SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google
As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços
Para que serve o SEO para sites de serviços?
O SEO para sites de serviços possui um objetivo muito simples: transmitir pelo conteúdo principal do website as vantagens, informações gerais e características da prestação de serviços do dono do website e, principalmente, promover mecanismos para atender bem o visitante, onde normalmente temos o link para o Whatsapp, ligação ou outros.
O trabalho de SEO visa enfatizar suas vantagens em meio aos concorrentes para promover destaque e mais cliques na busca.
Melhorando o website de serviços para aparecer no Google
Para que o website de serviços apareça no Google, o primeiro ponto é que ele funcione de uma forma excelente para celulares e seja rápido. Falamos várias vezes em nossos artigos que o visitante está acostumado com o iFood, Nu Bank, Uber, Mercado Livre, entre outros que oferecem uma experiência incrível na internet e com seu website precisa ser assim também, ou seja, ter um webdesign profissional que converte.
Como melhorar o website de serviços
✅ O site precisa ser rápido e não deve cair. Veja erros comuns em websites de forma geral
✅ O conteúdo precisa ser objetivo e resolutivo quanto à intenção do visitante
CTA e conteúdo para sites de serviços
O CTA, do inglês call to action, pode ser traduzido para chamada para ação. Resumidamente, são os pontos do site onde o visitante pode tocar ou clicar para realizar uma ação que você deseja. No caso do site de serviços, por exemplo, é natural ter o propósito de receber orçamentos, pedidos ou agendamentos, onde o conteúdo e design do site precisam ser pensados para este fim por meio de bons botões de ação.
O conteúdo do site precisa tirar as dúvidas dos prospectos (futuros clientes) e é uma ótima oportunidade de mostrar suas vantagens, conteúdo exclusivo de clientes atendidos e seus depoimentos. Não seja econômico ao mostrar seu trabalho e lembre-se que uma foto original (por exemplo) vale muito mais do que imagens geradas por AI ou genéricas.
Como melhorar o CTA e conteúdos
✅ Coloque botões com nomes intuitivos e fáceis de serem encontrados. Veja mais detalhes sobre o que é CTA no marketing digital e como criar os melhores
✅ Tire conteúdos genéricos e adicione os próprios
Meta dados: Avisando o robô sobre o que você faz
Entrando em um escopo mais técnico, temos os meta dados ou dados estruturados. Eles são códigos que o visitante não vê (ficam escondidos), mas que ajudam o Google a entender melhor e de forma mis organizada seu conteúdo. Por meio destes códigos conseguimos falar para o robô sobre horários de atendimento, preços praticados, categorias de serviços, pontos de contato, entre muitos outros. É essencial que os meta dados estejam bem feitos para ter destaque no SEO para serviços.
Como resolver os metadados
✅ Certifique-se com o desenvolvedor se ele está usando os dados estruturados conforme a documentação do Google
✅ Utilize a ferramenta https://search.google.com/test/rich-results do Google para testar os dados estruturados da sua página