Artigos

Guia completo de geração de leads: Como gerar leads para aumentar vendas

A geração de leads qualificados aquece o departamento comercial, aumenta a receita e é uma ação indispensável para as empresas em crescimento

Imagem artigos/corpo//gerarLeads1

Introdução

A geração de leads é uma ação de marketing digital para aquecer o departamento comercial da empresa e envolve desde alcançar mais pessoas à coleta de contatos e sua gestão.

Nosso foco neste artigo é esclarecer quais são os caminhos para se vender mais ao gerar leads qualificados.

O que são leads?

Pensando em um cenário não digital, vamos supor que você venda imóveis e monte um stand de vendas em um shopping. Quem passa pelo seu stand pode assistir um vídeo dos empreendimentos da sua empresa, tomar café, ver maquetes, levar consigo panfletos e, especialmente, deixar seu nome e telefone para visitar os imóveis. Os leads são exatamente essas pessoas interessadas que deixaram seu contato para um vendedor.


Já no cenário digital, podemos pensar que o shopping é onde transitam várias pessoas como o Instagram ou Google e o stand é seu perfil ou website para divulgar sua empresa. 


Tecnicamente, o lead é um visitante do website  que aceita fornecer seus dados para a empresa entrar em contato, seja por e-mail, SMS, ligação, Whatsapp ou outro aplicativo.

O que é preciso para gerar leads?

Podemos dividir a geração de leads em 4 momentos para compreender tudo o que é necessário:



1. Alcançar pessoas: para encontrar os leads é necessário uma exposição de sua empresa na internet para que eles acessem sua página e preencham o formulário. Estar na frente das pesquisas do Google, ter perfis sociais de qualidade e investir em campanhas e publicidade online são as formas mais comuns de alcançar pessoas.

2. Impressionar: Esta é uma questão de design e conteúdo/material de qualidade. As pessoas precisam ficar impressionadas com sua empresa, suas vantagens e seu portfólio. Nós sempre comentamos que o ótimo website impressiona o visitante para estimulá-los a fazer negócios com sua empresa.

3. Coleta de dados: apesar de parecer algo simples, grande parte dos formulários dos websites mal funcionam e  nada adianta impressionar o visitante se seu contato não chega. É necessário coletar os dados de forma profissional, sem o site cair, não funcionar e, principalmente, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados para manter a privacidade do visitante.

4. Processamento e uso dos dados: É recomendado o uso de CRM para trabalhar e acompanhar a evolução dos leads até se tornarem clientes e até na pós-venda. Mais uma vez, o uso dos dados é um assunto sério e precisa ser armazenado e utilizado de forma responsável.

Após entender estes momentos do visitante ao lead e uso dos dados, sabemos que o que é preciso para gerar leads:

  • Website com ótimo posicionamento no Google;
  • Ferramentas modernas de captação de contato;
  • Web Design que impressiona e envolve o visitante;
  • Conteúdo de qualidade para gerar confiança;
  • Uma aplicação para recebe os leads como e-mail ou Whatsapp;
  • Aplicação para gerir as listas de contatos, como CMS, DXP, CRM ou ERP;
  • Equipe de vendas qualificada para entrar em contato e atualizar a base de dados;

Imagem artigos/corpo//gerarLeads2

"Os leads estão sempre avaliando qual empresa resolvem melhor sua dor para escolher para qual mandará seu contato."


Como fazer geração de leads?

Uma vez que está claro o que é preciso para gerar leads, precisamos pensar nas etapas e processos para que tudo funcione corretamente. Isso envolve a parte técnica e também as operações diárias das pessoas envolvidas com os leads, normalmente, o departamento comercial ou atendimento.


Podemos dividir o processo de como fazer geração de leads em 7 itens:


1. Planejamento: O primeiro ponto é pensar nos objetivos da geração de leads. Podemos pensar na pergunta "Conseguir contatos para _____ " como o primeiro passo. Por exemplo, uma empresa de limpeza pós-obra pode preencher a pergunta "Conseguir contatos para fazer limpeza pós-obra" e uma garagem como "Conseguir contatos para vender veículos". Entender o que quer fazer com os contatos é o primeiro passo para continuar.

2. Conteúdo: O conteúdo é o material gráfico, fotos e textos para que o visitante sinta confiança e atração para te enviar o contato. Pense na seguinte pergunta para escrever seu conteúdo ou produzir o material: "O que o visitante quer ver e ler para entrar em contato?" - foque em suas vantagens competitivas para que o visitante sinta que você resolverá seu problema.

3. Website: O website tem um papel importantíssimo, pois nele estará o conteúdo e o visitante precisa conseguir navegar de forma fácil e rápida independente do dispositivo que está usando (celular, computador ou tablet). E, mais importante, precisa ter o que chamamos de CTA (do inglês call to action), que são componentes que convidam e permitem ao visitante entrar em contato. O CTA pode ser um convite para conversar pelo Whatsapp, formulário oferecendo uma oportunidade, cupom de desconto, ou seja, elementos que despertem interesse ou curiosidade para deixar os dados.

4. Posição no Google: Estar na frente do Google também é um papel do website e envolve SEO (do inglês search engine optimzation), que nada mais é do que a otimização para aparecer mais e melhor no Google. O site otimizado para as pesquisas alcança as pessoas que pesquisam pelo o que sua empresa vende ou faz.

5. Estar nas redes sociais: É importante que a empresa tenha um posicionamento ativo nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Google Business Profile, entre outras. A assiduidade nas redes junto com boa avaliação aumentam a credibilidade da empresa. Use os recursos de mensagens de cada rede social e tende levar o visitante a converter pelo website (fazer o fluxo das redes sociais para o website e obter seu contato).

6. Investir em campanhas de publicidade online: As campanhas pagas mais comuns são as realizadas no Google Ads ou Meta Marketplace (Facebook ou Instagram), entretanto, há diversas outras fontes de oportunidade como Amazon Ads ou o Tik Tok For Business. Ao divulgar você alcança mais pessoas e consequentemente seu website terá mais visitas e, potencialmente, mais leads.

7. Tabela ou ferramenta para controlar os leads: É necessário controlar onde os leads estão chegando, quem está respondendo os leads e o andamento da operação. Em situações mais simples, os leads podem ser controlados em tabelas ou no CMS (Painel) do website. Utilizar um CRM (do inglês Customer Relationship Management) permite organizar e visualizar melhor a situação de cada lead, assim como permitir conectividade ou API para enviar os leads por aplicativo para os vendedores, entre outras funcionalidades.

Imagem artigos/corpo//gerarLeads3

Em oderm, gerar leads pode ser resumido em: Alcançar pessoas > receber seus contatos > vender

Conclusão

A geração de leads é uma ação de Marketing que está totalmente relacionada com o Comercial, trabalhando em conjunto para gerar mais vendas. Só é possível gerar leads ao alcançar mais pessoas e, por meio de um website, obter seu contato.


Para o departamento comercial, de forma geral, entrar em contato com os leads é uma excelente oportunidade uma vez que o lead já demonstrou um interesse inicial pela empresa, facilitando a operação. Quanto mais interessado o lead, mais fácil a venda, chamamos isso de "lead qualificado".


É difícil pensar em uma empresa que trabalhe de grande porte que não trabalhe em algum nível com geração de leads, assim é praticamente impossível a ascensão de uma pequena empresa sem realizar esse trabalho que envolve Marketing, Vendas e está totalmente associado em aumento de receita.

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Site para corretor imobiliário - Seu catálogo de imóveis on-line

Site para corretor imobiliário - Seu catálogo de imóveis on-line

Criação de site profissional em apenas 5 dias para corretores cadastrarem todos os imóveis. Eco Webdesign - Interago Plataforma de Experiência Digital.

Em 30/06/2022 às 17h50 - Atualizado em 30/06/2022 às 17h54

Imagem principal do artigo "Eu pesquiso no Google e não acho o anúncio da minha empresa no Google Ads"

"Eu pesquiso no Google e não acho o anúncio da minha empresa no Google Ads"

Nestes mais de 10 anos prestando assessoria em Google Ads escutamos isso inúmeras vezes.

Em 28/06/2022 às 15h25

Imagem principal do artigo Como fazer o planejamento de um site - passo a passo

Como fazer o planejamento de um site - passo a passo

Registrar o domínio correto, organizar o conteúdo para gerar uma fácil navegação. Veja nossas dicas para criar um site profissiona que impacta os visitantes e gera resultados

Em 24/06/2022 às 09h25 - Atualizado em 24/06/2022 às 09h31

Imagem principal do artigo Soluções digitais que aumentam a receita de uma empresa

Soluções digitais que aumentam a receita de uma empresa

Veja exemplos que, segundo estudos da BCG Consulting, podem impactar a receita da sua empresa

Em 03/06/2022 às 15h47 - Atualizado em 03/06/2022 às 15h55

Imagem principal do artigo Guia Completo para Criação de Site em São José do Rio Preto

Guia Completo para Criação de Site em São José do Rio Preto

A Eco Webdesign é especializada em Criação de Site em Rio Preto. Guia desenvolvimento de sites para gerar novas oportunidades comerciais pela internet.

Em 03/05/2022 às 10h22 - Atualizado em 31/05/2022 às 07h11

Imagem principal do artigo Como a web pode transformar sua empresa e proporcionar crescimento

Como a web pode transformar sua empresa e proporcionar crescimento

Veja como a web pode impactar positiviamente todos os departamentos da sua empresa

Em 21/04/2022 às 06h06 - Atualizado em 02/05/2022 às 15h38

Imagem principal do artigo Como o webdesign profissional pode ajudar sua empresa a crescer

Como o webdesign profissional pode ajudar sua empresa a crescer

Veja 10 vantagens! O webdesign refere-se à criação de websites. Os sites podem ser uma poderosa forma de divulgação e controle de processos.

Em 28/03/2022 às 11h14 - Atualizado em 29/03/2022 às 10h55

Imagem principal do artigo Oportunidades web para empresas com sites institucionais

Oportunidades web para empresas com sites institucionais

O website institucional pode ser um grande aliado nas estratégias de crescimento da sua empresa

Em 25/03/2022 às 16h39 - Atualizado em 26/03/2022 às 09h06

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Neste E-book com uma linguagem simples e voltada para o empreendedor você conhecerá muitas oportunidades e novos caminhos onde a web pode apresentar significantes melhorias em sua empresa

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign