Mais Resultados: Melhores práticas para formulários de contato que convertem
Os formulários são as ferramentas responsáveis pelo sucesso da maioria dos websites e aplicações, pois por eles são enviados dados.
Os formulários são os campos em sites ou aplicativos que permitem entradas de dados e seu respectivo envio. Tradicionalmente utilizados como formulários para receber e-mails, hoje eles estão presentes em todos os locais, por exemplo: todos os comentários de redes sociais ou compras online utilizam formulários em diversos níveis.
Veja abaixo 7 práticas de formulários de contato que convertem e erros a serem evitados
1 - Planejamento do formulário
Mesmo parecendo óbvio, primeiro é preciso definir o objetivo do formulário para pensar em seus textos e mensagens. O contato é para vender, receber um material, se cadastrar para newsletter ou outro motivo? Tenha certeza do objetivo do formulário antes de continuar.
2 - Menos campos é mais
Foque no que você realmente precisa saber e quais informações precisa obter em um primeiro momento. Os formulários extensos assustam os visitantes ou geram desânimo para preenchê-los.
3 - Passe segurança
Um formulário que utilize dados sensíveis, por exemplo, preenchimento de CPF precisa passar confiança, mostrar que o ambiente é seguro e os dados serão manuseados conforme a LGPD. Além dos dados sensíveis, é preciso passar uma segurança de comunicação também, por exemplo, você será abordado por spams e robôs ao preencher o formulário ou realmente seus dados serão usados para que você tenha uma experiência legal e resolva seus problemas? A questão e confiabilidade precisam de atenção multiplicada quando falamos de lojas virtuais, as quais precisam ser profissionais e gerar uma experiência segura e incrível.
4 - Ajuda para preenchimento
Quanto mais o processo de preenchimento for automatizado, melhor. Por exemplo: o endereço pode ser encontrado pelo CEP, em invés de digitá-lo campo a campo, ou mesmo o nome, e-mail e foto podem ser coletados ao usar a Conta Google, automaticamente. Facilite ao máximo para o cliente.
5 - Se algo não foi preenchido como esperado, avise NA HORA
Quanto mais rápido o visitante soube que algo não está sendo preenchido certo, melhor. Preferencialmente, enquanto preenche, por exemplo, uma data de aniversário fora do padrão ou número de telefone. Ajude o visitante a entender exatamente porque não preencheu corretamente e avise-o tecla por tecla se está dando certo.
6 - Aperta o botão e nada acontece
A frustração de nada acontecer ao apertar o botão é sempre evidente, sem contar que o visitante vai apertar o botão diversas vezes e recarregar a página em busca de “algum evento”. Deixe o visitante confortável, mostre que o retorno está sendo carregado ou mostre as etapas e andamento. Sempre que o visitante clicar ou realizar um toque, algo precisa acontecer, tenha isso em mente. Segundo o Core Web Vitals em sites, é necessário que os eventos aconteçam em menos de 200 ms para que a experiência do visitante seja excelente.
7 - Mensagem ou tela de “Obrigado”
Comumente chamado de “tela de obrigado”, a página posterior ao envio (ou mensagem carregada na mesma tela) é a última etapa do preenchimento. Bom, não minta para o usuário, esse é o primeiro ponto, ou seja, não fale que algo vai acontecer se não vai. Por exemplo: “Em 30 minutos falaremos com você” e o formulário foi enviado na véspera de feriado às 3h da manhã. Use essa etapa para mostrar gratidão e fechar com algo interessante e surpreendente o ciclo de envio.