10 dicas de marketing digital para atrair clientes

Veja as dicas de marketing digital para atrair clientes onde as pessoas estão sempre online

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Sabemos que é impossível ter uma empresa saudável sem bons clientes e para isso é necessário fazer com que as pessoas interessadas no que você faz ou vende te encontre. Normalmente as pessoas conhecem novas empresas por indicações boca-a-boca, propagandas em geral e por meio da internet. 


Todo o processo de ser encontrado e passar confiança pela internet é chamado de marketing digital. O marketing digital permite que sua marca seja em primeiro lugar encontrada, posteriormente passa confiança, credibilidade e permite em algum nível que as pessoas façam negócios como comprar, entrar em contato ou manifestar interesses.


O marketing digital é assunto amplo e essencial para a maioria dos segmentos de empresas, por isso, separamos 10 dicas de marketing digital para atrair clientes com ótimo custo-benefício. As dicas são:


1. Conheça seus clientes e público alvo

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É fundamental entender as pessoas interessadas em comprar o que sua empresa oferece. Para isso há alguns métodos que podem tornar essa tarefa mais fácil:

  • Analise seus clientes atuais: O que eles compram? Qual seu gênero? Média de idade? São pessoas físicas ou jurídicas? Este tipo de pergunta pode te aproximar dos interesses de seu público para anunciar e se manifestar de acordo com suas necessidades.
  • Faça pesquisas de mercado: As pesquisas de mercado permitem entender as dores de seus clientes e assim comunicar seus produtos e serviços de forma eficiente para resolver estes problemas. Há formas muito simples de realizar pesquisas, por exemplo: Perguntando aos clientes ou mesmo criando formulários online.
  • Entenda seus concorrentes (benchmarking): Compare sua empresa com seus concorrentes, quais suas vantagens e desvantagens. Ao entender melhor seus concorrentes é possível melhorar processos onde sua empresa está aquém e anunciar melhor as vantagens para atrair seus clientes.


2. Crie conteúdos de qualidade para sua empresa

É muito importante que a empresa tenha um conteúdo original, exclusivo e de qualidade. Por exemplo, ter um texto institucional, a missão, visão e valores, princípios, catálogo de produtos ou serviços, vídeos institucionais, material de identidade visual, entre outros. Quanto mais organizado seu conteúdo, maior será a qualidade de sua divulgação independente do canal de comunicação utilizado.


3. Crie promoções reais

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Nada pior para o marketing digital para atrair clientes do que uma promoção sem benefícios reais. Temos como exemplo a Black Friday estigmatizada com o termo "tudo pela metade do dobro", ou seja, sem nenhum benefício. Pense em promoções que permitam aos clientes conhecer sua empresa melhor e experimentar os produtos para se tornar clientes. O bom conteúdo unido de promoções reais permitem usufruir de anúncios em diferentes níveis, como gráficos e audio-visual dentro e fora da internet.


4. Crie um site bom e rápido para celulares e computadores

Crie um site bom e rápido para computadores e celulares: O website é uma excelente forma de divulgar sua empresa em um veículo oficial e institucional e pode ter muitos benefícios, como:

  • Permitir que seus clientes conheçam seus produtos e serviços;
  • Passar mais credibilidade ao mostrar serviços realizados e clientes que já confiam em você;
  • Fornecer ferramentas de captação, do inglês CTA (call to action), onde o visitante pode entrar em contato pelo Whatsapp, por exemplo, para conversar com um atendente;
  • Informar e oferecer suporte ao cliente por meio de documentação oficial;
  • Anunciar novidades da empresa e serviços por meio de publicações;
  • Atuar como loja online e permitir a compra de produtos;
  • Ser o primeiro contato de uma nova pessoa com sua empresa;
  • Centralizar documentos, imagens e vídeos institucionais;


5. Ficar na frente no Google

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É muito comum as pessoas buscarem na internet por empresas de ramos que não conhecem ou não tem indicação. Por exemplo, se precisar trocar a bateria de seu carro a noite e não conhece ninguém que faz o serviço você vai no Google e digita algo como "auto elétrica que troca bateria 24h". Chamamos a técnica de colocar sua empresa no Google para esses termos importantes relacionados à sua empresa de SEO. Um bom trabalho de SEO pode aumentar drasticamente a quantidade de pessoas diferentes que vão conhecer sua empresa e que podem se tornar clientes. Por último, mas não menos importante, o SEO tem a grande vantagem de atrair pessoas para seu website que realmente estão interessadas no que você faz na hora que precisam, ou seja, possíveis clientes próximos a fazer novos negócios.


6. Use as redes sociais

As redes sociais são ótimos avaliadores sociais, uma vez que as pessoas interagem diretamente com suas postagens. Todos querem fazer negócios com empresas bem avaliadas na internet e não com as mal avaliadas. Além das redes sociais mais populares como Instagram e Facebook, explore outras como LinkedIn, Google Perfil de Empresas e Youtube.


7. Faça campanhas de mensagens em massa (com autorização da pessoa)

Enviar e-mails (campanhas de e-mail marketing) ainda é uma boa solução, mas é importante explorar ferramentas como disparos de SMS e, imprescindivelmente, Whatsapp, o mais popular entre os brasileiros. Uma campanha de mensagens e chatbot pelo Whatsapp pode dinamizar o atendimento do seu negócio e aproximar o cliente da sua marca.

Sempre é importante enfatizar que toda mensagem precisa do consentimento do recipiente e isso começa com a coleta do número ou e-mail para montar suas listas. Além disso, nenhum dado pessoal deve também ser compartilhado (conforme a LGPD) e o cliente tem o direito de remover seus dados de sua base a qualquer momento, ou seja, você precisa fornecer esse espaço para descadastramento.


8. Seja eficiente ao criar conteúdos e mais eficiente ainda ao responder a todos

Todos os segmentos, mesmo que alguns mais e outros menos, precisam ficar atentos para tirar dúvidas das pessoas online. Então fique atento nas mensagens recebidas nas redes sociais e demais sites. Por exemplo, uma empresa que não responde aos clientes em sites como o ReclameAqui pode facilmente falir ou ter uma rejeição que afete totalmente o negócio. Seja sempre gentil com todos, seja mensagens positivas ou críticas.


9. Manter o movimento é importante

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Ter uma rotina saudável de atualizações de conteúdo no website e redes sociais é fundamental para estar em dia com as respostas às dúvidas e ser visto com bons olhos pelo Google.


10. Invista em campanhas online

Investir em Campanhas do Google Ads ou outros como Waze e Instagram sempre são boas opções para entender o retorno, público e demais dados. É fundamental que a empresa tenha uma verba separada para este tipo de anúncio e monitorar corretamente seus resultados.

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Conclusão

Seu público está sempre online, mesclando em todo momento ações tanto no mundo offline quanto online, por isso é importante impactar de forma positiva as pessoas certas com o que você oferece e mostrar suas vantagens e credibilidade no mercado.

Para isso é necessário atuar não em uma, mas diversas frentes do mundo online, comprando créditos para campanhas no Google, redes sociais e ter rotinas sérias de atualizações.

Com essas 10 dicas de marketing digital para atrair clientes sua marca pode ficar na frente e crescer com o apoio da internet para novos negócios tanto online quanto offline.

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