MPI: Como posicionar sua empresa na internet em 2025

Como o MPI pode gerar benefícios para uma empresa mesmo com as transformações constantes no cenário das buscas e uso da AI? Confira dicas essenciais.

O MPI tem passado por grandes transformações com a chegada da inteligência artificial e também mudanças de forma geral nos resultados de pesquisas.


Essas mudanças trouxeram desafios para 2025, por isso vamos abordar alguns tópicos importantes e atuais para entender a melhor forma de se posicionar na internet neste novo contexto.


Imagem ilustrativa do MPI em 2025 com AI

O MPI continua importante com a AI?


Resposta curta: Sim!


Mas por que continua importante? Bom, a AI precisa ser abastecida, treinada e buscar conteúdos relevantes para gerar suas respostas. Essa busca por conteúdos relevantes envolve os melhores e mais confiáveis websites disponíveis.


Entendemos então que websites bem posicionados no Google e acompanhados no Google Search Console, assim como websites bem posicionados no Bing e também acompanhados  pelo Bing Webmaster Tools, possuem maior chance de serem considerados, citados e referenciados. 

Imagem ilustrativa de consulta web realizada pela AI para gerar sua resposta e referenciar as fontes

Essa resposta abre o caminho para o próximo item, a relação do MPI com o SEO.


Qual a relação entre MPI e SEO


O marketing de posicionamento na internet engloba o SEO em sua totalidade, ou seja, podemos dizer que o MPI é mais amplo.


Enquanto o SEO busca otimização em nível técnico e no conteúdo, o marketing de posicionamento na internet (MPI) preocupa-se, além disso, com o planejamento da marca na internet, o que pode incluir, inclusive, vários websites. 


O MPI engloba planejamento, SEO, CRO e agora, GEO e AEO, como veremos a seguir


Quando a consultoria de MPI é realizada de forma efetiva, o trabalho é 360 e envolve desde citações da marca em sites, comunidades ou grupos até análises de CRO (otimização da taxa de conversão), passando pelo SEO, o qual é mais direcionado em boas práticas website a website. 



O conteúdo nunca precisou ser tão interessante


De acordo com o Guia de Avaliações de Qualidade utilizado pelo Google como base para influência no ranqueamento, há citações claras que a quantidade de esforço utilizada para criar o conteúdo importa.


Como assim esforço? Simples, para o conteúdo ser original, é necessário pesquisa e aprofundamento no assunto e seus desdobramentos, para que o mesmo seja exclusivo, é preciso personalização, assim como é necessário experiência para agregar ao conteúdo. Isso envolve os textos, produção de artes, fotos, vídeos e etc. 


Lembre-se sempre de focar nas pessoas, essa é a melhor forma de ser "enxergado" pelos robôs que geram respostas generalizadas.

Foque nas pessoas para ter um bom posicionamento nas buscas e na AI

Não é de hoje que sites ruins ou conteúdos superficiais já não ranqueiam bem nas pesquisas e a tendência é que eles desapareçam devido ao padrão de qualidade que é cada vez maior e concorrência.


Construção de backlinks


Os backlinks fazem parte do MPI, porém, é preciso responsabilidade e contexto. De forma geral, o backlink funciona quando um site de reputação maior, por exemplo, um veículo de mídia, cita outro menor, no caso, o beneficiado.


O backlink está associado ao trabalho de assessoria de imprensa digital, uma vez que a marca se posiciona em sites de forma estratégica para ter benefícios de autoridade.


É importante que os backlinks façam sentido na área, por exemplo, nós temos trabalhos de webdesign avaliados no awwwards e behance. O MPI precisa encontrar seu público e trabalhar os backlinks onde importa.


AI - Como ser citado na resposta do ChatGPT e Gemini


O uso da AI para as respostas aumenta gradualmente após a febre do ChatGPT ao oferecer respostas generativas cada vez mais interessantes para seus visitantes.


Sua ascensão envolveu uma verdadeira corrida, disputada por vários outros chats por AI, como o próprio Gemini do Google, Claude AI, entre outros e também dentro do próprio SERP (resultado de pesquisa) com o AI Overview e mais novo AI Mode, aba de resultados totalmente generativos. 


Dentro do MPI, assim como temos o SEO, temos o GEO e também o AEO, os quais são:


GEO: Otimização para mecanismos generativos (AI) 

O GEO busca ser considerado, no caso, o website e marca para fazerem parte da formulação da resposta generativa. Um bom GEO vai mencionar a marca e referênciar o website.


AEO: Otimização em mecanismos de respostas

O AEO é ser a resposta ou ter uma menção direta. Por exemplo, ao perguntar para a Alexa "cite os melhores restaurantes de São Paulo", estar presente na resposta ou não é influência do AEO.


Caso queira mais detalhes sobre como ser citado na AI, temos artigos dedicados ao assunto.

Exemplo de GEO, onde nosso cliente genuinaconexao.com.br é considerado para a elaboração da resposta.

Exemplo de AEO, onde nossa Agência de Webdesign (este site) é citado de forma adequada e interessante

Recapitulando o conteúdo


✔️ A AI trouxe mudanças ao MPI, principalmente em 2025


✔️ O SEO (otimização para as buscas), ainda importa


✔️ O CRO (otimização para conversão) é importante para o MPI


✔️ Para o conteúdo aparecer, precisa de esforço e dedicação


✔️ Além do SEO e CRO, temos a GEO (ser considerado nas respostas de AI) e AEO (ser a resposa e referência) dentro do contexto do MPI


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