Como usar o WhatsApp no seu site de forma avançada para vender mais

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e está praticamente em todos os celulares. Neste guia vamos mostrar de forma avançada como utilizá-lo em seu website

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, seja para mandar mensagens de texto, voz ou compartilhar arquivos. E não é diferente para os sites, levar o visitante da página para o WhatsApp pode ser um ótimo negócio para fazer um atendimento personalizado e manter contato.


Para que essa ponte seja efetiva, é preciso que o website tenha compatibilidade total com a documentação do WhatsApp para que tudo funcione corretamente. Um website é acessado pelo computador ou celulares de todos os tipos e tudo precisa funcionar corretamente em todos os cenários.


Veja como utilizamos o WhatsApp no site de nossos clientes para que eles possam vender mais:


1) Use o WhatsApp em todas as páginas

O botão do WhatsApp está em todas as páginas e sempre funciona. Além disso, o botão é localizado à esquerda para não atrapalhar a navegação pelo celular com o uso do polegar. Lembrando que o website precisa ter qualidade e bom conteúdo para estimular o visitante a entrar em contato, ou seja, sem esforço para ter um bom site, o botão do WhatsApp é inefetivo.

Posicionamento do botão no celular. O botão na parte inferior à esquerda é fácil de apertar

2 - Gere confiabilidade

Assim que o botão é acionado, abre-se uma janela com design do WhatsApp para gerar confiabilidade, assim como o avatar do mesmo atendente que falará com ele via aplicativo. Essa caixa precisa de qualidade extrema para checar o telefone de forma amigável, abrir o teclado numérico no celular e habilitar o botão no momento adequado. Para que o processo seja simples e fácil para o visitante, é necessário que o website responda a todas as possíveis situações com qualidade máxima.


Caixa para iniciar o bate-papo pelo WhatsApp

3 - Compatibilidade e parte técnica avançada

Para que o lead seja armazenado corretamente e com segurança, nós pedimos o número de telefone para começar a conversar. Dessa forma, podemos trabalhar automação de marketing e, supondo que o visitante não consiga abrir o aplicativo do WhatsApp (a internet ou celular travar, por exemplo), a empresa já tem seu número para retornar o contato.

Por último e não menos importante, o armazenamento do número garante captura do contato mesmo que o processo de abrir o WhatsApp não funcione, assim a empresa não perde o contato em casos de bugs.


Fluxograma do clique do botão do Whatsapp pelo celular ao início da conversa. As etapas compreendem armazenamento do número, detecção de dispositivo e disparo de notificação para o dono do website

Lembre-se que não adianta enviar o contato para o WhatsApp se ele não for respondido rapidamente. A demora para ser atendido está entre uma das maiores queixas para deixar de fazer negócios com uma empresa.


Está pronto para utilizar o WhatsApp para vender mais? Veja mais informações sobre nossos websites, como utilizam o Whatsapp pela vitrine de projetos ou mesmo sobre como gerar links do WhatsApp para divulgá-los em seu site. Caso queira uma proposta de website para receber mensagens pelo WhatsApp, estamos à disposição. Boas vendas.


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