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Em 03/11/2025 às 14h55 - Atualizado em 12/11/2025 às 12h08
Para quem busca alavancar seu empreendimento, ter uma loja virtual própria pode ser um passo estratégico. No Brasil, é importante que marcas pequenas e médias busquem o crescimento no digital sem depender exclusivamente dos marketplaces.
São diversos os fatores que podem implicar nessa decisão, desde a falta de verbas, até a vontade de ter um controle maior sobre seu negócio. Apesar disso, é possível aprimorar essas ideias utilizando serviços que facilitem a logística não só das vendas, mas também das entregas dos produtos.
Plataformas como o Mercado Livre oferecem soluções aprimoradas para quem deseja uma maior facilidade, mesmo em uma loja integrada. Essas soluções podem ser aplicadas tanto para lojistas que atuam dentro do marketplace quanto para quem quer aprimorar suas vendas no Mercado Livre e fora dele.
Opções de serviço como o Mercado Pago e o Mercado Envios, conseguem unir o melhor dos dois mundos: vender em sua própria loja online e contar com os recursos de pagamento e entrega já reconhecidos pelos consumidores brasileiros.
Mas como utilizar esses serviços? No artigo de hoje vamos te ajudar, com um passo a passo simples para utilizar cada um deles. Vamos lá!
O Mercado Pago é uma das fintechs mais usadas no Brasil, presente tanto em lojas físicas quanto online. Ele pode ser facilmente integrado a plataformas de e-commerce, garantindo ao cliente opções modernas e seguras de pagamento.
Quem já utiliza o Mercado Livre com constância, já está acostumado com o serviço, uma vez que o método de pagamento no site é realizado pelo mesmo. O que poucos não sabem, é que é possível adicionar esse método também em suas lojas pessoais, fortalecendo inclusive suas vendas no Mercado Livre com mais praticidade.
Dessa forma, além de obter um processo seguro e confiável para os consumidores, o vendedor conta com um apoio a mais em seu serviço e a logística de venda se torna um problema a menos.
Confira as opções de pagamentos oferecidas pelo Mercado Pago:
Cartão de crédito e débito: parcelamentos em até 12x, com ou sem juros
Pix: atualmente, a maior forma de transações bancárias no e-commerce brasileiro
Boleto bancário: importante para quem não tem cartão ou prefere pagar à vista
Carteira digital Mercado Pago: permite pagar usando saldo disponível no próprio app
No Mercado Pago, o dinheiro das vendas não fica preso por longos períodos, como pode acontecer em outros serviços. Normalmente, o valor pode ser liberado em até em até 14 dias após a confirmação do pagamento.
Além disso, se o lojista quiser receber antes, é possível solicitar a antecipação, mediante uma taxa adicional.
O que aumenta a credibilidade da loja. Um dos maiores medos de quem vende online é o risco de fraude em pagamentos. Nesses casos, Mercado Pago atua como intermediador e oferece camadas de segurança que protegem o vendedor, dentre elas:
Análise antifraude automática: todas as compras passam por verificação de dados, histórico e padrões de risco.
Proteção ao vendedor: se houver problemas, o lojista pode acionar o sistema de disputas para contestar o pedido de reembolso ou apresentar provas de que entregou o produto.
Credibilidade para o cliente: por ser uma marca conhecida, o consumidor terá ciência de que está utilizando de um serviço seguro.
Para acompanhar vendas, taxas e fluxo de caixa. O portal do vendedor no Mercado Pago conta com um painel que funciona como uma espécie de mini-ERP (sistema de gestão empresarial) financeiro, facilitando o controle das finanças.
Isso evita que o vendedor precise de planilhas externas ou softwares de difícil acesso. Além de possuir com mais clareza informações sobre o quanto está entrando e saindo de verba.
Para os lojistas que contratam o serviço do Mercado Pago, é importante saber que a plataforma cobra taxas diferentes conforme o meio de pagamento utilizado pelo consumidor e o prazo de liberação dos valores.
Confira as taxas cobradas:
Cartão de crédito / Mercado Pago: Caso o lojista deseje receber o pagamento na hora, a plataforma cobra uma taxa de 4,98% sobre o valor. Caso deseje receber o pagamento em até 14 dias, a taxa é de 4,49%. Por fim, se o vendedor optar por receber o valor do pagamento em até 30 dias, é cobrada a taxa de 3,98%.
Saldo Mercado Pago / Linha de Crédito: Caso o vendedor deseje receber o valor na hora, é cobrada a taxa de 4,99%. Em até 14 dias, é cobrada a taxa de 4,49%.
Pix: Caso o consumidor realize a compra no pix, o pagamento para o vendedor é feito na hora e a taxa cobrada pelo Mercado Pago, é de 0,99%.
Boleto bancário: No caso dos pagamentos através do boleto bancário, a transferência para o vendedor é feita em até 3 dias e é cobrada a taxa de R$ 3,49 por boleto.
A logística de pagamentos não é a única forma de aprimorar as vendas de uma loja. Ter um apoio relacionado ao frete pode fazer toda a diferença, nesse caso, o Mercado Envios pode ajudar.
Serviço oferecido pelo Mercado Livre, a solução logística oferece uma integração entre a plataforma e o consumidor, otimizando todo o processo de envio e garantindo segurança tanto para vendedores quanto para clientes.
O Mercado Envios é um dos maiores diferenciais competitivos para quem vende no Mercado Livre ou deseja integrar sua loja virtual à plataforma. Além de automatizar processos que podem demandar tempo e dinheiro a mais para os lojistas, ela também oferece prazos de entrega mais curtos e transmite confiança ao consumidor.
Ou seja, se o lojista tem uma loja virtual própria e integra essa loja ao Mercado Pago e ao Mercado Livre, ele pode usar o Mercado Envios para despachar pedidos que venham da plataforma. Entenda mais sobre as vendas no site, através do nosso guia do Mercado Livre.
Com ele, o vendedor pode:
Gerar etiquetas de envio automáticas: Todo o processo de despacho fica integrado ao painel do Mercado Livre. Por isso, o lojista não precisa negociar contratos individuais com transportadoras ou ir atrás de soluções externas.
Oferecer rastreio completo ao cliente: Cada compra feita com Mercado Envios possui código de rastreamento integrado ao sistema. Isso significa que o cliente pode acompanhar o pedido em tempo real, desde a postagem do vendedor até a entrega final.
Utilizar a rede logística do Mercado Livre: O serviço abrange desde os Correios e transportadoras privadas parceiras, permitindo entregas em todo o Brasil, incluindo regiões mais afastadas.
Optar pelo modelo Mercado Envios Full: No Full, o lojista envia seu estoque para os centros de distribuição do Mercado Livre. A partir daí, o próprio marketplace assume todo o processo: armazenagem, embalagem e envio.
É importante saber que no Mercado Envios, o custo do serviço está diretamente ligado à categoria e ao peso dos produtos, além do tipo de envio escolhido (normal ou expresso). Algumas regras importantes:
Produtos com preço acima de R$ 79 (para lojistas profissionais) têm frete grátis subsidiado pelo Mercado Livre, que arca com parte do custo. Produtos abaixo desse valor podem participar do Programa de Frete Grátis, mas o lojista arca com parte da tarifa (custo varia conforme o peso e a região).
As tarifas referentes ao envio podem variar de acordo com peso e dimensões dos produtos, por exemplo, um produto de até 300g pode ter custo de envio em torno de R$ 10 a R$ 15, enquanto produtos mais pesados (até 5kg) podem ultrapassar R$ 30.
No modelo Mercado Envios Full, os custos de armazenagem são gratuitos até um certo limite de estoque, mas o vendedor paga tarifas de envio semelhantes às do modelo tradicional.
Ter uma loja virtual própria é, sem dúvida, um passo importante para quem busca independência e crescimento no ambiente digital e utilizar ferramentas de integração pode ser a chave que facilite todo o processo, até para quem não tem experiência nesta área.
Tanto o Mercado Pago quanto o Mercado Envios representam soluções práticas e acessíveis para lojistas que desejam profissionalizar suas operações sem complicações. Juntos, eles permitem unir o melhor dos dois mundos: a autonomia de vender em sua própria plataforma, com a confiança de contar com sistemas seguros, inclusive potencializando suas vendas no Mercado Livre de maneira mais estratégica..
Pondere os pontos positivos, os que mais irão necessitar de sua atenção, há sempre uma forma de adaptar o seu negócio, até que ele esteja confortável, seja na logística ou em custos. Afinal, construir uma loja virtual é mais do que marcar presença no digital, mas também criar um espaço com sua identidade.
Sim, o Mercado Pago é um gateway de pagamento que faz o intermédio entre a loja e o pagamento, seja ele por cartão de crédito, boleto, PIX ou outros.
Depende, mas geralmente, não é. O valor pode depender do plano que você possui com seu banco ou com o próprio gateway; além disso, os serviços contratados podem influenciar também nos valores.
Sim, as vendas pelo Mercado Livre utilizam a plataforma do Mercado Pago, entretanto, sua loja virtual não precisa necessariamente também utilizar o Mercado Pago
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