Entenda como funciona o Amazon Marketplace: como vender, vantagens e taxas

A Amazon é um dos maiores e-commerces do mundo e você pode embarcar nela para melhorar sua loja. Entenda mais sobre a Amazon no Brasil e como vender no AMZ Marketplace

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Atualmente, a Amazon é uma das maiores potências no mercado de consumo. Isso porque sua grande variedade de produtos chama a atenção não só do público, mas de empreendedores que veem na plataforma, uma forma de divulgar seu negócio. No Brasil, ela atua como a amazon.com.br.

Vender no Amazon Marketplace pode ser um caminho excelente para quem busca confiança, logística e visibilidade. O modelo conecta milhares de lojistas a milhões de consumidores, permitindo que pequenos negócios usufruam da mesma vitrine digital que grandes marcas.

Mas como vender no Amazon Marketplace? Neste guia completo, você vai entender como funciona a plataforma no Brasil, quais são os custos, vantagens, desafios e como atuar de forma profissional. Confira:

O que é o Amazon Marketplace?

O Amazon Marketplace é um espaço dentro da Amazon onde lojistas, chamados de sellers, possuem a oportunidade de cadastrar seus produtos para venda direta ao consumidor. 

A Amazon atua como facilitadora, possibilitando tráfego e infraestrutura, enquanto os vendedores gerenciam empreendimentos. No Brasil, esse mercado vem crescendo cada dia mais, se mostrando uma ótima saída para vendedores que estão iniciando. 

Em 2023, dados publicados pelo portal InfoMoney, revelam que a plataforma contava com 78 mil vendedores ativos, um crescimento de 53% em relação a 2022. Além disso, 99% destes, eram de pequenas e médias empresas

Já em 2024, o Amazon Market contava com mais de 100 mil vendedores, que juntos movimentaram R$ 11,3 bilhões em vendas.


Imagem amz_marketplace_site
Imagem do website venda.amazon.com.br - destinado aos vendedores interessados em vender na plataforma

Vantagens da plataforma

Uma das maiores vantagens de vender no Amazon Marketplace é a credibilidade que o site transmite. Ao escolher vender dentro do site, o vendedor também herda a confiança que os consumidores já possuem pela marca

Isso pode reduzir a barreira entre cliente e loja, aumentando a chance de conversão. Para categorias competitivas, como eletrônicos, moda e beleza, esse triunfo pode fazer total diferença, uma vez que a plataforma é conhecida por seus métodos seguros. 

Outro grande diferencial é a logística Fulfillment by Amazon (FBA). Com esse serviço, o vendedor pode enviar seus produtos para os centros de distribuição da Amazon e a própria empresa irá se encarregar da entrega. Saiba mais sobre o serviço na parte de “Fretes e logísticas”.

A plataforma também oferece uma série de benefícios que incluem baixas taxas de comissão, frete grátis, créditos no Amazon Ads entre outras.

Resumindo:

✅ Confiança do marketplace

✅ Métodos seguros de compra

✅ Envios para o centro de distribuição da Amazon

✅ Benefícios gerais para vendedores e parceiros

Como começar a vender no Amazon Marketplace?

Para quem deseja vender seus produtos na plataforma, o primeiro passo é realizar o cadastro no Amazon Seller Central. Trata-se de um portal da própria empresa, onde o vendedor poderá ter um controle melhor de seu negócio.

Após realizar o login, é necessário informar dados para cadastro, como o CPF ou CNPJ, é importante ressaltar, também, que neste caso, o recomendável é que seja utilizado o CNPJ, para uma maior profissionalização.

Além disso, o vendedor também deve compartilhar documentos fiscais e bancários para verificação. Essa etapa é importante, pois garante segurança tanto para compradores quanto para vendedores.

Depois disso, chega o momento de cadastrar os produtos. Nessa etapa é importante usar estratégias, pois são elas que farão a diferença no momento de captar clientes para a loja. 

Confira 4 dicas para destacar seus produtos no Amazon Marketplace:


Dica 1 - Criar títulos claros e objetivos com palavras-chave relevantes: isso tornará o produto mais acessível, uma vez que os clientes buscarão por essas palavras na barra de pesquisa da Amazon.


Dica 2 - Escrever descrições completas com benefícios e diferenciais: em meio a grande concorrência, colocar os diferenciais do produto ajuda a criar confiança no comprador.


Dica 3 - Incluir fotos de alta qualidade: as fotos são apresentações dos produtos e, por isso, devem transparecer a qualidade do mesmo.


Dica 4 - Preencher atributos técnicos: além de também gerar mais confiança, compartilhar dados como cor, tamanho, voltagem, peso e material evita problemas de comunicação com o cliente, que saberá exatamente o que está comprando.

Além disso, produtos considerados bem cadastrados ganham relevância no algoritmo de busca, aumentando as chances de aparecer entre os primeiros resultados.


Imagem cadastro_que_vende
Imagem mostrando dicas de como cadastrar um produto que se destaca em meio aos demais

Entenda os custos da Amazon

Mesmo que a plataforma de venda utilizada facilite a vida do vendedor em muitos aspectos, existem pontos que devem ser considerados ao optar por usar o marketplace. Entre eles, está a logística de entrega dos produtos e taxas cobradas pela plataforma. 

Como todo site de venda, o Amazon Marketplace garante uma taxa sobre o valor das vendas realizadas em seu site. Para os vendedores cadastrados, a marca possui dois planos disponíveis: o Individual e o Profissional.

No plano Profissional, o vendedor paga o valor mensal de R$ 19 para a Amazon e, em troca, a plataforma não cobra taxa alguma em cima das vendas realizadas pelo mesmo. Esse plano é ideal para vendedores mais estabelecidos e que ultrapassem 10 vendas mensais.


Já no plano Individual, não há mensalidade a ser paga, entretanto, a plataforma cobrará a taxa de R$ 2 reais por item vendido. Para quem possui baixo volume de vendas ou está começando, este é o plano mais indicado.


Além disso, a Amazon também cobra uma comissão para cada item vendido, podendo variar entre 8% e 15%, dependendo da categoria. Por exemplo, a categoria Moda e acessórios possui taxas maiores, enquanto os Alimentos ficam mais próximos de 9%. 

Amazon Ads: anúncios dentro da plataforma

Para os vendedores que desejam se destacar em meio a concorrência, a Amazon oferece o serviço de publicidade Amazon Ads. A ferramenta permite que os empreendedores destaquem produtos diretamente nas buscas do marketplace. 


Com formatos variados, como anúncios por produto, marca e display, a plataforma trabalha com o famoso CPC (custo por clique). Neste caso, o vendedor paga somente quando algum usuário clica no anúncio.


O valor pago pode variar de acordo com a categoria do produto, as palavras-chave escolhidas no anúncio e o alcance desejado para o mesmo, quanto maior o alcance, maior será o valor. 


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Exemplo anúncio no site amazon.com.br, onde abaixo do mesmo existe a menção de Patrocinado. Reprodução: Amazon Brasil

Fretes e logísticas

Na Amazon, o vendedor possui três formas principais de gerenciar o frete de seus produtos, um deles sendo logística própria, onde o próprio vendedor realiza o trâmite. Além disso, a plataforma conta com os serviços Fulfillment by Amazon (FBA) e o Delivery By Amazon (DBA).

Cada modelo possui suas características e vantagens, que podem variar de acordo com a necessidade do vendedor e seus objetivos dentro da plataforma, entenda:

🚚 1) Logística própria

Nessa modalidade, o vendedor é totalmente responsável pelo processo de entrega, este é o modelo mais flexível, mas exige um esforço a mais e organização do empreendedor ao cuidar todos os métodos, como:

  • Embalo e envio de pedidos
  • Configuração das opções de frete e prazos dentro do painel da Amazon
  • Escolha de transportadoras, Correios ou serviços de entrega regionais

🚚 2) Fulfillment by Amazon (FBA)

O FBA é o serviço mais completo de logística, oferecido pela própria Amazon. Neste caso, o vendedor envia seus produtos para os centros de distribuição da Amazon e, a partir disso, não se preocupa com mais nada, uma vez que a empresa assume toda a operação.

Além disso, um dos maiores benefícios deste serviço é o selo Prime. Produtos enviados pela FBA ganham este selo, aumentando a confiança dos compradores e garantindo prazos de entrega mais curtos.

Valores cobrados pela empresa no serviço de FBA

As tarifas acerca da logística do FBA são um pouco mais complexas, e podem variar com base no peso e nas dimensões do produto. Recentemente, a Amazon revisou o valor das tarifas logísticas, como uma forma de deixar o serviço mais atraente aos vendedores.

A tabela com as dimensões está disponível na central do vendedor e está vigente até o dia 31 de janeiro de 2026. Veja mais detalhes no site da Amazon Seller Central - Vendas no Brasil: Tarifas do Programa FBA


🚚 3) Delivery by Amazon (DBA)

O DBA também se trata de um serviço de entregas oferecido pela empresa, contudo, diferente do FBA, o vendedor continua responsável pelo armazenamento e gestão do estoque, enquanto que a entrega é feita pela própria Amazon.

Ao realizar uma venda, o vendedor retira o produto de seu estoque e o prepara. Na sequência, a Amazon coleta o mesmo no local onde o empreendedor marcou e realiza a logística de entrega até a casa do cliente. 

Confira os valores cobrados pela empresa no serviço de DBA:

Produtos abaixo de R$ 30: R$ 4,50 por unidade


Produtos entre R$ 30,00 e R$ 49,99: R$ 6,50 por unidade


Produtos entre R$ 50,00 e R$ 78,99: R$ 6,75 por unidade


Extra: Em caso de produtos acima de R$ 79, o frete pode ser grátis para o consumidor e, portanto, a tarifa para o vendedor pode variar conforme peso do objeto e a região onde sua empresa está. 

Neste caso, é necessário baixar a tabela de valores disponível na central do vendedor.


Resumindo... Vale a pena vender na Amazon?

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Imagem ilustrativa - Pensando frente ao computador. Reprodução: Internet

😄 Depende! É preciso considerar custos, margens de lucro e estratégias para se destacar e ser competitivo. Como se trata de um marketplace de confiança, estável e bastante visibilidade, sem dúvida, precisa ser considerado como uma opção.

Como temos outros marketplaces como Mercado Livre, Shopee, Magalu e etc, vale a pena estudar a entrada e, principalmente, pensar em um hub para ter uma loja integrada que conecta com todos

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