Como Construir um E-commerce de Sucesso - Plataforma, Estratégia e Suporte
Iniciando uma Loja Virtual? Entenda os pilares para se ter uma loja virtual de sucesso, exemplos e histórias reais. Mais de 16 anos de experiência.
Este texto foi inspirado em uma conversa recente que tive com um cliente que está iniciando sua jornada no e-commerce, especificamente no segmento de cosméticos.
A preocupação principal deles, era encontrar a plataforma ideal que não apenas permitisse a venda de produtos, mas que também oferecesse um caminho claro para o crescimento sustentável e a diferenciação em um mercado competitivo. Essa conversa me permitiu reforçar os pilares que consideramos essenciais aqui na Eco Webdesign para a construção de lojas virtuais que realmente geram resultados a longo prazo.
Na Eco Webdesign, eu e minha equipe entendemos que um e-commerce vai muito além de simplesmente colocar produtos online. É sobre criar uma experiência de compra fluida, garantir visibilidade onde o cliente procura (principalmente no Google) e ter a tranquilidade de um suporte técnico e estratégico sempre à disposição.
Minha abordagem, moldada pela minha experiência como Engenheiro da Computação e empreendedor focado em resultados, se baseia em tecnologia própria e um atendimento próximo e consultivo.
No vídeo abaixo veja duas exemplos de clientes que tiveram suas vendas aumentadas.
O Primeiro Passo: Escolhendo a Plataforma do E-commerce
Muitos empreendedores que buscam entrar no mundo das vendas online se deparam com uma vasta gama de opções de plataformas. As mais conhecidas, como Nuvem Shop, Loja Integrada e Shopify, oferecem soluções prontas que podem parecer atraentes pela facilidade de uso inicial e custo. No entanto, como discutimos na call, essas plataformas possuem limitações inerentes.
Uma preocupação comum é a integração com sistemas de gestão (ERP). Embora plataformas prontas ofereçam integrações, elas podem não ser tão flexíveis ou profundas quanto necessário para operações específicas. Além disso, a dependência de soluções de terceiros pode gerar gargalos.
Eu expliquei que a Eco Webdesign opta por trabalhar com plataforma própria, o CMS Interago, justamente para superar essas limitações e entregar dois pilares fundamentais: posicionamento orgânico no Google (SEO) e a possibilidade de um design diferenciado.
No vídeo abaixo o Leonardo Negrão, fala um pouco do Interago e sua capacidade de indexação no Google.
Pilares de um E-commerce de Sucesso
Nosso CMS Interago foi desenvolvido com foco em performance e otimização para mecanismos de busca desde a sua base. Isso é crucial para qualquer e-commerce que busca crescer sem depender exclusivamente de tráfego pago.
Posicionamento Orgânico no Google (SEO)
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização do site para aparecer nas primeiras posições do Google e outros buscadores. Para um e-commerce, isso significa ser encontrado por clientes que já estão procurando pelos seus produtos.
Eu ressaltei que depender apenas de tráfego pago (anúncios) leva a um custo de aquisição de cliente que tende a subir com o tempo, seja pela concorrência ou pelas mudanças nas plataformas digitais.
O tráfego orgânico, por outro lado, é um investimento de longo prazo que, uma vez conquistado, gera visitas qualificadas de forma contínua e com custo marginal zero.
Nossa plataforma Interago é construída para facilitar o SEO. Possuímos ferramentas internas, como uma análise de texto baseada em IA, que ajuda a otimizar o conteúdo do blog e das páginas de produto para os termos de busca relevantes.
Além disso, focamos nos Web Vitals, métricas do Google que avaliam a experiência do usuário em termos de velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual. Garantir que essas métricas estejam "verdinhas" é fundamental para o bom posicionamento.
Vimos exemplos práticos disso. Em um caso, uma Loja de Produtos Naturais (nome alterado para preservar a identidade do cliente) migrou de outra plataforma para o Interago e viu uma melhora significativa nos resultados do Google Search Console sem nenhum trabalho adicional de consultoria, apenas pela performance da plataforma.
Outro exemplo, uma Loja de Artigos Esportivos (nome alterado), já muito forte no Google, buscou a Eco Webdesign porque percebeu que concorrentes menores com sites feitos por nós apareciam melhor nas buscas locais.
Design Personalizado e Experiência do Usuário
Enquanto plataformas prontas oferecem templates, a Eco Webdesign permite um nível de personalização de design que reflete a identidade da marca e otimiza a experiência do usuário para conversão.
Eu apresentei a proposta de um setup inicial com design personalizado simples, mas com a opção de um serviço de web design mais aprofundado para um visual totalmente customizado, comparando com exemplos de clientes.
Eu diferenciei o trabalho de web design (diagramação, fluxo, usabilidade) do design gráfico (criação de imagens de produto, banners conceituais).
Apesar de não sermos uma agência 360 que cria todo o conteúdo visual (fotos e vídeos conceituais), nosso web design foca em apresentar o conteúdo que o cliente fornece da melhor forma possível, com layout otimizado para conversão e uma navegação intuitiva, especialmente no mobile.
A flexibilidade da nossa plataforma permite incorporar elementos de design mais sofisticados, como cards interativos e vídeos com autoplay local, que contribuem para uma experiência rica, como visto em alguns exemplos de sites de referência discutidos na reunião.
Um exemplo de projeto da Eco Webdesign que utilizamos estes recursos para desenvolver uma experiência única e marcante nos visitas do nosso cliente é o Cogumelos Canção, convite a visitar a sua loja virtual e navegar pela páginas de produtos e da anamnese.
Suporte Técnico e Estratégico Próximo
Um dos pontos mais valorizados pelos nossos clientes na Eco Webdesign é o suporte. Em plataformas grandes, a comunicação com a equipe técnica pode ser lenta e burocrática. Com a Eco, o cliente tem acesso direto e rápido.
Eu destaquei a importância de ter um canal direto para resolver problemas urgentes, como um erro que impede as vendas.
O que acontece é que nosso cliente terá sempre o WhatsApp da equipe e poderá ligar até nos finais de semana, se precisar de algo urgente. Daremos um feedback rápido, porque nossa equipe de engenharia trabalha de plantão.
Além do suporte técnico para emergências, oferecemos atendimento para questões operacionais e treinamento para que o cliente tenha total autonomia na gestão da loja.
Para treinamento e questões triviais de operação, temos atendentes no canal de WhatsApp que podem enviar vídeos tutoriais ou até mesmo acessar sua máquina para ajudar. Como somos uma empresa focada em soluções específicas, conseguimos ter um atendimento mais próximo, pensando não apenas em melhorias estruturais de engenharia, mas também nesses detalhes de treinamento e estratégia.
Essa proximidade permite não apenas resolver problemas rapidamente, mas também adaptar a ferramenta às necessidades específicas do cliente e oferecer consultoria estratégica para performance de vendas e posicionamento.
Infraestrutura Escalável e Segura
A base tecnológica do Interago é robusta, utilizando a infraestrutura da Amazon (AWS). Isso garante alta performance, velocidade de carregamento e segurança, fatores essenciais para a experiência do usuário e para o SEO.
Utilizamos o serviços de CDN com distribuição inteligente de mídias para que isso tenha um reflexo positivo na performance, seja velocidade de carregamento para a pessoa não se sentir insegura ou não ter nenhum tipo de problema de perda de dados na hora de colocar os dados de cartão, o que faz reiniciar o checkout. Isso também impacta o posicionamento no Google e o aproveitamento de tráfego no Google Ads: se você pagou por um clique e o site não carrega, o usuário sai e você já gastou esse dinheiro.
A escalabilidade da infraestrutura permite que o site suporte picos de acesso sem cair ou ficar lento, algo crucial em momentos de alta visibilidade, como campanhas de marketing ou aparições na mídia.
Temos um cliente, um parque aquático muito famoso, que faz propaganda na Globo. Quando aparece, há picos de acesso porque eles colocam um QR Code grande. Se ele estivesse em um servidor tradicional, o que acontece com qualquer site do governo quando está perto do limite dos prazos, o site cairia, a pessoa não acessaria, ficaria lento e a pessoa perderia toda aquela exposição pela qual trabalhou. Como trabalhamos com escalabilidade, o cliente só pagará mais proporcionalmente ao uso, e espera-se que ele esteja levando tráfego de qualidade.
O modelo de cobrança por acessos, explicado na proposta, reflete essa escalabilidade: o cliente paga proporcionalmente ao que usa, garantindo que a infraestrutura esteja sempre pronta para atender à demanda, especialmente quando o tráfego é de qualidade e gera vendas.
O Processo de Implementação e Crescimento da Loja Virtual
O processo de criação de um e-commerce comigo e com a equipe da Eco Webdesign é estruturado para ser eficiente e colaborativo, visando não apenas a entrega inicial, mas o crescimento sustentável do seu negócio.
Primeiro passo
Após a negociação e a confirmação da entrada, realizamos uma reunião com a equipe de desenvolvimento e nossa gerente de projetos. Nesta reunião, detalhamos todo o escopo do seu projeto, com base nas características e informações que coletei. A gerente, então, organiza essas informações e envia uma entrevista detalhada para o cliente.
Coleta de Conteúdo Essencial
Essa entrevista é crucial e pode ser a parte mais desafiadora do processo. Nela, solicitamos informações essenciais para a construção da loja, como:
- horário de funcionamento;
- concorrentes de referência;
- sites que você admira;
- informações sobre banners e promoções iniciais;
- política de frete grátis;
- cupons de desconto;
- quais selos de segurança ou certificações você pretende usar.
São detalhes operacionais e estratégicos que guiam o desenvolvimento.
Desenvolvimento, Instalação e Entrega
Com todas as informações em mãos, nossa equipe tem um prazo entre 10 à 60 dias para desenvolver o layout personalizado, que pode alterar de acordo com a complexidade do design, instalar o painel Interago e configurar os módulos essenciais para a operação do e-commerce, como pagamento e logística (utilizamos o Frenet para integrar com transportadoras). Após essa fase, entregamos a loja para sua avaliação e aprovação.
Treinamento e Autonomia Total
Uma vez que você aprova o site, iniciamos o treinamento completo. Nosso objetivo é que você tenha total autonomia para gerenciar sua loja através do painel Interago. Você aprenderá a acessar o painel, visualizar pedidos, cadastrar produtos (incluindo variações como tamanho e cor, que contam de forma vantajosa para o custo), gerenciar estoque e embalagens.
A autonomia para atualizar o site é total e instantânea. Por exemplo, se for mudar o banner para uma data comemorativa, você fará sua arte, entrará no painel como se fosse subir uma foto no Instagram, apertará atualizar e já estará publicado. Ensinamos tudo isso no treinamento e oferecemos documentação e chat para tirar dúvidas quantas vezes for necessário.
Custos e Escalabilidade
A mensalidade da plataforma varia conforme a quantidade de produtos (e não variações). A mensalidade começa com R$ 90 para até 100 produtos e aumenta conforme você adiciona mais. Um produto com variações (como um cosmético de 30g, 50g e 120g) conta como um único produto, não vários, o que ajuda a manter o custo acessível.
Além da mensalidade da plataforma, oferecemos serviços adicionais de consultoria e assessoria para tráfego pago (Google Ads, redes sociais) e otimização de performance. Permitindo que você escale o investimento em marketing conforme a necessidade e o amadurecimento do projeto.
Temos desde o pacote mínimo, focado na plataforma e suporte, até pacotes de serviço mais completos, onde ajudamos com blog, SEO complexo, Google Ads, remarketing, etc.
Para projetos mais robustos e com potencial comprovado, existe até a possibilidade de um modelo de parceria baseado em porcentagem do faturamento bruto.
Recomendação conservadora
Minha recomendação, baseada em minha experiência, é começar de forma mais simples e evoluir o projeto com o tempo.
Adicione complexidade e invista em design ou marketing conforme as métricas de performance e as necessidades do cliente se tornam claras. Começar mais simples, com custo menor, permite sentir o operacional e evoluir com base no que realmente traz retorno.
Alerto sobre o risco de investir excessivamente em detalhes de design no início, em detrimento do essencial:
- ter produtos bem cadastrados com boas fotos;
- garantir acesso (tráfego);
- analisar as métricas para entender o comportamento do cliente.
Tivemos uma cliente, que gastou muito tempo e recurso financeiro em detalhes de design que não trouceram vendas, e acabou faltando orçamento para o tráfego pago essencial para trazer pessoas para o site.
É crucial entender que é preciso ter produto cadastrado, dados bem colocados, fotos que estejam no nível da concorrência e, principalmente, ter acesso. Não adianta ter o site mais bonito do mundo se as pessoas não o veem.
Quando há acesso, começamos a ter métricas de performance:
- vendas;
- custo de aquisição;
- ticket médio;
- se o cliente está voltando;
- se está conseguindo comprar.
É importante ter um botão de WhatsApp no início para entender o fluxo do cliente.
Geralmente, esse processo de evolução pode durar até dois anos. Conforme você sente a necessidade e vê onde há retorno, podemos repensar o projeto e potencializar o que foi criado, adicionando funcionalidades mais avançadas, como por exemplo:
- Anamnese ou Quiz de Recomendação: Ferramentas interativas para ajudar o cliente a encontrar o produto ideal com base em suas respostas.
- Filtros Avançados por Perfil: Opções de filtragem baseadas em características do cliente, como tipo de pele, tom, ou necessidades específicas.
- Conteúdo Personalizado: Exibição de listas de produtos ou informações relevantes com base no perfil ou histórico de navegação do usuário.
Sou um pouco avesso a ser prolixo por perfeccionismo; muitas vezes, a pessoa desiste no meio do caminho porque não ficou exatamente como ela queria. Mas são ideias que podem ser implementadas gradualmente.
A jornada de um e-commerce é contínua. O que começa com um site funcional e otimizado para o Google pode evoluir para incorporar funcionalidades mais complexas, conforme a necessidade é sentida e validada pelas vendas e métricas.
Por fim, a Parceria é Essencial
Na conversa com o cliente reforcei minha crença de que o sucesso no e-commerce depende de uma combinação de tecnologia robusta, estratégia digital eficaz e um parceiro que ofereça suporte e consultoria contínuos e não apenas uma prestação de serviço pontual.
A Eco Webdesign, com sua plataforma própria Interago e a equipe qualificada, se posiciona não apenas como um fornecedor de tecnologia, mas como um parceiro estratégico focado em ajudar as empresas a crescerem de forma sustentável no ambiente digital.
Meu objetivo é fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que você tenha autonomia, performance e a tranquilidade de saber que sua loja virtual está construída sobre bases sólidas, prontas para evoluir com o seu negócio.