SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Imagem ilustrativa de SEO para Serviços

Para que serve o SEO para sites de serviços?


O SEO para sites de serviços possui um objetivo muito simples: transmitir pelo conteúdo principal do website as vantagens, informações gerais e características da prestação de serviços do dono do website e, principalmente, promover mecanismos para atender bem o visitante, onde normalmente temos o link para o Whatsapp, ligação ou outros.


O trabalho de SEO visa enfatizar suas vantagens em meio aos concorrentes para promover destaque e mais cliques na busca.


Melhorando o website de serviços para aparecer no Google


Para que o website de serviços apareça no Google, o primeiro ponto é que ele funcione de uma forma excelente para celulares e seja rápido. Falamos várias vezes em nossos artigos que o visitante está acostumado com o iFood, Nu Bank, Uber, Mercado Livre, entre outros que oferecem uma experiência incrível na internet e com seu website precisa ser assim também, ou seja, ter um webdesign profissional que converte.


Como melhorar o website de serviços

✅ O site precisa ser rápido e não deve cair. Veja erros comuns em websites de forma geral

✅ O conteúdo precisa ser objetivo e resolutivo quanto à intenção do visitante


Para aparecer no Google, o website precisa oferecer uma ótima experiência para o visitante. Reprodução: Imagem gerada por AI

CTA e conteúdo para sites de serviços


O CTA, do inglês call to action, pode ser traduzido para chamada para ação. Resumidamente, são os pontos do site onde o visitante pode tocar ou clicar para realizar uma ação que você deseja. No caso do site de serviços, por exemplo, é natural ter o propósito de receber orçamentos, pedidos ou agendamentos, onde o conteúdo e design do site precisam ser pensados para este fim por meio de bons botões de ação.


Exemplo de CTAs em sites institucionais

O conteúdo do site precisa tirar as dúvidas dos prospectos (futuros clientes) e é uma ótima oportunidade de mostrar suas vantagens, conteúdo exclusivo de clientes atendidos e seus depoimentos. Não seja econômico ao mostrar seu trabalho e lembre-se que uma foto original (por exemplo) vale muito mais do que imagens geradas por AI ou genéricas. 


Exemplo do site da Maria Brasileira utilizando conteúdo real ao invés de imagens genéricas. Reprodução: blog.mariabrasileira.com.br

Como melhorar o CTA e conteúdos

✅ Coloque botões com nomes intuitivos e fáceis de serem encontrados. Veja mais detalhes sobre o que é CTA no marketing digital e como criar os melhores

✅ Tire conteúdos genéricos e adicione os próprios


Meta dados: Avisando o robô sobre o que você faz


Entrando em um escopo mais técnico, temos os meta dados ou dados estruturados. Eles são códigos que o visitante não vê (ficam escondidos), mas que ajudam o Google a entender melhor e de forma mis organizada seu conteúdo. Por meio destes códigos conseguimos falar para o robô sobre horários de atendimento, preços praticados, categorias de serviços, pontos de contato, entre muitos outros. É essencial que os meta dados estejam bem feitos para ter destaque no SEO para serviços.

Exemplo de dados estruturados (original em inglês), o código e como pode aparecer no Google. Reprodução: Google Search Console for Developers

Como resolver os metadados

✅ Certifique-se com o desenvolvedor se ele está usando os dados estruturados conforme a documentação do Google

✅ Utilize a ferramenta https://search.google.com/test/rich-results do Google para testar os dados estruturados da sua página

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