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Em 13/03/2023 às 23h21 - Atualizado em 16/10/2023 às 08h53
Sabemos que é impossível ter uma empresa saudável sem bons clientes e para isso é necessário fazer com que as pessoas interessadas no que você faz ou vende te encontre. Normalmente as pessoas conhecem novas empresas por indicações boca-a-boca, propagandas em geral e por meio da internet.
Todo o processo de ser encontrado e passar confiança pela internet é chamado de marketing digital. O marketing digital permite que sua marca seja em primeiro lugar encontrada, posteriormente passa confiança, credibilidade e permite em algum nível que as pessoas façam negócios como comprar, entrar em contato ou manifestar interesses.
O marketing digital é assunto amplo e essencial para a maioria dos segmentos de empresas, por isso, separamos 10 dicas de marketing digital para atrair clientes com ótimo custo-benefício. As dicas são:
É fundamental entender as pessoas interessadas em comprar o que sua empresa oferece. Para isso há alguns métodos que podem tornar essa tarefa mais fácil:
É muito importante que a empresa tenha um conteúdo original, exclusivo e de qualidade. Por exemplo, ter um texto institucional, a missão, visão e valores, princípios, catálogo de produtos ou serviços, vídeos institucionais, material de identidade visual, entre outros. Quanto mais organizado seu conteúdo, maior será a qualidade de sua divulgação independente do canal de comunicação utilizado.
Nada pior para o marketing digital para atrair clientes do que uma promoção sem benefícios reais. Temos como exemplo a Black Friday estigmatizada com o termo "tudo pela metade do dobro", ou seja, sem nenhum benefício. Pense em promoções que permitam aos clientes conhecer sua empresa melhor e experimentar os produtos para se tornar clientes. O bom conteúdo unido de promoções reais permitem usufruir de anúncios em diferentes níveis, como gráficos e audio-visual dentro e fora da internet.
Crie um site bom e rápido para computadores e celulares: O website é uma excelente forma de divulgar sua empresa em um veículo oficial e institucional e pode ter muitos benefícios, como:
É muito comum as pessoas buscarem na internet por empresas de ramos que não conhecem ou não tem indicação. Por exemplo, se precisar trocar a bateria de seu carro a noite e não conhece ninguém que faz o serviço você vai no Google e digita algo como "auto elétrica que troca bateria 24h". Chamamos a técnica de colocar sua empresa no Google para esses termos importantes relacionados à sua empresa de SEO. Um bom trabalho de SEO pode aumentar drasticamente a quantidade de pessoas diferentes que vão conhecer sua empresa e que podem se tornar clientes. Por último, mas não menos importante, o SEO tem a grande vantagem de atrair pessoas para seu website que realmente estão interessadas no que você faz na hora que precisam, ou seja, possíveis clientes próximos a fazer novos negócios.
As redes sociais são ótimos avaliadores sociais, uma vez que as pessoas interagem diretamente com suas postagens. Todos querem fazer negócios com empresas bem avaliadas na internet e não com as mal avaliadas. Além das redes sociais mais populares como Instagram e Facebook, explore outras como LinkedIn, Google Perfil de Empresas e Youtube.
Enviar e-mails (campanhas de e-mail marketing) ainda é uma boa solução, mas é importante explorar ferramentas como disparos de SMS e, imprescindivelmente, Whatsapp, o mais popular entre os brasileiros. Uma campanha de mensagens e chatbot pelo Whatsapp pode dinamizar o atendimento do seu negócio e aproximar o cliente da sua marca.
Sempre é importante enfatizar que toda mensagem precisa do consentimento do recipiente e isso começa com a coleta do número ou e-mail para montar suas listas. Além disso, nenhum dado pessoal deve também ser compartilhado (conforme a LGPD) e o cliente tem o direito de remover seus dados de sua base a qualquer momento, ou seja, você precisa fornecer esse espaço para descadastramento.
Todos os segmentos, mesmo que alguns mais e outros menos, precisam ficar atentos para tirar dúvidas das pessoas online. Então fique atento nas mensagens recebidas nas redes sociais e demais sites. Por exemplo, uma empresa que não responde aos clientes em sites como o ReclameAqui pode facilmente falir ou ter uma rejeição que afete totalmente o negócio. Seja sempre gentil com todos, seja mensagens positivas ou críticas.
Ter uma rotina saudável de atualizações de conteúdo no website e redes sociais é fundamental para estar em dia com as respostas às dúvidas e ser visto com bons olhos pelo Google.
Investir em Campanhas do Google Ads ou outros como Waze e Instagram sempre são boas opções para entender o retorno, público e demais dados. É fundamental que a empresa tenha uma verba separada para este tipo de anúncio e monitorar corretamente seus resultados.
Conclusão
Seu público está sempre online, mesclando em todo momento ações tanto no mundo offline quanto online, por isso é importante impactar de forma positiva as pessoas certas com o que você oferece e mostrar suas vantagens e credibilidade no mercado.
Para isso é necessário atuar não em uma, mas diversas frentes do mundo online, comprando créditos para campanhas no Google, redes sociais e ter rotinas sérias de atualizações.
Com essas 10 dicas de marketing digital para atrair clientes sua marca pode ficar na frente e crescer com o apoio da internet para novos negócios tanto online quanto offline.
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