O que é funil de vendas e como aplicá-lo no seu site

Entenda as etapas de um funil de vendas, sua importância para o website e como aplicar de forma efetiva

O que é funil de vendas do website

O funil de vendas é uma técnica aplicada ao website para criar uma jornada de compra, onde o visitante inicia seu processo de forma fria e vai esquentando a cada etapa do funil até se tornar um cliente. 


Normalmente dividimos o funil nas etapas:


🥶 Etapa fria: É onde precisamos de atração de pessoas, normalmente cabe ao conteúdo (blogs), postagens na rede ou outras origens para que os usuários tenham um contato inicial com o conteúdo. É importante o conteúdo ser interessante para que o visitante avance em sua jornada.


🤨 Etapa morna: Esta etapa normalmente vem por meio de CTAs (chamadas de ação) no website, seja por banners, popups ou links convidando a realizar uma ação. O visitante morno visita mais links, se inscreve para receber e-mails e etc,  ou seja, há um engajamento com o conteúdo.


🔥 Etapa quente: Nessa etapa buscamos a conversão do visitante. Neste estágio o visitante está vendo provas sociais, avaliações e precisa finalizar seu convencimento para entrar em contato com a empresa. 


Assim como em um funil tradicional, o funil do marketing digital prepara o visitante para se tornar um cliente

Como aplicar um funil de vendas ao website


Para este funil de vendas funcionar é necessário: 


1 - trabalhar conteúdos para o website

2 - utilizar e-mail marketing 

3 - possuir um Whatsapp


Precisamos começar pela atração e há algumas formas de trabalhar isso, por exemplo, postando no website, engajando nas redes sociais e criando vídeos no Youtube. Por meio dessa atração, teremos visitantes frios que vão ter algum tipo de contato inicial com a sua marca e podem acessar o website, seja por links de referência ou nas buscas orgânicas.


A fase morna está no website e junto ao conteúdo, precisamos mostrar nossas vantagens e deixar opções de ações para o visitante, como ver mais conteúdos interessantes, se inscrever em e-mail marketing, falar com a empresa, entre outros. A fase morna para pular do site para o Whatsapp, por exemplo, onde o cliente recebe mais informações, apresentação da empresa, entre outros.


Terminamos nosso funil de vendas com a conversão e isso precisa estar presente no conteúdo também, seja com uma ferramenta de captação de leads, formulário, agendamento ou mesmo pelo Whatsapp. Sabemos que trabalhamos bem o convencimento do cliente quando conseguimos esquentá-lo corretamente para virar um lead qualificado. 


Elementos que não podem faltar em uma página com funil de vendas


✅ Explicação dos produtos e serviços

✅ Exibição das vantagens competitivas

✅ Elementos visuais que tragam credibilidade e confiança (fotos, certificados, prêmios, estrutura da empresa, etc)

✅ Provas sociais com depoimentos e contatos de clientes satisfeitos

✅ Casos de sucesso e exemplos de trabalhos realizados

✅ CTAs: Elementos como links, botões ou formulários para o visitante interagir com a empresa


Você também pode gostar de ler

10 exemplos de sites bem feitos para inspirar seu projeto em 2025

Em 17/04/2025 às 02h49 - Atualizado em 17/04/2025 às 02h50

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Design para Websites

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Cadastrando serviço no Google perfil de empresa em 2023

Em 02/05/2023 às 15h13 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53