entender a motivação do visitante, por exemplo, ao impulsionar para termos como “comprar tênis de corrida”, a intenção é clara e o visitante está no último estágio do funil, que é a realização da compra.


O formato mais comum é a pesquisa, onde o conteúdo é textual (anúncio em texto) em sua maioria ou também gráficos (banners) e vídeos (Youtube). O impulsionamento de produtos é chamado de Shopping e possui características específicas.


Normalmente, o custo em créditos e operacional é maior, uma vez que é necessário configurar palavras-chave e acompanhar a campanha diariamente por meio da gestão da campanha. O pagamento é no formato PPC (pague por click).


De forma geral e simplificada, é mais caro impulsionar no Google do que no Instagram.

Imagem anuncio_ads
Exemplo de aplicação do Google Ads - onde o anúncio está conectado às necessidades

Características de impulsionar no Instagram


No Instagram, o investimento é por meio do Instagram Ads (Meta Ads), ferramenta oficial da Meta, empresa detentora do Instagram, Facebook, Whatsapp e outras.


A motivação ou intenção do visitante é por meio de interesse, diferente do Google Ads onde se escolhe uma palavra-chave, o impacto é por curiosidade ou desejo.


Comumente, o impacto visual das campanhas são maiores, uma vez que são consonantes com a rede em si, então usam-se vídeos, artes com forte apelo visual, reels, carrosséis, entre outros. No caso de produção audiovisual, o impulsionamento pode ser mais caro de forma geral. O custo por clique normalmente é menor do que na campanha do Google.


Imagem interesses
Exemplo de aplicação do Instagram, onde a visibilidade do impulsionamento está ligado aos interesses


As campanhas no Instagram são conhecidas pela capacidade de exaltar a marca, trabalhando seu reconhecimento e despertando o interesse. Além disso, percebemos que o Instagram tem desempenho privilegiado quando trata de pessoas, ou seja, perfis pessoais ou pessoas diretamente envolvidas; enquanto o Google performa com marcas.

No Google Ads, é mais comum divulgação
de marcas, enquanto no Instagram, por sua vez,
é mais comum divulgação de pessoas


Exemplos de performance esperada em cada uma (Ads e Instagram)


👉🏻 Vendas diretas: Google Ads

👉🏻 Construção de marca: Instagram

👉🏻 Serviços que as pessoas buscam: Google Ads

👉🏻 Envolve experiência ou desejo: Instagram

👉🏻 Envolve influenciadores: Instagram

👉🏻 Anúncios com texto: Google Ads

👉🏻 Forte apelo visual: Instagram

👉🏻 Compras por necessidade: Google Ads

👉🏻 Compras por impulso: Instagram

Os exemplos acima são baseados em casos que acompanhamos e pesquisas. Os impulsionamentos não são excludentes e não é um em detrimento do outro, ou seja, é possível realizar (e é recomendado) testes com campanhas em ambas as plataformas e coletar dados para analisar sua efetividade e quais os melhores caminhos para sua necessidade.


Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Os principais erros de quem começa a anunciar no Google | 5 erros

Os principais erros de quem começa a anunciar no Google | 5 erros

Nós sabemos que se uma Campanha não está otimizada, os créditos literalmente desaparecem e as vendas não acontecem. Veja os 5 erros mais comuns quando o assunto é Ads.

Em 12/06/2025 às 08h18 - Atualizado em 12/06/2025 às 22h39

Imagem principal do artigo 7 dicas: Como anunciar prestação de serviços locais no Google de forma eficiente

7 dicas: Como anunciar prestação de serviços locais no Google de forma eficiente

As Campanhas de Google Ads podem ajudar muito os prestadores de serviços locais a divulgarem seu trabalho e terem novos clientes

Em 06/06/2025 às 08h33

Imagem principal do artigo Palavras-chave negativas: o que são e como usar no Google Ads

Palavras-chave negativas: o que são e como usar no Google Ads

As palavras-chave negativas permitem afinar a campanha para que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, entenda mais com essa leitura sobre este recurso tão importante

Em 04/06/2025 às 16h01 - Atualizado em 04/06/2025 às 16h02

Imagem principal do artigo Como otimizar seu orçamento no Google Ads | 5 Dicas Essenciais

Como otimizar seu orçamento no Google Ads | 5 Dicas Essenciais

Os resultados das Campanhas do Google Ads estão totalmente relacionados a quanto ela está otimizada e faz bom uso dos créditos. Veja nossas dicas sobre

Em 03/06/2025 às 20h59

Imagem principal do artigo Como criar campanhas locais no Google Ads que dão resultado

Como criar campanhas locais no Google Ads que dão resultado

As campanhas locais permitem que a exibição dos anúncios esteja restrita a regiões específicas. Veja mais sobre e dicas para ter sucesso

Em 02/06/2025 às 21h58

Imagem principal do artigo Quanto custa anunciar no Google Ads em 2025?

Quanto custa anunciar no Google Ads em 2025?

Entenda quanto investir no Google Ads para ter resultados em 2025 e também compreenda o que compõe os custos e porque sugerimos estes valores

Em 02/06/2025 às 08h50

Imagem principal do artigo Como usar o Google Ads para gerar leads com pouco investimento

Como usar o Google Ads para gerar leads com pouco investimento

Podemos dizer que gerar leads com pouco investimento é uma arte que envolve técnica e muito estudo. Separamos 5 padrões entre campanhas que pode te ajudar

Em 28/05/2025 às 04h37

Imagem principal do artigo Profissionais de Saúde: Navegue nas Novas Políticas do Google Ads

Profissionais de Saúde: Navegue nas Novas Políticas do Google Ads

Descubra como as novas políticas do Google Ads afetam anúncios de saúde e como adaptar suas estratégias para manter a eficácia

Em 26/01/2025 às 21h47 - Atualizado em 26/01/2025 às 21h49

Imagem principal do artigo Google Ads para loja virtual: crie campanhas online

Google Ads para loja virtual: crie campanhas online

Google Ads permite que lojas virtuais alcancem mais clientes com campanhas otimizadas e integração com o Merchant Center. Veja campanhas indicadas.

Em 13/11/2024 às 11h07 - Atualizado em 13/11/2024 às 11h09

Imagem principal do artigo Google Ads com Merchant Center: Descubra o que é e fature

Google Ads com Merchant Center: Descubra o que é e fature

Merchant Center permite exibir produtos no Google Shopping. Com Google Ads, é possível promover produtos para ganhar mais destaque nas buscas.

Em 13/11/2024 às 11h06

Imagem principal do artigo Google Analytics: uma ferramenta grátis para sua loja virtual

Google Analytics: uma ferramenta grátis para sua loja virtual

Google Analytics é essencial para lojas virtuais, oferecendo dados de tráfego e conversões. A ferramenta ajuda a otimizar estratégias, aumentando as vendas.

Em 13/11/2024 às 11h05

Imagem principal do artigo Google Ads para Profissionais da Saúde

Google Ads para Profissionais da Saúde

Criar campanhas de Google Ads para profissionais da saúde pode ser uma estratégia muito poderosa para impulsionar os negócios e alcançar mais pacientes.

Em 27/07/2023 às 12h35 - Atualizado em 12/11/2024 às 23h50

Imagem principal do artigo Impulsionar site no Google

Impulsionar site no Google

Aqui estão algumas dicas para impulsionar seu site com campanhas de Ads em 2023

Em 27/07/2023 às 14h07 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Aparecer em primeiro no Google em 2023

Aparecer em primeiro no Google em 2023

Como fazer o meu site aparecer na primeira página do Google, acesse e veja como o Google Ads pode te ajusdar nesta jornada.

Em 31/07/2023 às 15h32 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Anunciar no Google

Anunciar no Google

Anunciar no Google Ads é uma estratégia essencial para empresas que desejam alcançar sua presença online

Em 17/07/2023 às 23h52 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign