Como montar uma isca digital para capturar e-mails no seu site

As iscas digitais são informações interessantes o suficiente para que os visitantes deixem seu e-mail em troca delas. Veja mais detalhes no artigo

Uma isca digital é um conteúdo que pode ser um texto, imagem ou vídeo que seja interessante, exclusivo, original e objetiva para que desperte a intenção do visitante para que ele queira saber mais sobre algo.


Normalmente estamos falando de uma troca, você oferece algo e o visitante lhe entrega o e-mail em troca. Para que essa troca aconteça, precisa ter um equilíbrio do que é oferecido com a chance de poder falar com o visitante mais vezes.

Precisa acontecer uma troca justa, onde o visitante deixa seu e-mail e o site, uma informação valiosa.


O que é interessante para seu público? Este é o primeiro ponto que precisa ficar esclarecido. Para uma loja virtual, pode ser um brinde ou um cupom de desconto, para um site de artes pode ser um e-book com técnicas, enquanto que para um portal de notícias pode ser um material com entrevistas exclusivas. Desperte um interesse que realmente faz sentido para seu segmento.

Exemplos práticos de conteúdo disponibilizado pelo website

✔ E-books

✔ Cupom de descontos

✔ Inscrição para conteúdos exclusivos

✔ Recebimento de brinde

✔ Pesquisas

✔ Experiência personalizada


A forma como a mensagem é exibida na isca também conta muita. Já falamos sobre isso em um artigo sobre CTA e como escrever os melhores. Pense no sentimento que você quer provocar, talvez tenha medo de ficar de fora, “Você vai perder? 10 mi já sabem e estão felizes com isso”, ou gerar pertencimento “Os principais da área estão aqui, venha também”. A mensagem precisa ser clara.

Exemplos de iscas em websites

Exemplo de nosso website, onde o visitante deixa seus dados em troca de um e-book exclusivo. Reprodução: Eco Webdesign

Exemplo em portal de notícias, onde o visitante pode receber materiais exclusivos. Reprodução: VGANG

Exemplo em checkout para receber promoções, onde o logar com o Google é um grande diferencial. Reprodução: Cogumelos Canção

Imagem do processo de checkout, onde o próprio navegador oferece opções para login com e-mail. Reprodução: Cogumelos Canção

Captação de e-mail para receber mais informações sobre serviços. Reprodução: NOW Vistos

Veja os links dos exemplos aqui: E-book Eco Webdesign ; Portal VGANG ; Cogumelos Canção ; NOW Vistos.

Não podemos deixar de fora montar uma isca digital com a qualidade técnica das ferramentas utilizadas. É importante que funcionem bem, não queremos que todo o trabalho caia por terra porque o formulário não funciona. Fique atento à qualidade e quais testes são realizados periodicamente para ter certeza que tudo funciona bem.


Estes são bons passos para montar uma isca digital para capturar e-mails em seu site. Ótima pescaria!

Você também pode gostar de ler

Como gerar leads todos os dias com seu site

Em 14/05/2025 às 21h05 - Atualizado em 14/05/2025 às 21h21

10 exemplos de sites bem feitos para inspirar seu projeto em 2025

Em 17/04/2025 às 02h49 - Atualizado em 17/04/2025 às 02h50

Carrossel de imagens para as notícias e artigos

Em 19/06/2023 às 10h28 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53

Design para Websites

Em 21/04/2023 às 10h57 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53