O que é CTA no Marketing Digital: Aprenda a criar os melhores

Essa poderosa ferramenta do marketing digital pode aumentar vendas, gerar leads ou influenciar o visitante a realizar ações importantes em seu website


Introdução

No marketing digital moderno, a vida do internauta é repleta de micro momentos gerados por ações, as quais normalmente são cliques ou toques para navegar entre páginas, sejam de websites ou aplicativos.


Quando desejamos que o visitante faça algo específico, nós criamos o que chamamos de CTA, do inglês call to action e que pode ser traduzido como chamada para ação, onde o usuário irá clicar ou tocar para realizar uma ação específica, seja ela ver um conteúdo, enviar um contato ou outros, como falaremos com mais detalhes a seguir.


Definição do que é o CTA no marketing digital


O livro de Chris Kennedy de 2019 com o nome Web. Write. Sell.: Write Ads, Headlines, and Calls to Action That People Can't Help But Click nos traz uma definição interessante para o CTA (traduzido para o português por nossa equipe):


O CTA, na maioria das vezes, refere-se ao uso de palavras ou frases que podem ser incorporadas em scripts de vendas, mensagens publicitárias ou páginas web, as quais compelem uma audiência para realizar uma ação para uma direção específica.


O CTA possui uma forma imperativa para chamar a atenção do visitante com ofertas envolventes por meio de um elemento bem diagramado que computará a ação do visitante e o levará para o local desejado




O CTA leva o visitante para onde você deseja, destacando-se entre as várias opções de navegação

Para que serve o CTA - Casos práticos

Ao trazer o cenário para os websites temos os links e botões que servem para, principalmente gerar:


👉🏻 Leads: O CTA com foco em gerar leads busca mover o visitante do website para um atendimento personalizado, onde o visitante autoriza e fornece seus dados para ser contactado.


👉🏻 Assinaturas: Seja para listas de e-mails, planos trial ou de testes grátis o CTA com foco em assinatura convida o visitante à utilizar um serviço para ser impactado pelo mesmo.


👉🏻 Vendas: No contexto do e-commerce, os botões possuem foco em gerar mais vendas, seja na página do produto, listas ou ao apresentar ofertas específicas.


👉🏻 Candidatos: Os CTAs com foco em gerar candidatos podem ser diversas finalidades, por exemplo, o candidato pode ser um testador exclusivo de um aplicativo ou funcionalidade, ou um parceiro de negócios como o caso de expansão de franquias, entre muitos outros. 


👉🏻 Time spent: Este tipo de CTA está muito ligado às redes sociais, portais de notícias ou outros sites que tem por objetivo fazer com que o visitante gaste mais tempo na plataforma, consumindo mais conteúdo.


Em nosso artigo, vamos focar em CTAs de websites e de lojas virtuais. Veja a seguir como fazer um bom CTA para seu website.


Como fazer um bom CTA



Segundo o artigo 6 Easy Ways to Incorporate Emotional Appeals Into Your Website's Call to Actions do website Entrepreneur, há 6 fórmulas para criar CTAs com apelo emotivo para os visitantes, os quais descrevemos a seguir (traduzidos e resumidos para o português, onde utilizamos exemplos próprios para o conteúdo ficar mais didático):

1. Medo ou receio de perder algo

O medo é uma emoção que pode ser abordada no sentido de perder algo ou deixar passar uma oportunidade. Não significa que você irá assustar o usuário, mas sim incitá-lo a corrigir ou evitar cometer erros. 

Exemplo de CTA onde o visitante pode sentir medo de estar perdendo uma oportunidade

2. Inclusão

A ideia deste tipo de CTA é fazer com que o visitante não perca a oportunidade de fazer parte de algo que seja importante para ele. O contexto não busca gerar solidão, mas sim mostrar que há uma tendência ou movimentação e que pode ser interessante ou útil para ele fazer parte.


Exemplo de CTA onde o visitante sinta-se participando de algo maior e deseja fazer parte

3. Indignação


A manifestação da raiva por meio do CTA, logicamente, tem o objetivo de manifestar-se em prol de algo, normalmente utilizado em websites de avaliação, causas sociais ou outros, onde o usuário se expressará para sanar uma indignação.

Exemplo de CTA onde o visitante deseja protestar ou deixar sua opinião movido por uma insatisfação

4. Amor


O amor não se manifesta somente em pares românticos, pode ser uma causa, maternidade ou movimentação pelo ou por quem se ama. É um CTA com convite à fazer o bem seja para si ou para quem você ama.

Exemplo de CTA onde o visitante sente o desejo de ser melhor para si e pessoas que ama

5. Liberdade


Os CTAs com foco em liberdade buscam reprimir ou suprimir sentimentos de culpa ou incapacidade, gerando empoderamento. É o botão que ao apertá-lo o visitante estará e tornando capaz ou livre de algum problema.

Exemplo de CTA onde o visitante realiza o desejo de autonomia e liberdade para iniciar uma atividade

6. Curiosidade


A curiosidade normalmente está ligado a um anúncio de surpresa, onde o visitante realizará uma ação para completar uma informação ou conhecimento parcial. Este tipo de CTA pode ser muito comum em sites de notícias ou até para apresentar produtos novos.


Exemplo de CTA onde o visitante participa de uma promoção para matar a curiosidade e conhecer os cupons

Como medir os resultados do CTA

É importante que cada CTA tenha sua efetividade medida individualmente. É comum que o CTA tenha um link específico e uma das formas de mensurar os resultados é medindo o acesso ao customizar este link.


Uma forma prática é utilizando as UTMs do Google Analytics, onde é possível extrair relatórios específicos para cada link ou botão, identificando-os individualmente. Outra forma é com encurtadores de links como o BitLy


Para cenários de aplicativos ou avançados, pode-se utilizar um script avançado ou tag de conversão no Google TagManager ou do Google Ads, por exemplo. Quando o projeto possui uma equipe de desenvolvimento, também é possível armazenar as informações em bases de dados customizadas.


Seja com as soluções mais simples, o importante é sempre coletar os dados e verificá-los posteriormente para realizar testes e entender se a taxa de conversão está melhorando ou piorando para cada CTA.


Conclusão

Os CTAs são poderosos instrumentos no marketing digital para que os websites ou aplicativos atinjam seus objetivos. É muito importante que os resultados sejam acompanhados, seja por métricas próprias, UTMs ou outras formas. Além disso, o CTA precisa ser profissional, com um bom design e apelo emotivo para que o usuário realmente ache interessante realizar aquela ação que você está convidando-o a fazer. 


Esperamos ter ajudado, bons CTAs e resultados!


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