Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.


Introdução


Ao falarmos de tráfego, nos referimos aos acessos (visitas) no website, Instagram ou outros serviços específicos. Neste artigo falaremos especificamente sobre websites, nossa especialidade. 


Quando os visitantes acessam seu website de forma natural, digitando o endereço no navegador (tráfego direto), por meio de buscas ou outros, chamamos esse fluxo de tráfego orgânico. O tráfego pago, por sua vez, envolve investimento em publicidade para que a visita ocorra de forma induzida, ou seja, não natural.

Veja mais detalhes abaixo sobre o que é e as características de cada tipo.


O que é o tráfego orgânico

Existem algumas formas de segmentar o tráfego orgânico, a saber:


👉🏻 Acesso direto: O visitante digita a URL no navegador, lê o link do website com QR Code ou navega internamente entre os links do website.


👉🏻 Acesso pelas buscas: Devido a sua importância, quando nos referimos ao tráfego orgânico, estamos nos referindo, na maioria das vezes, às visitas pela busca do Google. Para receber este tipo de acessos, precisa entender bem como aparecer no Google.


👉🏻 Referência em outros websites: Quando um site diferente adiciona um link para o seu chamamos isso de backlink. Os backlinks são formas de ter acessos naturais vindos de outros websites que não são necessariamente serviços de buscas.


👉🏻 Referência em redes sociais: As pessoas podem divulgar os links do website nas redes sociais e por eles, chegarem os acessos. Os acessos de redes sociais são backlinks, entretanto, com peso de qualidade normalmente inferiores a outros websites.  


👉🏻 Referência por mensagens ou outros aplicativos: Quando o website é compartilhado em outros meios como Whatsapp ou outros aplicativos de mensagens, assim como outros serviços, chamamos isso de dark web, ou seja, acessos naturais (por pessoas) de locais “desconhecidos”, onde a referência não é clara.


Caraterísticas do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é natural e não precisa inserir créditos. Com autoridade e conteúdo de qualidade, você receberá acesso das buscas, redes sociais e até diretamente.

✅ O conteúdo de qualidade pode gerar acessos por anos, ou seja, é possível receber visitas de links online há vários anos.

✅ O tráfego orgânico é expansivo geograficamente, permitindo que pessoas de vários lugares diferentes tenham contato com seu conteúdo, desde que seja interessante para os visitantes de determinado lugar.

❌ O controle de palavras-chave é baixo, uma vez que depende do conteúdo e algoritmo de buscas escolher para o que e quem aparecer.

❌ A forma de exibição depende das buscas. Não podemos escolher com exatidão como aparecer, diferente dos anúncios que são escritos e exibidos com exatidão.

❌ Os acessos podem vir a qualquer hora e de qualquer lugar. Não é possível controlar os momentos de exibição do site.


O que é o tráfego pago


A forma mais comum de ter tráfego pago é por meio de campanhas PPC (pay per click ou pague por clique), como por exemplo, as Campanhas de Google Ads. 


O Google Ads utiliza a inteligência das buscas Google para divulgar seu conteúdo onde ele possui mais chance de sucesso e assim que a impressão se torna uma visita, você paga por isso. A cada clique, gasta-se o que chamamos de créditos e assim como um telefone pré-pago, os créditos são usados até acabar; caso não sejam inseridos mais créditos, as visitas também acabam.


O tráfego pago permite direcionamentos mais precisos do que o tráfego orgânico. No orgânico você não escolhe exatamente para quem aparecer o como, no pago, você escolhe isso e muito mais, como horas, dias da semana e localização.


Características do tráfego pago

✅ Há controle das palavras-chave ou canais de distribuição para que a exibição seja para exatos nichos de buscas ou interesses.

✅ Recursos avançados disponíveis, como otimizadores por AI (para Campanhas de mais de R$ 30.000,00 em créditos mensais), remarketing para seguir o visitante, entre outros.

✅ Configuração de localização, hora e dispositivos, permitindo que a exibição seja na hora, lugar e aparelho desejados.

❌ Acabou os créditos, não é mais exibido.

❌ Os limites são por orçamento disponível, ou seja, precisa investir cada vez mais para ter mais visitantes.

❌ Não há uma construção de autoridade da marca e visão 360 do negócio, uma vez que as campanhas são para fins específicos.


Qual é melhor, pago ou orgânico

Imagem ilustrativa mostrando links patrocinados e links orgânicos no SERP (página de resultados da pesquisa)

A qualidade do tráfego depende de cada situação e é errado falar que um é melhor do que o outro, assim como afirmar que quem possui uma origem de tráfego não precisa da outra.


O tráfego orgânico é das pesquisas do Google e o pago por sua vez, também! O tráfego orgânico aos websites é o que fez o Google crescer como produto e o Ads, como empresa.


O ideal é avaliar qual estratégia é melhor para cada tipo de negócio, assim como o momento de utilizar tráfego pago ou investir em conteúdos para o tráfego orgânico. 


Com a evolução das buscas, o termo investir em tráfego orgânico, inclusive, não é recomendado, uma vez que o princípio de bom conteúdo é atender as expectativas de seu público de forma original, exclusiva e interessante. Quando o que se faz é bom, ele naturalmente (organicamente) tem notoriedade. Podemos assumir então que investir em tráfego orgânico na verdade é investir em bom conteúdo para que ele (tráfego orgânico) aconteça de forma natural.


Exemplos de situações para escolher entre o tráfego pago e orgânico


Conclusão


O tráfego orgânico ocorre de forma natural quando o conteúdo é bom, enquanto que o tráfego pago vem de forma específica para determinado fim, no caso, o objetivo da campanha.


O investimento em tráfego orgânico é de forma indireta nos conteúdos e o pago é por meio dos chamados créditos, onde o formato mais comum é o PPC, onde os créditos são gastos sempre que o website recebe uma visita.


Não há um formato errado, porém, há estratégias mais adequadas para cada tipo de empresa, por isso é importante entender o cenário e ter a auditoria ou avaliação de profissionais de SEO ou de Google Ads para ver como agir da melhor forma possível.




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