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Em 22/08/2024 às 14h13 - Atualizado em 18/01/2025 às 08h14
Introdução
O SEO não só trata diretamente o ranqueamento do blog nas buscas orgânicas, mas também a qualidade da visita em seus aspectos de conteúdo e parte técnica.
Com uma abordagem de otimização tão ampla, o SEO pode transformar o Blog em um verdadeiro canal de novos visitantes e oportunidades. Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, vamos mostrar 8 passos para melhorar o ranqueamento do seu Blog neste documento.
O SEO para Blog compreende otimizar o conteúdo oferecido aos visitantes e a qualidade técnica do website.
Quando falamos de otimização de conteúdo, isso envolve desde os tópicos, se estão de acordo com os interesses de quem busca pelos assuntos abordados e também se as palavras-chave utilizadas são as mesmas utilizadas ao realizar a busca. De forma resumida, o conteúdo do blog precisa estar sintonizado com a forma como as pessoas buscam e, principalmente, atender suas necessidades e dúvidas.
Em relação à parte técnica, o blog precisa atender a vários requisitos funcionais para garantir que o visitante terá uma boa experiência, por exemplo, o blog precisa ser rápido e fácil para navegar.
Toda temática que envolve formas e processos para resolver esses problemas está relacionada com SEO, afinal, sua resolução otimiza o Blog para as buscas.
Podemos dividir a ação de fazer SEO para Blog em 3 partes principais:
1) Auditoria e levantamento das necessidades: Envolve um profundo estudo do conteúdo do website e isso pode ser demorado, dependendo da quantidade de tópicos, categorias e artigos. Essa auditoria trará oportunidades e temas para discussão;
2) Checklist de ações: Com as oportunidades detectadas durante a auditoria, elabora-se um plano de ação para resolver os itens de acordo com as dificuldades de implementação e impacto nos resultados do blog;
3) Monitoramento: É necessário acompanhar o desempenho do Blog nas buscas, seja no Search Console, Google Analytics ou outras ferramentas. O acompanhamento permite aprender com os resultados de cada ação para otimizar os próximos passos;
É importante ter a metodologia acima para organizar a forma de trabalhar, entretanto, para fazer SEO para blog é necessário também conhecimentos específicos, por exemplo, dominar ferramentas como o Search Console, Google Trends, Google Key Planner, entre outras, além de conhecimentos técnicos para conseguir resolver problemas identificados no Google Pagespeed Insights, por exemplo.
É importante entender que para rankear um blog é necessário ir além das tarefas básicas do SEO, pois no rankeamento lidamos com a concorrência e para lidar com ela, é preciso ter diferenciais e aí entra o que chamamos de EEAT.
O EEAT representa a primeira letra em inglês para os termos que traduzidos para o português são: Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Estes critérios classificam os conteúdos online por sua qualidade.
Como cada palavra do EEAT já diz, a qualidade do conteúdo é determinante para o ranqueamento do blog e isso envolve criatividade, profundidade sobre o assunto e respostas de alta qualidade para o usuário.
Um blog com qualidade é elegível para o Google Notícias, podendo utilizar os serviços do Google Publisher Center, o que amplia muito sua impressão nas buscas.
Quanto custa o SEO para blog
O custo do SEO para blog depende muito da extensão do site, sua plataforma, infraestrutura e time editorial. Todos esses itens são determinantes para entender qual o custo para o SEO para blog.
Podemos presumir que um trabalho básico e individual de SEO possa custar de R$1.000,00 a R$5.000,00 por mês até que os problemas críticos do blog sejam resolvidos. Ao falarmos de SEO para blogs maiores ou portais de notícias, este valor pode ser consideravelmente maior.
Notamos também que é saudável para blogs maiores possuir seu departamento técnico dedicado ao SEO e também que seu time técnico conte com atualizações sobre o assunto, assim como o editorial.
A consultoria de SEO para blog também pode abranger treinamentos, por exemplo, uma série de workshops para a equipe editorial seguir as diretrizes de SEO ao escrever. O custo para consultoria de SEO para blog pode variar bastante, é comum que o valor seja de R$3.500,00 a R$12.000 mensais, dependendo do contingente necessário e, como falamos, dimensão do portal (veja nossa consultoria de SEO para sites de grande porte).
8 passos para melhorar o ranqueamento
Como dissemos na introdução, aqui estão 8 passos para melhorar o ranqueamento do seu blog, abaixo:
1) Conheça o Publisher Center (Central do Editor) e siga as políticas de conteúdo: O Google possui um vasto material para as equipes editoriais entenderem o que o Google espera dos conteúdos que ele vai disponibilizar nas buscas, assim como o que é importante evitar. Então essa é a primeira dica, conheça bem o https://transparency.google/our-policies/product-terms/publisher-center/
2) O blog precisa ser rápido e atender o Web Vitals: Você não precisa ser um programador, entretanto, precisa saber quando o site está lento ou não. Mas não se preocupe, você pode usar ferramentas como o PageSpeed Insights (https://pagespeed.web.dev/) para diagnosticar problemas básicos no blog, onde o principal é a velocidade de carregamento.
3) Use o Google Trends: Essa ferramenta do Google permite entender os volumes de pesquisas para termos pesquisas, tópicos e também conferir em tempo real o que é mais buscado ou não. Então, se você vai escrever, passe lá no Google Trends primeiro: https://trends.google.com/trends/
4) Use imagens de boa qualidade: Sim, a qualidade da imagem influencia no ranqueamento. O Google pede imagens boas e consonantes com o conteúdo, principalmente a imagem principal do artigo. Evite usar imagens redundantes, sem significado ou criadas por AI sem um objetivo claro.
5) Vá fundo nos assuntos: O Google não gosta de conteúdo superficial, duplicado, igual a vários outros na internet e sem originalidade. Seu artigo precisa explicar bem os assuntos, ser minucioso e mostrar a experiência e especialização de seus redatores.
6) Evite falar do que você não sabe: Este seria o contrário do item anterior, entretanto, é muito importante. Por exemplo: se você vai escrever sobre uma doença e não é um médico, você precisa ao menos entrevistar um para colocar seu ponto de vista profissional. Use fontes especializadas para tratar assuntos sensíveis ou específicos.
7) Use o poder dos links: Um dos recursos mais poderosos em toda a web é a possibilidade de adicionar links para navegar entre páginas ou artigos, então se um artigo fala sobre algo que já foi abordado em outro artigo ou seção do blog, faça o link entre eles. Os links precisam ser claros quanto a seu objetivo, por exemplo: se você vai criar um link para uma página que fala de ração para cachorros pequenos, a descrição precisa conter "ração para cachorros pequenos" e é muito comum o link estar somente em "ração", "veja mais", "confira" ou outras palavras que não ajudam muito o usuário a entender para onde estão indo.
8) Use as redes sociais: A princípio, você pode se perguntar o que as redes sociais têm a ver com SEO para blogs e a explicação é simples: "O Google gosta de visitas e engajamento". O uso das redes sociais levam pessoas para seu website e isso gera engajamento e compartilhamento dos artigos do blog, além de aumentar sua autoridade.
Gostou das dicas para melhorar o ranqueamento do seu blog? Esperamos que sim e estamos à disposição caso precise de ajuda ou queira se aprofundar em MPI (Marketing de Posicionamento na Internet). Te esperamos no topo das buscas!
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