10 estratégias de marketing digital que funcionam para pequenas empresas

O marketing digital não é somente indispensável para as pequenas empresas, como também pode ser um grande alinhado para seu crescimento.

Introdução


As pequenas empresas precisam de criatividade para lidar com os desafios do dia a dia e crescer com qualidade, por isso separamos 10 estratégias interessantes para que as MPES (Micro e Pequenas Empresas), ao praticarem, tenham resultados a curto prazo, veja se você já se beneficia de todas.


10 estratégias de marketing digital para pequenas empresas

#1 Usar o Whatsapp Business


O Whatsapp Business é uma versão do Whatsapp parecida com o convencional (não se preocupe, ao baixá-lo, você terá seus contatos e conversas), entretanto, ele possui mais ferramentas para o empresário, como um perfil com informações gerais, horários de funcionamento e até catálogo de produtos. O Whatsapp Business enriquece seu perfil e pode aumentar a quantidade de pessoas em contato com sua empresa. 


Além disso, disponível no Whatsapp convencional e Business, o uso do Status pode ser uma excelente ferramenta para divulgar novidades, produtos, serviços, entre outros; o recurso possui uma adesão interessante e ficará disponível para seus contatos visualizarem.

Página para saber mais e baixar o Whatsapp Business


#2 Instagram

O Instagram é uma rede social com mais de 130 milhões de usuários brasileiros e está no celular da maioria das pessoas. Pesquisas dizem que o uso checa a aproximadamente 1h por dia, contando várias checagens no aplicativo ao longo do dia


A rede social é importante para o brasileiro e é importante para o empresário, consequentemente. Tente ser natural e se possível, utilize perfis de persona junto com empresariais para alavancar sua marca, além disso, fique atento às mensagens da comunidade e direct; respostas rápidas e perfis ativos são mais suscetíveis ao sucesso.


#3 Facebook


O Facebook é uma rede social relevante por ter aproximadamente 100 milhões de usuários de brasileiros conectados, mesmo que não esteja em expansão, é interessante para a marca também ter conteúdo na rede social. Como o Whatsapp, Instagram e Facebook são da Meta, convém atualizar e integrar os assuntos entre as redes sempre que possível.


#4 Marketplaces


Essa estratégia é específica para lojas e comercializantes de produtos, as quais podem aumentar e capilarizar seus produtos pela internet por meio de marketplaces como o Mercado Livre, Shopee, entre outros. Os marketplaces abrem canais adicionais de PDV (pontos de venda) e podem ser uma virada de chave para as empresas começaram e se firmarem na internet.

Quer dar os primeiros passos? Veja como anunciar um produto no Mercado Livre e Quais os passos para começar a vender na Shopee.


#5 Google Perfil de empresas


Essa ferramenta é literalmente imprescindível para as MPEs, pois possui muito destaque nas pesquisas do Google. O Google Perfil Empresas está associado ao serviço de mapa, onde a empresa marca seu local físico e ativa diversos recursos importantíssimos como avaliações, fotos da empresa e visitantes, comentários, além de outros. A ferramenta permite que novas empresas conhecam sua empresa ao buscarem o que você oferece em suas proximidades.


O Google Perfil de empresas ajuda o site a aparecer mais nos resultados das pesquisas Google

#6 Domínio e e-mail próprios


O domínio é o endereço do site. Ao criar um domínio (e o valor é baixíssimo por ano para a grande maioria) você pode também ter seu próprio e-mail. 


O domínio abre portas para a criação de um website (item a seguir) e também formatação profissional de seus e-mails. Este pode ser um passo valioso para seu negócio na internet.


#7 Website para receber leads


Entre todos os itens que falamos até agora, o website para receber leads pode ser o mais difícil de realizar sozinho e pode ser necessário a ajuda de um webdesigner profissional. Não desanime pela dificuldade ou necessidade de investimento e foque nos resultados. Os websites podem ser poderosos para receber acessos pelo Google ou aumentar a credibilidade e convencimento para fechamentos de boas parcerias e contratos.


Exemplo da poytara.com - website com design profissional

#8 Campanhas do Google Ads


Para criar uma boa campanha do Google Ads é necessário um bom site ou landing page (página que o visitante acessará ao clicar no anúncio) e domínio, uma vez que eles estão relacionados. A campanha do Google Ads pode ampliar o recebimento de contatos, leads ou até vendas uma vez que você adiciona créditos no Google e só paga quando alguém clica em seu anúncio.


#9 Youtube Shorts


Os vídeos curtos dominaram a internet e estão no coração do brasileiro, por isso é importante utilizar ferramentas como o Youtube Shorts para fazer produção de conteúdo para sua empresa. A própria proposta permite um custo normalmente menor de produção e pode ser muito útil para aparecer no Google e aumentar a autoridade da empresa, além de alcançar novos clientes.


#10 Lives


As lives ganharam uma proporção impressionante no período da pandemia e continuam em alta. As lives podem ser muito interessantes para sua empresa promover sorteios, novidades, eventos entre outros de forma engajada com seus clientes e comunidade de forma geral. Seja no Youtube, Instagram, Facebook ou LinkedIn, considere criar lives para falar com seu público.


Conclusão


A pequena empresa precisa ser dinâmica, atenta e, principalmente, precisa mirar onde as coisas acontecem. Com essas dicas de estratégias focamos no que é rápido, importante e pode trazer um retorno rápido quando utilizado. Caso precise de ajuda com algum destes itens ou mais, fale com nossa equipe, somos especialistas em marketing digital para MPEs.


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Em 04/04/2025 às 10h50 - Atualizado em 04/04/2025 às 11h47