Automação de marketing: 3 passos para começar em sua empresa
A automação de marketing é o processo de utilização de software para resolver tarefas repetitivas ou em massa. Veja em 3 passos como iniciar seu uso
Para começar a utilizar a automação de marketing é necessário entender o que ela envolve para escolher as ferramentas adequadas para resolver os problemas, no caso, os problemas são as tarefas repetitivas.
Antes de mais nada, a automação de marketing trabalha com leads desde sua captação à nutrição e conversão. Veja exemplos simples de automação de marketing:
Exemplo 1: Disponibilizar um formulário no site para o visitante inserir seu e-mail, uma vez que o visitante se cadastrar, poderá receber uma série de e-mails. Estes e-mails não precisam ser os mesmos para todos, uma vez que as escolhas do visitante (aberturas, cliques, preenchimento de formulários) pode fazer sua segmentação para que os produtos direcionados para ele estejam de acordo com suas necessidades e preferências.
Exemplo 2: Utilização de chatbots para interagir com os leads e realizar um primeiro processo de qualificação, entendendo suas necessidades e trazendo ao comercial leads melhores.
Exemplo 3: Ferramentas de criação de postagens automatizadas para captação de contatos.
A automação de marketing pode trabalhar com todos os exemplos acima, inclusive, todos podem trabalhar juntos. O formulário de newsletter pode ser enviado para um chatbot, assim como publicações em redes sociais.
3 passos para começar a usar a automação de marketing
Passo 1 - Defina seus objetivos
Antes de escolher as ferramentas, define exatamente quais são seus objetivos, os quais podem ser receber mais contatos, ou mesmo qualificá-los melhor (no caso de já receber uma quantidade boa diariamente), enviar novidades para seus clientes ou mesmo realizar follow up de vendas. É importante definir um objetivo e pensar em todo cenário de automação para resolvê-lo.
Passo 2 - Escolha boas ferramentas e fornecedores
Podemos afirmar que o sucesso prático da automação tem boa parte de atribuição à qualidade tecnológica das ferramentas utilizadas. É importante escolher bons parceiros e que tenham experiência prévia. Busque por ferramentas como o HubSpot, RD Statin, Mailchimp, SendPulse, entre outras disponíveis no mercado. Aqui na Eco Webdesign nós temos o CRM Mailing para envio de mala direta pelo Interago CMS.
Passo 3 - Entenda o papel de cada ferramenta e fornecedor para realizar o acompanhamento
É comum que as ferramentas tenham dashboards e painéis para diversos cenários diferentes, mas é nesse momento que lembramos de nosso objetivo e por ele definimos nossos KPIs (key Performance Indicator ou indicador chave de performance) onde é necessário ter os dados de forma simples e clara, veja perguntas de exemplo: Tem mais pessoas acessando meu site? Todo mundo que acessa meu conteúdo está gostando ou qual parcela está gostando? Estou vendendo mais devido a este trabalho? As pessoas estão satisfeitas com o atendimento que estão recebendo? Etc.
A automação de marketing pode ser uma excelente ferramenta para uma empresa, entretanto, precisa estar com o marketing de forma geral bem estruturado. Pense em uma fábrica de calçados, de que serve montar uma fábrica antes de ter o projeto do calçado, entender o público e seus desejos. A ideia é mais ou menos a mesma, afine o planejamento de marketing para que a automação realmente atinja seu potencial.