Estrutura Básica de um Website Institucional

Neste artigo falaremos da estrutura básica de um website institucional, e sua importância. Artigo perfeito para quem está se organizando para fazer um site.

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A base para se saber o valor de um website é sua estrutura, assim como na construção civil é necessário saber o tamanho do terreno, quantos cômodos, garagem, piscinas entre outras informações estruturais, para estimar o valor de um website para nossos clientes precisamos saber exatamente qual será a estrutura do site. Outro item que influência é a referência visual, a complexidade do design pode modificar bastante o valor do site, mas neste texto iremos exporte o que entendemos como sendo uma estrutura básica para Websites Institucionais. 

Imagem Estruturta básica de um website pela Eco


Página Inicial

A página inicial ou Home, é a página mais acessada do site, geralmente trabalhamos ela como uma página independente do site contendo um resumo do que é mais importante sobre a empresa com links para as páginas de cada tópico caso o visitante queira se aprofundar. 

Estruturamos a página inicial com dobras, sendo a primeira dobra a parte visível do seu monitor ou da tela do celular, e a segunda dobra, o início do fim da primeira dobra até o fim da tela. 

  • Primeira Dobra: Banner com a informação mais relevante do site, melhor CTA (Call to Action), ou informação em destaque sazonal. 
  • Segunda Dobra: Listagem de serviços ou produtos, geralmente blocos com as informações de cada um, podendo ser um carrossel. 
  • Terceira Dobra: Texto sobre a empresa, resumo da empresa com link para a página completa. 
  • Quarta Dobra: Prova social, depoimento, ou serviços realizados. 
  • Quinta Dobra: CTA, uma chamada para ação como, entre em contato, ou, orçamento sem custo. 
  • Sexta Dobra: Bloco de endereço com mapa do Google. 
  • Sétima Dobra: Rodapé. 

A página inicial pode mudar conforme o projeto, mas sua essência é basicamente esta. 


Sobre a Empresa

Está página chamamos de página de auxílio de conversão, pois se o visitante gostou das informações de serviço, dos produtos e do estilo da página, bem provável que ele vá até o sobre a empresa para passar pela última avaliação de confiança para entrar em contato. 

Recomendamos ter esta página com um texto sobre a empresa curto e objetivo, destacando em negrito e/ou ícones os diferenciais competitivos relevantes para seu público. Importante também uma imagem, que pode variar conforme o ramo de atuação, exemplo: advogado, foto do escritório; médico, foto imponente do médico; clínicas, foto do estabelecimento; industria, uma foto do local físico, ampla, talvez de drone, etc.  


Serviços e Produtos

Atendemos muitos clientes que tem apenas quatro serviços, mas também clientes com uma lista de 300 produtos, a terceira estrutura mais comum nos sites institucionais é os serviços e produtos da empresa. 

Aqui não tem segredo, precisa pensar no seu público, em como ele entende seus serviços e produtos, organizar eles da melhor forma e cadastrar. Cada cadastro precisa ter no mínimo um título, descrição e uma foto, real ou ilustrativa. 

Em alguns casos aglutinamos vários serviços em uma página, tendo uma página mais rica e profunda com vários serviços ou com a categoria de produtos. Esteticamente fica ótimo, porem, isso significa menos links, menos textos, mais fácil para o proprietário da empresa e mais pobre no Google, então se o objetivo é ter uma presença forte nas pesquisas do Google ou fazer campanhas de link patrocinado, recomendamos a criação de uma página por serviço ou produto.


Prova Social

Temos dificuldade também em captar estas informações dos clientes, geralmente eles entendem a necessidade, declara ser fácil conseguir, mas no fim não entrega. O que mais nos ajuda e também ajuda o cliente é quando a empresa já tem um cadastro no Google Perfil Empresa, pois retiramos de lá as provas sociais

Cada ramo tem sua especificidade na hora de expor suas provas sociais, o que é unânime são os depoimentos, avaliações e declarações. O segundo mais usado são projetos, ou serviços realizados. 

Esta página é extremamente importante para o aumento das conversões no site, um site sem rastros de pessoas reais, é um site fraco de credibilidade.  


Blog

O nome mais conhecido e estigmatizado para parte mais dinâmica do seu site, é o blog, onde é feita as publicações dos conteúdos, também pode ser nomeado de várias formas de acordo com seu seguimento, artigos, notícias, informações, dicas, ou então, "fique por dentro", "se informe", e outros termos de comunicação mais moderna e jovem. O blog pode não ser o mais importante, mas é a mais estratégica, além da comunicação óbvia com seu público, os textos dentro do seu blog feito de forma específica, pode ser muito poderoso para aquisição de audiência, através do Google. 

É algo muito poderoso, porém, que dá bastante trabalho, não é fácil sair do operacional diário e escrever um texto com um bom SEO e focado em uma forma que seu público pesquisará no Google, as famosas palavras-chave. Também não é barato pagar um profissional para escrevê-las. 

Uma alternativa recente para resolver este problema de criação de textos é o ChatGPT, ele pode te ajudar a iniciar ou lapidar alguma ideia ao ponto de transformar uma lista, ou uma pequena frase em um texto publicável. 

Ter um blog no site é bom e usado com alguma sabedoria, pode trazer bons acessos no médio prazo. 


Contato

A página de contato é quase um patrimônio dos websites, todo usuário sabe que terá o link de contato para ver os dados de, acreditem, contato

Neste Página, se tem normalmente um formulário simples e pequeno, nome, e-mail, telefone e descrição, informações de contato geral da empresa, endereço, horário de funcionamento e para alguns seguimentos, já é exposto também os feriados e dias sem expediente. 

Em todo seu site, terá o link flutuante do WhatsApp visível a todo momento, blocos de CTA com formulários ou botões, e sempre links no topo e rodapé de contato, mesmo com tamanha possibilidade de entrar em contato, é extremamente recomendado ter sua página de contato, pois o visitante usa esta página quase que por reflexo, sem precisar pensar. 

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Facilidade e agilidade para inserir diversas fotos em seus artigos direto do celular ou computador

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Acesse e veja como cadastrar seus serviços no Google Perfil de Empresa em 2023 para atrair mais clientes

Em 02/05/2023 às 15h13 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Design para Websites

Design para Websites

Aprenda o que é o design de um site, quanto custa, como fazer, qual o melhor programa, o que é o serviço e como escolher uma empresa de webdesign

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Cadastrando produto no Google Empresa para atrair mais clientes em 2023

Veja como e qual a importância de cadastrar produtos no perfil de empresa do Google

Em 27/04/2023 às 13h42 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

Eco Webdesign - Empresa de Web Design Profissional

A Eco Webdesign é a empresa de web design profissional ideal para criar sites profissionais e impactantes para sua marca. Mais de 13 anos no mercado.

Em 14/04/2023 às 14h04 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Empresa de Web Design em Rio Preto

Empresa de Web Design em Rio Preto

Temos mais de 13 anos trabalhando com Web Design, neste texto iremos te mostrar o que web design faz, seus benefícios e valores.

Em 18/04/2023 às 10h54 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Criação de Sites em Rio Preto

Criação de Sites em Rio Preto

Mais de 13 anos trabalhando com Criação de Sites, estamos localizados em Rio Preto. Uma empresa séria e profissional de Criação de Sites em Rio Preto

Em 10/04/2023 às 14h58 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Chat GPT, como pode te ajudar na criação de conteúdo para seu site.

Chat GPT, como pode te ajudar na criação de conteúdo para seu site.

Usar o Chat GPT para criação de bons conteúdos garante que suas páginas tenham maior visibilidade e relevância dentro dos motores de busca.

Em 10/04/2023 às 23h19 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Marketing para alcançar um bom posicionamento nos motores de busca.

Marketing para alcançar um bom posicionamento nos motores de busca.

Estratégia de marketing digital que visa aumentar a visibilidade e a relevância de um site nos resultados de busca orgânica dos mecanismos de pesquisa

Em 29/03/2023 às 15h38 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Imagem principal do artigo Quanto custa um Site Profissional? Entenda os investimentos

Quanto custa um Site Profissional? Entenda os investimentos

Levando em conta nossos projetos de 2022 a o valor médio de Sites Profissionais é de R$ 4.235,00. Dificilmente um Site Profissional custará menos de R$ 3.200,00

Em 29/03/2023 às 09h30 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

25 vantagens do Interago como o painel de seu website

Praticidade, velocidade e mais resultados. Veja porque o Interago é o painel ideal para sua empresa.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign