Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor
A velocidade do website é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO técnico. Veja formas simples de torná-lo mais rápido
A importância da velocidade do site
A importância da velocidade está tratada em praticamente toda documentação de SEO e pesquisas sobre experiência do usuário, porém, é importante lembrar que sua importância está no reflexo do que provavelmente já aconteceu com você em algum momento, onde você clicou em algo e nada aconteceu ou a tela ficou em branco carregando; falamos exatamente desta frustração.
Neste artigo vamos falar de elementos técnicos de SEO com foco em diminuir essa velocidade de carregamento, consequentemente oferecendo uma experiência melhor para quem navega.
🌎 Melhorando a velocidade do site com CDN
O termo CDN é a abreviação para Content Delivery Network, a qual pode ser traduzida como Rede para Entrega de Conteúdo. Mas afinal, o que isso significa?
Simplificando, existem computadores na internet que são mais apropriados e configurados para entregar conteúdos de forma mais rápida e eficiente. Além disso, como falamos de uma rede, o computador usado para entregar o conteúdo pode ser o mais perto possível do visitante.
Você pode utilizar redes de entrega como o CloudFlare em nível de todo o website ou serviços como cdnjs, unpkg para scripts do site, outros de imagens (goCache, S3…) vídeos (utilizar o Youtube é uma boa ideia). Ou seja, ao utilizar esses serviços, o site pode ficar mais rápido devido a entrega de conteúdo descentralizada por regiões mais perto de você e também por serem especializados (menor chance de falha) neste tipo de entrega de conteúdo.
🖼️ Melhorando a velocidade do site otimizando as imagens
As imagens podem estar em CDN e isso pode ajudar muito, por exemplo, no Interago redimensionamos várias imagens automaticamente para que ela seja de um tamanho no computador e muito menor no celular.
É importante considerar o uso de formatos modernos como o WEBP, o qual permite compressão eficiente com uso de transparência. Lembre-se que aproximadamente 70% do tamanho do website está em suas mídias, então capriche em arquivos pequenos para seu site ficar rápido mesmo que acessado pelo 3G.
⚙️ Testando a velocidade com o PageSpeed Insights para aplicar correções
O PageSpeed Insights é uma ferramenta oficial do Google que mostra diversos pontos de aprimoramento no código para que o site fique mais rápido. Sua consulta permite dados valiosos como a classificação no Core Web Vitals (métrica baseada em visitas reais em seu website).
É essencial que a equipe técnica fique atenta aos dados do PageSpeed Insights, pois seus resultados podem refletir com boa fidelidade os problemas do website e não falamos só de performance, uma vez que ele também entrega notas para SEO e acessibilidade.
🔎 Testando a velocidade com o Search Console
O Search Console também é uma ferramenta oficial do Google e em seu menu temos o tópico Experiência, onde encontramos os dados oficiais (por assim dizer) sobre o website estar ou não aprovado nas métricas do Web Vitals. A ferramenta permite ir além da aprovação, oferecendo insights de quais métricas precisam melhorar e onde, facilitando para a equipe de desenvolvimento a detecção e realização de reparos necessários.
💡 Utilizando o Microsoft Clarity para testar a velocidade
Saindo um pouco do ecossistema Google, temos o Microsoft Clarity, o qual permite vere insights interessantes de mapa de calor, gravações e, mais importante para este artigo, a velocidade.
Em seu dashboard principal, temos a "Visão Geral de Desempenho” e “Desempenho da URL”, odne podemos ver as métricas do Web Vitals para os últimos dias em nível do site ou para páginas específicas.
⚠️ LCP do Core Web vitals: Qual sua relação com a velocidade do site?
Como falamos do Core Web Vitals, vale ressaltar que uma das suas três métricas é o LCP (Largest Contentful Paint) e pode ser traduzido como Renderização da Maior Parte Visível.
O LCP mede o tempo da tela branca (ou vazia) até o usuário conseguir consumir o conteúdo principal disponível na primeira dobra (tela do celular). Para o site ser aprovado nessa métrica, o conteúdo (maior parte visível) precisa carregar em menos de 2,5 segundos.
Ele está totalmente relacionada com a velocidade do website e é importantíssimo que seja considerada como elemento de melhoramento. Porém, lembre-se que ela trata o carregamento inicial e o ideal é que o site seja rápido em todo momento; não basta carregar rápido mas responder de forma lenta aos toques ou cliques.
Conclusão
A velocidade do website está totalmente relacionada com seu sucesso, em especial, a velocidade do carregamento inicial. É recomendado que o site carregue em menos de 2,5s, quando isso acontece, ele é aprovado no quesito LCP do Core WebVitals. É comum que o mais pesado no website sejam as imagens, então, otimizá-las é um ótimo caminho, além disso, o uso de CDNs como o CloudFlare também podem ajudar. Os websites que são criados com SEO avançado são teoricamente mais rápidos, uma vez que a velocidade do site é um item do SEO técnico.